Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


1 de março de 2014

"ECO-FREGUESIAS" - TRÊS AUTARQUIAS DE STA MARIA GALARDOADAS

PARABÉNS ÀS FREGUESIAS DE S.PEDRO, STA BÁRBARA E STO ESPÍRITO E UM DESAFIO ÀS DE ALMAGREIRA E VILA DO PORTO
 - 
Cartazes pintados por alunos do CADEP-CN, numa parceria
coma Junta de Freguesia de S.Pedro, em 2010
Na semana passada já começaram a ser entregues os galardões do Concurso “ECO-Freguesia, Freguesia Limpa”, do ano de 2013, promovido pela Direção Regional do Ambiente e direcionado às juntas de freguesia dos Açores.

Em Sta Maria participaram as freguesias de Sta Bárbara, S.Pedro e de Sto Espírito, tendo todas elas realizado um bom trabalho e cumprido os objetivos exigidos para a conquista do galardão. Os nossos parabéns!

Desafiamos as juntas de freguesia da Ilha de Sta Maria, que estiveram de fora do ECO-Freguesias nos últimso três anos (Vila do Porto e Almagreira), a retomarem, a sua participação no Concurso, em 2014, o qual termina no dia 10 de março.

Na cerimónia de entrega dos primeiras bandeiras às freguesias do Faial, relativas ao concurso de 2013, o Diretor Regional do Ambiente afirmou que o concurso “ECO- Freguesia, Freguesia Limpa” teve resultados “extremamente positivos” na edição do ano passado, a que concorreram 112 das 154 freguesias dos Açores.

Informou também que aderiram a esta iniciativa 72% das freguesias da Região, admitindo que “com o passar do tempo, a totalidade das freguesias, ou quase todas as freguesias, se sentirão na obrigação” de contribuir para os objetivos deste projeto.

Alunos do CADEP-CN, limpam o litoral da Praia Formosa,
 numa ação realizada em 2013
O Diretor Regional sublinhou ainda que “a grande maioria das freguesias concorrentes obteve os galardões máximos”, sendo certo que, mesmo naqueles casos onde tal não foi possível, “evidenciaram esforço meritório de reconhecimento”.

“Estamos em crer que, em 2014 e nos próximos anos, teremos uma maior adesão das freguesias e uma maior dinâmica de intervenção, porventura já não tanto, em alguns sítios, na limpeza, mas na manutenção da qualidade do estado ambiental das freguesias”, afirmou.

Hernâni Jorge revelou que os apoios atribuídos pelo Governo dos Açores às freguesias concorrentes no concurso de 2013 totalizaram 325 mil euros, mas adiantou que esse valor terá um acréscimo de 15% no concurso de 2014.

O Diretor Regional do Ambiente considerou, no entanto, que “não é apenas pelos apoios financeiros que as freguesias aderem a esta iniciativa, mas sobretudo porque a generalidade dos autarcas de freguesia fazem questão em manter os espaços das suas freguesias cuidados, limpos e apresentáveis”.


O concurso ECO Freguesia, Freguesia Limpa é organizado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, envolvendo as direções regionais do Ambiente e dos Assuntos do Mar, tendo como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

Esta iniciativa, que decorre anualmente nos Açores desde 2010, pretende premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes e a sua realização é justificada pela crescente importância para o bem-estar das suas populações.

José Melo
CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria

Fonte consultada: GaCS

Sem comentários: