COM FOTOS DE SANTA MARIA EM DESTAQUE
AÇORES CONSIDERADOS "ÓASIS" PARA MERGULHADORES
EM REVISTA INTERNACIONAL
AÇORES CONSIDERADOS "ÓASIS" PARA MERGULHADORES
EM REVISTA INTERNACIONAL
Uma excelente e extensa reportagem sobre mergulhar nos Açores, da autoria de Nuno Sá, é destaque da edição de Maio da conceituada revista de mergulho dinamarquesa"X-Ray Mag", patenteando na capa a foto de um tubarão-baleia registada em Santa Maria.
Os Açores foram, mais uma vez, destacados na imprensa internacional, incluindo algumas fotos tiradas em Santa Maria, nomeadamente o mergulho com enormes jamantas no Ambrósio, soberbos contatos com tubarões-baleia e até uma grande foto da singular baía de S.Lourenço, uma das maiores retumbâncias paisagísticas dos Açores.
Reportagem em:
* José Andrade Melo
CADEP-CN e Amigos dos Açores, Santa Maria
Capa da revista: Tubarão-baleia, Sta Maria (Foto: Nuno Sá) |
Ao longo do artigo, o fotógrafo subaquático salienta as diferentes experiências que proporciona o mergulho nos três grupos de ilhas, algumas das quais oferecendo situações ímpares, como as fotos dos tubarões-baleia e das enormes jamantas tiradas ao largo de Santa Maria, valendo-lhe uma destas últimas um prémio no concurso norte-americano Natures Best Photograpy, na categoriaa ‘Ocean Views’.
Vinte páginas é o espaço que a revista, especializada em mergulho, dedica a uma reportagem sobre o mergulho nos Açores. A revista conta com mais de 150 mil mergulhadores de todo o mundo como leitores.
"An Oasis in the Atlantic - Azores" é o título desta reportagem em que Nuno Sá dá conta da sua experiência no mar dos Açores.
O reputado fotógrafo subaquático é conhecido pela sua dedicação a revistas de natureza, nomeadamente pela sua colaboração com a revista National Geographic, na qual já fez publicar lindas fotos de tubarões-baleia, tiradas ao largo de Santa Maria. Neste artigo, Nuno Sá avança para uma escrita mais dedicada ao mergulho, que justifica pela procura crescente que tem tido nos Açores e também aqui em Santa Maria.
Para além dos magistosos tubarões-baleia, que registou fotograficamente perto de Santa Maria, este é o segundo grande artigo que Nuno Sá dedica ao arquipélago, após um artigo na Plongée, a principal revista francesa de mergulho, sob o título “Corvo – L´île secret dês Açores”.
Com esta divulgação dos mares do Arquipélago na revista dinamarquesa, Nuno Sá deu mais um imprtante contributo para que cada vez mais mergulhadores visitem e usufruam da fantástica vida marinha dos Açores.
Recordamos que Santa Maria, pela crescente procura que tem tido no âmbito do ecoturismo ligado ao mergulho, passeios marítimos e fotografia sub-aquática, dispõe no ativo cinco empresas marítimo-turísticas: Wahoo Diving ( http://www.wahoo-diving.de/), Paralalo 37 (http://www.paralelo37.pt/), DollabaratSub (http://www.dollabarat.com/), Santaventurae mais recntemente a Mantamaria (http://www.mantamaria.com/), sendo também o Clube Naval de Santa Maria um pólo formação e de facultação de atividades desta natureza.
Como lugares de mergulho de excelência adstritos ao mar territoral de Santa Maria temos a
Baixa dos Badejos, o Ilhéu da Vila (zona das duas grutas), o Ilhéu do Mar da Barca, a Pedrinha, o Ambrósio, os Ilhéus das Formigas e Recife do Dollabarat, entre outros.
Reportagem em:
LEIAM OS TSTEMUNHOS; VEJAM AS FOTOS DO NUNO SÁ E VEHNAM MERGULHAR NO MAR DOS AÇORES,
NÃO DEIXANDO DE VIR A SANTA MARIA.
* José Andrade Melo
CADEP-CN e Amigos dos Açores, Santa Maria
Sem comentários:
Enviar um comentário