Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


22 de maio de 2011

PROGRAMA "AÇORES ENTRE-MARES"

APRESENTAÇÃO DE VÍDEO SOBRE O RECIFE "DOLLABARAT", O BANCO DAS FORMIGAS E OUTROS BANCOS DOS AÇORES

    Arrancou no dia 20 de Maio, dia Europeu do Mar, e prolongando-se até dia 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, o “Açores Entre-Mares”. Este programa, dinamizado pelo Governo dos Açores, integra actividades geradas pela sociedade em geral, incluindo organizações não-governamentais para o ambiente (ONGA), escolas, parques naturais, empresas, entidades administrativas e outras.
    O “Açores Entre-Mares” é um período de grande acção cívica a que qualquer um se pode associar, quer participando, quer promovendo actividades de valor ambiental marinho, defendendo-se o paradigma da sustentabilidade.
    No âmbito deste programa, o coordenador do CADEP-CN, realizou uma sessão de sensibilização/informação junto dos alunos inscritos no Clube e turma dos 1º e 4º anos, sobre as “Pontencialidades e Uso Sustentável do Mar”, visualizando-se, depois, o vídeo “ Baleias e golfinhos nos Açores”.
    Dentro dessas comemorações partilhámos aqui no NATURMARIENSE um excelente vídeo incidente sobre os Bancos Marinho dos Açores, com início na Reserva Natural das Formigas e Recife do Dollabarat, área marinha adstrita ao Parque Natural da Ilha de Santa Maria.


INFORMAÇÕES E CRÉDITOS DO VÍDEO

Camera - Nuno Sá / Edição - Helder Rego
DOP/UAC - Departamento Oceanografia e Pescas - Universidade dos Açores

MISSÃO BANCOS SUBMARINOS DOS AÇORES

Objectivos:

Monitorizar e expandir o conhecimento sobre os habitates subtidais até 200 m profundidade e ecologia da coluna de água nas Reservas / Zonas Especiais de Conservação (N2000) localizadas nos Bancos pouco profundos dos mares dos Açores: Banco das Formigas, Banco Dom João de Castro e Banco Princesa Alice.

Sem comentários: