Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


22 de junho de 2011

O FANECO E A FANECA DOIS ABANDONADOS À NOSSA CONTA

MAIS UM ANIMAL ABANDONADO RECOLHIDO NO SÁBADO, EM SANTA MARIA
m
A "Faneca" em franca recuperação
Perfazendo dois anos em Julho, a recolha do “Faneco”, cão de caça que encontámos ferido e muito debilitado perto do Pico do Facho, eis que no sábado passado, encontrámos uma cadelinha abandonada. 
m
 Estávamos a iniciar o passeio que damos regularmente com o “Faneco” no Barreiro da Faneca, quando ouvimos ladrar, e ao nos aproximar-nos da mata que ladeia a Paisagem Protegida, saiu de uma caixa de papelão coberta com um saco de adubo, uma cadelinha que foi abandonada no local. 
m
NÃO HÁ PALAVRAS PARA CLASSIFICAR ESTA CRUELDADE! 
m
Dispõe a Convenção Européia de Proteção Animal que “Ninguém deve abandonar um animal de companhia”, devendo ser punido por tal. (cfr. Artigo 3º). Na transposição destes princípios para o ordenamento jurídico português, dispõe a legislação que “O abandono de animais de companhia, na via ou lugares públicos ou no domicílio, constitui contra-ordenação punível com coima cujo montante mínimo é de 500€ e o máximo de 3.740€.”  A crueldade terá que ser punida!                 
 m
Ações destas, de escandaloso desrespeito pela vida,envergonham a espécie humana, negando a sua dita “superioridade” , constituindo uma imoralidade atroz e baixeza civilizacional, repugnável no indivíduo e na sociedade hodierna. 
m
A cadelinha a que demos o nome de “Faneca”,  encontrava-se desidratada, faminta e carregada de parasitas, foi levada para casa, já tendo sido alvo da primeira consulta veterinária.  
 m
A hidratação e desparasitação já foram efetuadas, estando já marcadas as primeiras vacinas para a semana e a esterilização para início de Julho. 
O Faneco e a Faneca
Estamos a trabalhar a adaptação do Faneco à "nova inquilina", não estando a ser fácil a adaptação. 
m
 Caso a aceitação não aconteça, tornando o convívio entre ambos intolerável para o seu bem, a “Faneca” vai ser divulgada para adoção, a partir de nós, ou entregue no novo Centro de Recolha Municipal, que esperámos tenha uma linha de gestão moderna balizada na DUDA e legislação recente, primando pelo encaminhamento de animais saudáveia para “novos donos”, sem estabelecimento de prazos rígidos de condenação à morte. 
m
Recordamos aqui o teor do  Artº 6º da DUDA (Declaração Universal dos Direitos dos Animais: 
m
“Todo o animal de companhia tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural”.
"O abandono de um animal é um acto cruel e degradante." 
m
Resolução nº 69/2011, de 25 de Fevereiro 
m
 Práticas recomendadas na gestão de um Centro de Recolha Municipal: 
m
- Adopção de uma política de não abate dos animais errantes recolhidos , adotando nomeadamente meios eficazes de controlo da reprodução;
- Promoção de campanhas de sensibilização públicas contra o abandono, assim como a adoção responsável dos animais recolhidos no Centro Municipal. 
m
Vamos pugnar e colaborar para que estas premissas estejam presentes em termos logísticos e na base da gestão e funcionamento do Centro de Recolha de Santa Maria, sendo incorporadas no seu regulamento e operacionalização, apelando à massa crítica mariense para se associar a esta exigência, cumprindo sempre, em primeira instância, com a sua responsabilidade cívica, enquanto cidadãos, para que casos deploráveis como o da “Faneca” não aconteçam, e se evite, às mãos da edilidade, a dupla penalização de os condenar À morte. 
m
Apelamos aos marienses que não sejam coniventes, nem façam “vista grossa”, quando presenciarem ou souberem de abandonos ou maus-tratos de animais, contatando com o SEPNA através dos nºs 296886707 – 961196054, escrevendo para o CADEP-CN ou nos espaços online de “denúncia” dos Amigos dos Açores (www.amigosdosacores.pt/) e da GNR (www.gnr.pt), podendo fazê-lo anonimamente, caso se sintam mais confortáveis. 
m
"A grandeza de uma nação e a educação de um povo podem ser julgadas pelo modo como seus animais são tratados."
                                                                                                                                              Mahatma Gandhi

3 comentários:

Ana Loura disse...

Fico sem voz...tanta a indignação. Abandonar assim um animal é votá-lo à morte à míngua.Tal crueldade. Ainda hoje estive com a Teresinha que contou que encontrou uma saca de fardo no Terreiro com três gatinhos. E estes nós vamos encontrando, quantos outros não morrerão mesmo à míngua. Que humanidade é esta???
Abraço

Penvmbra disse...

Oh, coitadinha!
Seria de esperar que pessoas que vivem em meios rurais, consequentemente mais perto da Natureza, tivessem mais sensibilidade.

José Andrade Melo disse...

Muito obrigado à amiga Ana Loura e à querida Irene, pela sua sensibilidade e e se associarem à nossa idignação, que aqui fica muito mais acrescida com o relato vergonhoso dos três gatinhos de uma situação, que, mais uma vez foram parar às mãos da Senhora Teresinha, sem dúvida uma "Madre Teresa" dos animais, em Santa Maria.
BEM HAJA E QUE DEUS A ABENÇÕE!