Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


15 de agosto de 2011

DEFENSORES DOS ANIMAIS FESTEJAM PROIBIÇÃO DE TOURADAS NA ÍNDIA

QUANDO CHEGARÁ A ALTURA DE SE DAR ESSE GRANDE PASSO CIVILIZACIONAL NOS AÇORES E EM PORTUGAL?
-
O Ministério do Meio Ambiente Indiano incluiu os touros na lista da Lei de Prevenção de Crueldade Contra Animais, proibindo assim que sejam cruelmente utilizados como entretenimento. Nesta relação já estavam ursos, macacos, tigres, panteras e leões.
-
O presidente da Federação Indiana de Organizações de Proteção Animal, Chinny Krishna, disse que a decisão é um marco e significa que touros não mais poderão ser usados em corridas no sul da Índia ou em touradas em Goa.
-
Quando teremos uma boa notícia destas para os Açores, acabando com o ignóbil sofrimento animal, alimentado por sadismos não aceitáveis à luz da sociedade hodierna, que atentam contra a vida e a imagem ecológica e civilizacional do Povo Açoriano.
-
O grande passo, nesse nobre e urgente desiderato, é deixar claro que as touradas não são uma "tradição dos Açores", mas sim da Terceira, com menos expressão na Graciosa e S.Jorje, sendo imperativo estancá-las por lá, travando a sua expansão a outras ilhas, evitando essa má contaminação e não embarcando na estratégia de grupos tauromáquicos, em nos impor o que não é nosso, para proventos próprios.
-
Voltando à notícia, “Centenas de touros eram  torturados em eventos bárbaros, chamados de jallikattu  no sul da Índia e de dhirio em Goa”, explica Krishna.

As vergonhosas touradas, à semelhança do que ainda acontece nos Açores (felizmente que não em todas as ilhas) e no Continente,  também já foram uma "tradição" em Goa, quando milhares de pessoas se juntavam aos domingos e em dias de feriados para atiçar os animais, e "sadicamente" vê-los sofrer.
Que imagem  deixa um povo que permite
estas crueldades aos seus niumais?
A polémica tradição foi proibida em 1998, mas em 2009, depois que um político local ter prometido fazer campanha contra a proibição,  algumas tentativas de reviver a prática começaram a acontecer.

O ato provocou protestos e lutas dos grupos que defendem os direitos animais, incluindo o influente People for the Ethical Treatment of Animals, não tendo o Estado dado atenção ao dito político, nem aos seus sádicos apoiantes.

As touradas, no entanto, continuam acontecendo de forma ilegal em determinados locais, pois a polícia recebe dinheiro para fazer vista grossa.

Infelizmente, quando a corrupção e a inoperante fiscalização grassa, sofrem sempre os mais fracos, quer sejam humanos ou animais.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pela forma como trata os seus animais".
Mahatma Gandhi

  Certamente que o grande Gandhi, onde quer que esteja, ficou feliz com este grande passo dado no seu país, mas muito mais há a fazer para travar as torturantes e vergonhosas touradas, começando aqui pelos Açores, em prole do bem-estar animal, do respeito pela vida e pela imagem civilizacional e ecológica da nossa Região.

Sem comentários: