INFORMAÇÃO, REFLEXÃO E MENSAGEM ÀS ESCOLAS E À COMUNIDADE
--
“Os direitos dos animais devem ser defendidos pela lei assim,
como são os direitos do Homem!”
-
-
* Declaração Universal dos Direitos dos Animais.UNESCO
-
Quatro de Outubro é o Dia de São Francisco de Assis (nascido em 1181) e não por acaso se comemora nessa data o Dia dos Animais instituído no Congresso de Proteção Animal na Áustria, uma vez que ele foi considerado o santo protetor dos animais. Ele sempre se referia aos bichos como irmãos, e também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua...
-
Todos os animais nos lembram emoções, carinho, afeto, sorrisos... os animais são parte complementar do sentimento humano, mas o egoísmo, a insensibilidade e até a maldade e sadismo de algumas pessoas, tem conduzido a maus-tratos, e a atos cruéis para com os animais, não aceitáveis à luz da civilidade e do respeito pela vida, contando-se com as novas gerações para acabar com essas vergonhas barbaridades da espécie humana.
-
Para a mudança que urge fazer-se a UNESCO (órgão das Nações Unidas) aprovou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais (DUDA) onde reconhece no seu artigo 2º: “O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito; tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.”
-
No objetivo de clamar pelo cumprimento da DUDA, o CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Patrimônio-Cultural Natural), promoveu, pela primeira vez em Santa Maria , a comemoração do Dia Internacional dos Direitos dos Animais, em conjunto com a Escola de Almagreira, Amigos dos Açores e a AJISM, o mesmo acontecendo este ano.
-
Realizaram-se diversas atividades sobre Direitos dos Animais, as quais se transmitiram conhecimentos e se cultivou sensibilidade, a bem da educação integral das crianças e da civilidade pública para com os animais, que sendo seres sencientes, sentem como gente.
-
Estando em curso a Campanha SOS-Cagarro, participa no salvamento destas aves emblemáticas do açores, constituindo um ato de proteção da biodiversidade e de solidariedade para com a espécie.
-
Uma vez que o Centro de Recolha Municipal de animais já está em funcionamento, o CADEP-CN desafia os alunos e docentes a desenvolverem projetos de ação cívica, a nível de turma, que contemplem angariação de fundos para aquisição de rações; ações de voluntariado no CRM (passear animais e limpeza); participação nas campanhas de combate aos maus tratos e ao abandono de animais, e ações concretas de adoção dos animais recolhidos.
-
A grandeza e educação de um povo pode ser avaliada pelo modo como os seus animais são tratados."
Mahatma Gandhi
-
“Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade."
Leonardo da Vinci (1452)
-
* José Melo
Formador de Educação Ambiental
Coordenador do CADEP-CN
Sem comentários:
Enviar um comentário