O BIRDWATCHING É UMA ATIVIDADE DE TURISMO DE NATUREZA, QUE VALORIZA A BIODIVERSIDADE E CONTRIBUI PARA O COMBATE À “SAZONALIDADE TURÍSTICA” DA REGIÃO, DAÍ SER NECESSÁRIA A PROTEÇÃO DO SEU “OBJETO”: - AS AVES QUE RESIDEM E QUE VISITAM OS AÇORES.
--“Os Açores são uma região privilegiada para a observação de aves migratórias americanas e europeias (mais de 400 espécies observadas nos últimos anos) e tem enormes oportunidades para o desenvolvimento do turismo de observação de aves (birdwatching), já em franca expansão. Este tipo de turismo traz inúmeras vantagens económicas para a Região:(1) é uma actividade repartida por todas as ilhas; (2)acontece principalmente durante os meses de outono e inverno;(3) é um turismo verde e sustentável, sem impacto no ambiente; (4)contribui para afirmar o Arquipélago como “Região Ecológica”; (5) injecta dinheiro de fora da Região na economia das ilhas.
Contribua para a sua proteção |
Mas este turismo ideal para ao Açores, como é evidente, é incompatível com a permissão da caça das espécies da avifauna açoriana.”
-No desiderato da proteção das aves dos Açores e do turismo sustentável foi lançada por conceituados ornitólogos e defensores do ecoturismo nos Açores, uma Petição.
--
3 comentários:
E o que esperar de bom quando se opta por construir 2 incineradoras para a região?
Tudo o resto, vem de arrasto.
Eficazes decisões para um mundo ao contrário.
Olá Ana Teresa
Essa grande contradição entre as ações e os discursos "ambiental/politicamente" corretos para o exterior, vendendo os Açoes como "Região Ecológica", também nos preocupam de sobremaneira.
Obrigado pelo seu comentário
Bjs
José Melo
Já assinei! Obrigado por partilhares assuntos importantes como este. Leio tudo o que escreves no Baluarte e neste blogue. Estou muito longe [no estado de Oregon e California ] para poder participar pessoalmente mas faço o que posso. Fico contente em saber que SM tem professores como tu e estou confiante que as sementes que espalhas pelas escolas continuarão a dar fruto por muitos anos. Lembro-me bem do tempo em que pouco se ouvia em defesa da Natureza e do património cultural em SM e outros lugares...Continua a lutar por essas causas tão queridas para mim como a Faneca, os fósseis, as aves, o castelo da Praia, a zona histórica, as baías, etc.
Boa sorte!
Enviar um comentário