Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


27 de dezembro de 2011

AÇORES ELEITOS COMO DESTINO ECO-TURÍSTICO NUMERO UM PARA 2012

A conceituada revista de viagens norte-americana Budget Travel elegeu os Açores como o destino ecoturístico número um a visitar em 2012. 

No seu guia anual de viagens para os destinos mais apelativos e, ao mesmo tempo, económicos, a revista de viagens norte-americana Budget Travel elegeu os Açores como o destino  número um a visitar em 2012. 

A beleza paisagístico-ambiental das ilhas foi um dos atributos mais destacados pela publicação, que sublinhou, também, os preços convidativos dos hotéis de categorias mais elevadas, bem como a existência de pacotes de viagens atrativos com ligações aéreas a partir de Boston e ligações entre as ilhas do Arquipélago. 

Por fim, a Budget Travel elogiou as temperaturas amenas ao longo de todo o ano (e aí, como é reconhecido, Santa Maria se destaca) e apontou os meses de Outubro a Maio como a altura ideal para os turistas de natureza se deslocarem à região, o que confirma que o ecoturismo, como vimos defendendo há anos, pode ser praticado todo o ano, sendo esta notícia um grande contributo para combater a sazonalidade, e “alguma teimosia” na insistência compartimentada do produto “sol e praia”. 

Que esta boa notícia, também sirva para despertar as entidades municipais e regionais, e dê força ao que o CADEP-CN e Amigos dos Açores, vêm defendendo há anos, que é a aposta na conservação da natureza biológica e geomorfológica, na preservação paisagístico-ambiental, nos trilhos pedestres, na observação de aves e na recuperação/valorização do nosso património edificado identitário.  

É neste “tesouro” natural e cultural, associado ao “cluster” do mar, que reside o verdadeiro manancial açórico, a verdadeira “galinha dos ovos de oiro”, o grande capital de atração turística, pela sua diferença marcante, em relação a outras paragens, devendo sempre imperar o princípio da sustentabilidade na sua fruição/rentabilização.

Recorde-se que em 2011, de Abril a meados de Setembro, acompanhámos no terreno 207 eco-turistas de sete nacionalidades diferentes, tendo sido, no entanto a maioria do Continente Português, incluindo também alguns açorianos.

Os trilhos pedestres, com interpretação ambiental dos itinerários mitigada de aspetos florísticos, faunísticos e geomorfológicos, a apreciação de elementos do nosso património edificado e a observação de aves, foram as atividades onde incidiram o maior interesse dos eco-turistas.

Notícia retirada DAQUI.

* José Andrade Melo
  CADEP-CN e Amigos dos Açores, sta Mria

8 comentários:

Catarina Braga disse...

Boa notícia! Não há dúvida que os Açoes são um bom destino para o turismo de natureza, só que algumas entidades ainda não apostam sério nessa riqueza.

Também concordo com o post quando diz, que o que é preciso é conservar a naatureza e preservar o nosso património, porque isso é que cativa os visitantes.

Bom ano novo para todos. Bjs

Ana Sofia disse...

Que boa novidade para os Açores e também para Santa Maria que tanto ama professor José.

Sem dúvida que a grande riqueza dos Açores está na sua natureza e lindo patrmónio, sendo este blogue que amo seguir um importante defensor.

Parabéns pelo trabalho na defesa do património, ambiente e animais, que merecem respeito pelas pessoas.

Umas boas entradas

Victor Correia disse...

É verdade, o sol e praia dura só dois meses, com alguns dias atraplhahos pelo meio com chuva, e espera que a maré baixe para se poder ter areia, para extender a toalha, enquanto que o nosso património e riquezas naturais existem todo o ano, sendo as pessoas que mais as apreciam de países que não suportam temperaturas altas. Concordo com este excelente blogue que já é uma forte voz que Santa Maria precisava, quando escreveu há dias, que era vergonhoso esta terra de oleiros e que fez nascer olarias noutras ilhas, não ter endidades com a responsabilidade de recuperar uma sequer, e não dar atenção aos fornos de telha e de cal como o que se vê na fotografia.
E a altura de se ouvirem estas vozes e de se gastar dinheiro naquilo que é verdadeiramente nosso.
Um bom ano e abraço para Santa Maria

Ricardo Moreira Sousa disse...

SANTA MARIA NÃO É SÓ SOL E PRAIA. TEMOS MUITAS BELEZAS NAS NOSSAS PAISAGENS E PATRIMÓNIO ANTIGO QUE É PRECISO VALORIZAR E RECUPERAR.

QUE O DINHEIRINHO POUPADO NO FOGO DE ARTIFÍCIO SIRVA PARA UMA COISA ÚTIL COMO POR EXEMPLO RECUPERAR UM MOINHO ANTIGO OU FORNO DE LOUÇA QUE PARECE QUE JÁ ESTÁ QUASE DESAPARECIDO.

VAMOS SEHOR PRESIDENTE, APONTE FOGOS PARA O QUE É PRECISO! FORÇA NO RASTILHO!

Rita Batista disse...

Boa notícia para o turismo das nossas ilhas.

É preciso defender a natureza, porque aí está a nossa riqueza e também o nosso património. O caminho está em não imitar o que há lá fora, mas afirmar o que temos de bom e diferente como diz o nosso ambientalista José Melo.
Esse é que é o caminho certo e inteligente que os serviços públicos devem seguir.

Boas entradas:)

Marco Chaves disse...

Sem dúvida que os Açores são dos lugares mais bonitos do mundo, é pena é o desprezo pelo nosso património, como o castelo da Praia, moinhos do calhau da roupa, fornos de loiça e outros como defende o professor José Melo, são os de fora que mais valor dão ao que temos. Que tristeza!

Dinis Braga Sousa disse...

Os turistas que gostam da natureza e das nossas coisas antigas, que dormem nos hoteis, comem nos restaurantes e alugam carros ou táxis é que interessam a Santa Maria e deixam cá mais dinheiro.
Vi no Verão passado o José Melo chegar à praia com cerca de vinte pessoas que vinham dum passeio, eles comeram quase todos lá no restaurante, isso é que vale a pena.
O nosso património está muito em baixo, parece que temos vergonhdo que é antigo e os turistas é isso que querem ver. é precisoa cabar com esse desleixo.
Bom ano novo

André M.Cabral disse...

Pelas nossas grandes riquezas do ambiente acho mesmo que foi uma escolha certa da revista americana, mas agora é preciso que o governo e responsáveis pelo turismo saibam aproveitar essa ajuda nna promoção das nossas ilhas, enão deixar estragar o valor que elas tem na natureza e património antigo.

É preciso dar atenção a que é defendido aqui neste site, e devemos ser nós todos a dar força.

André