Foto de Carlos Ribeiro (Aves dos Açores) |
O colorido pintassilgo, de nome científico Carduelis carduelis é um passeriforme residente e muito comum nos Açores, sendo sempre muito bonito apreciá-lo pelas suas cores vivas e lindo chilrear.
-
É uma espécie exótica que foi introduzida nos Açores, como ave de gaiola. Estas aves terão fugido ou libertadas propositadamente, reproduzinho-se posteriormente em ambiente natural. Nesta altura já se encontra naturalizada, sendo um dos passeriformes residentes interessantes para observação, não sendo considerada uma praga ao contrário do que acontece com o pardal.
-Foto de Rui Andrade (AFAA) - Santa Maria |
É uma espécie que aparece geralmente em bandos, sendo a melhor altura para a avistar a época doVerão, mais precisamente nos meses de Julho e Agosto.
-
Apesar de ser uma ave tímida partilha habitats próximos ao ser humano, sendo comum o seu avistamento em jardins, quintais, terrenos agrícolas e também já a vimos em pastagens a depenicarem nos cardos. Alimenta-se de herbáceas com sementes, nomeadamente erva avoadeira (dentes-de-leão), serralhas, erva-moleirinha e cardos.Também come alguns insetos presentes nas plantas hortícolas.
--
Onde observar em Santa Maria
-
Em todas as freguesias, incluindo as zonas costeiras, principalmente a baixa altitude, sendo em geral pouco comum acima dos 300 m.
APRECIE E PROTEJA AS AVES DOS AÇORES.
Sem comentários:
Enviar um comentário