Nesta tarde de domingo, libertámos no Parque Florestal de Vila do Porto, a pombinha a que demos o nome de "Malhadinha", depois de ter estado connosco em cativeiro, para tratamento oito dias.-
-
A "Malhadinha" foi entegue na Escola de Almagreira pelo Carlos, aluno inscrito no CADEP-CN, que a encontrou ferida junto a um caminho, sendo desejo de todos os colegas que fosse tratada e devolvida à natureza.
-
-
Uma vez sarada a ferida que ostentava debaixo da asa direita, neste fim de semana fizemos um "teste de voo", na garagem e como já se mostrou preparada, fomos libertá-la de imediato.
-Conheça um pouco melhor o pombo-comum, e a forma correta de controlar o seu efetivo populacional nas vilas e cidades, e nos parques públicos, continuando a sua leitura abaixo.
-
CONHEÇA MELHOR O POMBO-COMUM
-
O pombo-comum (Columba livia), também conhecido por pombo-doméstico pertence à família Columbidae. Este animal é um velho servidor do homem, já servindo no antigo Egito como pombo-correio.
--
--
São encontradas em quase todo o mundo, exceto nas regiões polares. Vivem em bandos, podendo atingir uma longevidade de 35 anos de vida.
-
-
Uma de suas características físicas que ajudam a distinguir os pombos de outros pássaros é a presença de ceromas nasais, que são carnosidades localizadas na base do bico e recobertas de pele macia e brilhante. Sua dieta é composta de grãos de diversos cereais (trigo, cevada, milho...), de caracóis, insetos e minhocas.
-
-
Na época do acasalamento, o macho corteja a fêmea arrulhando. Caso ela aceite a corte, trocam carícias semelhantes a beijos. Um casamento entre pombos é para sempre. Fiéis e amorosos, macho e fêmea permanecem juntos a vida inteira. Quando um morre, o que sobrevive leva algum tempo para acasalar de novo.
-
-
A fêmea pode ter até ninhadas por ano, em geral de dois filhotes, que ficam cerca um mês no ninho, aos cuidados dos pais, que fornece o “leite de pomba”. Este, por sua vez, é secretado pelas paredes da moela dos pais. Diluído em água, é o único alimento dos filhotes nos primeiros dias de vida, sendo que em seguida, a dieta é enriquecida com sementes semidigeridas que os pais regurgitam diretamente no papo dos filhotes. É o “leite de pomba” que permite aos filhotes sobreviverem mesmo nas épocas de escassez de insetos ou outras fontes de alimentos.
-
-
Esta espécie é originária da Eurásia e África e fui introduzida nos Açores, aquando da colonização colonização portuguesa.
-
-
Embora sejam umas graciosas aves, pela sua facilidade e “volume” de reprodução, pode-se tornar competitiva com as espécies nativas em termos alimentares, e ao pocurar densamente as zonas urbanas, conspurcam e podem danificar monumentos por meio das suas fezes, sendo fundamental, para controlo do seu efetivo populacional, o fornecimento de alimento que provoca a sua esterilização, como já se fazem em várias vilas e cidades da Europa.
-
-
Fonte consultada: Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário