Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


4 de janeiro de 2012

ESTRELINHA DE SANTA MARIA - ELEITA AVE DO ANO NOS AÇORES

=JUNTE-SE A ESTA IDEIA E MANIFESTE O SEU APOIO=

Na sequência do encontro que o CADEP-CN e representação dos Amigos dos Açores, tiveram no dia 28 de outubro de 2011, com o Senhor Secretário Regional do Ambiente e do Mar, tendo-lhe apresentado a necessidade urgente de um plano de recuperação da Estrelinha de Santa Maria, o que foi aceite e aprovado em reunião do Conselho de Governo, ocorrida, no dia seguinte, em Vila do Porto, o NATURMARIENSE, elege a Regulus regulus sanctae-mariae, como "Ave do Ano 2012 nos Açores", em virtude do seu estatuto de conservação crítico,  das suas particularidades para a ilha, região, país e Europa, e no desiderato do arranque dos estudos e de aplicação de medidas conservacionistas, já este ano.
-
A nossa proposta foi, resumidamente, exposta, nos termos apresentados AQUI, tendo o Senhor Secretário Regional do Ambiente e do Mar, ficado sensibilizado e compreendido a emergência da mesma, acedendo à sua concretização, o que foi corroborado, redativamente, no comunicado do Governo do dia 29 de outubro de 2011, nos seguintes termos:

"Incluir medidas específicas de conservação do habitat da "Estrelinha-de-Santa Maria", nas ações de conservação da laurissilva no Sítio Protegido do Pico Alto, determinando as espécies-alvo para plantio e zonas mais adequadas para recuperação daquela espécie de ave."

Nos regozijamos com a aceitação imediata do Senhor Secretário, na dita reunião, face aos argumentos irrefutáveis da "situção altamente crítica" da Estrelinha-de-Santa-Maria, sendo também fundamental, o reforço do comunicado do GRA. Mas, face à gravidade dos reais "riscos de extinção" desta sub-espécie endémica (única no contexto açórico e mundial), não poderemos aceitar medidas a vulso, sendo exigível um Projeto de Conservação/Recuperação, amadurecido e que se quer consequente, com base em estudos aturados no terreno, envolvendo, transversalmente, as áreas da ornitologia, biologia e botânica, que constituam, então, a base de um plano de ação com as "ditas e adequadas medidas específicas", as quais deverão ter acompanhamento e  monitorização regulares.

Quando dissemos e escrevemos que queríamos um "Plano de Conservação/Recuperação da Estrelinha-de-Santa Maria, semelhante ao do Priôlo", não nos estávamos a referir a uma "receita" taxativamente idêntica, pois cada espécie tem particularidades ecológicas e até alimentares próprias (isso foi explicado à SRAM), mas exigir a mesma atenção governativa, empenho político, qualidade técnico-científica, e a divulgação/impacto, que houve com a espécie referida, também no desiderato da Regulus regulus sanctae-mariae.

Em termos de biodiversidade mundial e de valorização dos endemismos açoricos, não há espécies de primeira, nem de segunda; cada uma é única e, por isso aporta, de per si, valor intrínseco, natural e patrimonial idêntico.
------------
NOTA: Se estiver de acordo, com esta eleição, consubstanciada nos argumentos/fatos apresentados, manifeste esse apoio no espaço "comentários" ou escreva para cadep.cn@gmail.com .
Publicaremos uma lista, que irá sendo atualizada, com os nomes dos particulares, associações, entidades e blogues apoiantes, com o fito de reforçar a urgência de atenção/ação conservacionista que esta ave "criticamente em perigo de extinção", deverá ter já em 2012.

36 comentários:

JOSÉ ANDRADE MELO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOSÉ ANDRADE MELO disse...

CADEP-CN,como organização proponente, à SRAM, da urgência da criação de um Plano de conservação/recuperação da Estrelinha-de-Santa Maria, encabeça, naturalmente,a par da representação dos Amigos dos Açores, a lista de apoiantes, reforçando a necessidade do seu arranque já em 2012.

"Ecologistas Ativos" disse...

Concordamos totalmente!
Parabéns pela iniciativa que muito apreciamos.

Gonçalo Resendes disse...

Concedo o meu total apoio à eleição, esperando que contribua para dar força ao começo urgente do projeto de defesa dessa linda ave, que faz parte da identidade de Santa Maria e dos Açores.

Parabéns ao Naturmariense, aos Amigos dos Açores e CADEP de Santa Maria.

Podem também acrescentar à lista de apoiantes os seguintes amigos e familiares:

- João Freitas Resendes
- Maria Rosa Braga Freitas
- Victor Manuel Soares Resendes
- Alexandra Margarida T.Sousa
- Nuno Ricardo T.Sousa

Rui Fernandes disse...

Apoio completamente esta justa e importante eleição, para dar destaque à Estrelinha de Santa Maria e chamar a sua atenção para ser protegida com urgência já em 2012.
O professor pode colocar o meu nome, do meu irmão eda minha namorada que estamos a ver juntos.

- Rui Manuel S.Fernandes
- Bruno Fernandes
- Raquel Soares Oliveira

Rui Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nélia Cunha disse...

Podem contar com nosso apoio.
Nélia Maria Bairos Cunha
António Andrade Cunha
Rita Micaela B.Cunha

Solange Oliveira disse...

Pode contar comigo para apoiar essa excelente ideia e vou divulgar para contar com mais apoios, podendo já avançar com nomes de três amigas também.
Solange Cabral Oliveira
Bruna Filipa L.Batista
Joana Nunes
Sofia Medeiros Costa

Joana Costa disse...

Aplaudimos a ideia. A nossa estrelinha mereceser protegida a atenção e chamar sobre ela com esta eleição é dar força para isso.
Mando o meu nome e mais quatro pessoas que concordam:
Joana Costa Melo
Cátia Andrade
Nuno Silva
Catarina Braga
Jorge Miguel Cabral

Victor Correia disse...

Acho a ideia muito oportuna e necessária. Sem dúvida que é preciso salvar a estrelinha de santa maria, enquanto é tempo.
Parabéns pela proposta dos Amigos dos Açores, agora oxalá que o governo cumpra depressa com o prometido e seja um trabalho a sério.
Um bom ano para o Naturmariense e parabéns pelo muito bom trabalho em defesa dos animais e do ambiente.
FORÇA!

Sandra Pacheco disse...

Apoiado. Para que seja protegida a viva a Estrelinha de Santa Maria, como qualquer espécie que corre perigo de extinção deve ser, concordo que a mesma tenha destaque, como as outras tiveram como o Priôlo.
Concordo também com os post que devem ser feitos estudos sobre a ave para depois tomarem as melhores medidas certas e nos lugares certosonde ele vive e come.
Sandra Maria S.Pacheco

Luisa Medeiros disse...

Mais uma vez parabéns ao Naturmariense, por mais esta iniciativa de defesa do ambiente e dos animais que mais precisam.
Sinceramente não conheço a estrelinha, nem sabia dessa ave partiicular em Santa Maria. Começar por conhecer já é muito importante e essa atençaõ que vai ser dada em 2012 vai divulgar muito.
Aqui em casa também apoiamos.
Carlos Andrade Medeiros, Maria Braga Medeiros, Fábio Miguel B.Medeiros

Rui Andrade disse...

Podem contar com o meu apoio pessoal.
Rui Manuel de Melo Andrade

André Medeiros disse...

Subscrevo totalmente que a Estrelinha da ilha deve ser eleita como ave deste ano, para darem atenção que ela merece se pressione os responsáveis pelo ambiente, para avançar já com o plano de proteção antes que seja tarde demais.
Pode o naturmariense juntar o meu nome à lista, como seguidor deste excelente blogue e tb de mais duas pessoas que falei do assunto.

André Sousa Medeiros, Sónia Maria Resendes, Ricardo Freitas Pacheco, Nanci Soares Raposo

Catarina Braga disse...

Quem não apoiar este eleição da estrelinha da nossa terra, ou não é mariense ou não é filho de boa gente:)
Contem comigo e vou arranjar mais mais amigos ara ale´m dos meus primos que já aqui deixo o nome.
João Vitor Freitas Braga
Renato Manuel Braga Santos
Luís Filipe Vieira Braga

jbcferreira disse...

Que medidas a ter, para proteger a "Estrelinha"?

Ana Sofia disse...

Boa iniciativa" Acho mesmo que a Estrelinha de Santa Maria, poderia ser tomada como uma marca na promoção da ilha, porque é diferente de todas as aves do açores e até do mundo, mas o importante é mesmo tomar medidas de conservação.
Apoio juntamente com a Raquel Silva Barbosa, a Tânia Duarte Figueiredo, o Nuno Coelho Branco e a Sabrina Tavares

José Andrade Melo disse...

Caro Senhor seguidor do Naturmariense João Ferreira

Antes de mais, obrigado pelo seu interesse pelo assunto em questão e pergunta colocada.

Sendo pontado pelos especialistas que a Estelinha-de-Santa Maria,não obstante também aparecer em espaços de mata mista, tem clara preferência por manchas de floresta da laurissilva, ou seja contendo vegetação arbórea endémica dos açores, sendo aí também o seu lugar eleito para nidificação, sem querer excluir outras medidas que os especialistas poderão englobar no plano de conservação que defendemos, "obrigatoriamente" a salvaguarda da laurissilva e sua extensão através de plantações de vegetação endémica, nas áreas onde ela mais ocorre, nomeadamente o Pico Alto, deverá ser uma das prioridades. Até porque refere o ICNB que a substituição em larga escala de áreas de floresta natural por zonas de pastagem e a rápida expansão de algumas espécies de plantas exóticas invasoras constituem as
principais ameaças para a pequena população da Estrelinha.
As perturbações antrópicas, como veículos motorizados e outros também poderão perturbar esta tímida ave, nomeadamente no lugar do Barreiro da Faneca, onde ocorrem alguns avistamentos nas matas mistas, adjacentes.

Medidas de Conservação
A estrelinha encontra-se protegida por legislação nacional e internacional no âmbito das
normas gerais de proteção das aves e dos seus habitats, não tendo, sido alvo, até então, de ações específicas de conservação. No entanto, organizações locais de ambiente, há vários anos, têm vindo a realizar ações de sensibilização sobre a avifauna que nidifica na ilha de Santa Maria, tendo em 28 de outubro de 2011, o CADEP-CN e representação local dos Amigos dos Açores, apresentado ao Senhor Secretário Regional do Ambiente e do Mar, a necessidade urgente de um plano de recuperação da ave, desiderato que foi aceite e aprovado em Reunião do Conselho de Governo, ocorrida no dia seguinte, em Vila do Porto
Ainda refere o CNB, que dentro das prioridades de conservação para esta espécie deverá incluir estudos de clarificação do estatuto taxonómico das populações de estrelinha, nomeadamente através da análise dos padrões biométricos, bioacústicos e de variabilidade genética.

Embora não sendo ornitólogo, mas baseando o exposto nos estudos e consulta de literatura sobre o assunto espero ter contribuido para alguma clarificação.

Cumprimentos

José Melo

Ricardo Moreira Sousa disse...

Junto-me a esta boa ideia e menifesto o meu apoio, juntando tb nomes de alguns colegas k concordam também. Até tivemos ideia de fazer um trabalho sobre a nossa estrelinha na escola.
Ricardo M.Sousa, André Freitas Cabral, Jéssica Filipa, Manuela Fereira, Rui Oliveira

Arnaldo M disse...

Apoio o CADEP-CN, nesta iniciativa, já divulguei através do meu blogue, para que mais pessoas se juntem e dêem força a este plano de conservação e recuperação desta espécie ameaçada e única. Quando nos toca à porta, tem de ser com todos nós!
Estrelinha de Santa Maria

José Andrade Melo disse...

Caro Amigo Arnaldo Moura

Muito obrigado pelo seu apoio individual e parceria colaborativa do credenciado e já indispensável site http://santamariaazores.net/web/
Abraço, no desideratp da eleição da "ESTRELINHA DE SANTA MARIA-AVE DO ANO 2012"

Abraço e gratidão pela ação cívica e préstimos de utilidade pública a Santa Maria

José Melo

José Andrade Melo disse...

Caros amigos(as)

Entre as, já algumas dezenas de apoiantes individuais à eleição da
"ESTRELINHA SMA-AVE DO ANO 2012", associada à recuperação do Pico Alto, pela pertinência e urgência de dar destaque a esta ave classificada de "Criticamente em perigo", contamos também com o apoio de alguns cientistas da área de intervenção, da Escola de Almagreira, do Grupo "Ecologistas Activos", do Diretor e Jornal "O Baluarte", da colaboração divulgativa dos Sites da Câmara Municipal, do "Santa Maria Azores", do Jornal Diário Insular, entre outros.

No final do mês, será divulgada a primera listagem.

Cumprimentos e agradecimentos

Dinis Braga Sousa disse...

Subscrevo com apoio total.
Boa ideia!

Rita Silva disse...

Apoio essa iniciativa muito louvável.
PARABÉNS!
Rita Moreira Silva
Eládio Freitas Chaves
Rute Maria Andrade Toste
Emanuel Cardoso
Filipe Cabral

António Manuel Sousa disse...

Totalmente apoiado. Metam o meu nome e vou conseguir mais apoiantes da nossa associação de jovens.

Isabel Pereira disse...

Concordo em pleno.

sandra Braga disse...

Contem comigo nesse apoio, pois a estrelinha precisa de ser socorrida com urgência, antes que seja tarde demais, e dar-lhe a mesma atenção que deram com o priôlo em S.Miguel.

Paulo Silva disse...

Plenamente de acordo!

Nuno Cabral disse...

Junto-me à ideia.
PARABÉSNS!

Joana Costa disse...

A estrelinha precisa de socorro urgente e esta eleição de ave do ano, ajuda a dar a força para que o governo avance depressa com um projeto a sério como se fez com o priôlo.
Metem o meu nome e parabéns aos promotores.
ERste blogue é muito bom!

Liliana Peixoto disse...

Contem comigo no apoio a esta causa nobre.
Parabéns ao Naturmariense pela iniciativa que muito apreciei.
Sigo cada vez com mais interesse este excelente blogue.
FORÇA!

Elisabeth Figueiredo Kastin disse...

Estou plenamente de acordo e agradeço à CADEP-CN o seu grande contributo a causas como esta. Parabéns mais uma vez. Acrescente os nossos nomes à lista de apoiantes:

Elisabeth Figueiredo Kastin
Darrell Kastin

Tânia Maria Ferreira disse...

Declaro o meu apoio total a esta urgente e nobre causa.

Espera-se que o governo elabora um projeto de proteção sério, com bons cientistas e dê a mesma atenção que foi dado no projeto priôlo e está a ser dado ao cagarro por parte da SPEA, que acho muito bem, e esta última ave nem sequer é endémica como aestrelinha, nem está nesta altura em risco de extinção como ele está.
Esperemos coerência e cumprimento de compromisso.

Joana Cabral disse...

Concordo totalmente com a eleição.
Parabéns e vamos lutar para mostar ao governo que queremos um plano verdadeiro de conservação da Estrelinha.

Nélia Cunha disse...

Grande iniciativa e muito necessária.
APOIO!!!