Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


18 de janeiro de 2012

MAIS APOIOS À PROTEÇÃO E AO DESTAQUE DA ESTRELINHA DE SANTA MARIA COMO "AVE DO ANO 2012"

A SRAM e o PNI-SMA já manifestaram publicamente concordância no avanço de um plano de conservação da Estrelinha de Santa Maria, associado à intervenção necessária no seu habitat identificado na zona do Pico Alto, que "obrigatoriamente", deverá ser baseada em estudos, que apurem a relação da ave com aquele ecossistema (e outros), devendo apurar-se, em paralelo, a clarificação taxonómica desta ave classificada de "Criticamente em perigo", e considerada, universalmente, como sub-espécie endémica de Santa Maria.

No âmbito da sua consideração como "AVE DO ANO 2012", no intuito base de centralizar a atenção de ações recuperativas e de estudos conclusivos sobre a espécie, já foram recebidos, até então, 114 apoios de particulares, associações, entidades e órgãos de comunicação social.

Por vezes, aos nomes são enviadas pequenas mensagens, entre as quais, destacamos hoje as seguintes:
------------------
(1) Parabéns ao CADEP-CN.  Estamos inteiramente de acordo e colaboraremos em tudo o que se afigurar necessário.

 Cumprimentos 

João de Braga (Diretor do Baluarte)

(Via e-mail)


(2) Apoio totalmente a eleição da nossa «estrelinha» e, necessariamente, a implementação dum plano de conservação da mesma, com particular atenção para a recuperação do seu habitat adequado.

Arsenio Puim (Escritor e investigador histórico-cultural)
(Via e-mail)


(3)Caros Amigos e Defensores do Património-Cultura e Natural de Santa Maria! 

Apoio em absoluto essa iniciativa de extrema importância para a riqueza do património Natural, não só de Santa Maria, mas do nosso Planeta. 

A defesa do Ambiente é universal e engloba todos os seres vivos existentes na Terra. A extinção da Estrelinha-de-Santa Maria seria um empobrecimento desse universo, e a EXTINÇÃO É PARA SEMPRE, não há retorno.

Não permitam, de forma alguma, que tal aconteça.
 Canalizem as vossas Energias nesse sentido e espero o Maior Êxito nessa empreitada.
Será um Bem para Todos porque se trata da Vida na Terra. 
Para além de tudo isso, a Estrelinha-de-Santa Maria é um pássaro Lindo. Quero obter mais informação sobre ela.

Desejo Muito Entusiasmo e Muita Felicidade e Sucesso em todas as vossas Ações. 

Margarida Magalhães (Educadora de Infância)
(Via e-mail)

 A todos o Naturmariense, endereça agradecimentos e e enaltece a fina sensibilidade demostrada, assim como a responsabilidade social, ecológica e cívica veiculada nas participações. 

10 comentários:

jbcferreira disse...

Para que esta realidade seja executada só é preciso boa vontade e dinheiro! Porque não se pode fazer um trabalho de investigação sem dinheiro. Nós, os voluntários nesta "empreitada" cá estaremos para ajudar no que for preciso.
Bem Hajam!
Longa Vida para a "Estrelinha"...

António Manuel Sousa disse...

Fico muto satisfeito com o apoio à proteção de uma espécie que corre perigo de extinção, que aqui é manifestado neste blogue. Concordo também com o comentário anterior, pois um plnano sério e eficaz de conservação de uma espécie não pode ser feito a saldo, mas com um projeto profundo, contendo o suporte dos estudos a que refere o post e um investimento verdadeiro e celere, para que não seja tarde demais. Medidas soltas,só plantando umas plantas primitivas, como já li num jornal, sem ter um equipa de técnicos e cientistas que faça um trabalho profundo no terreno e acompanhe de perto todo o processo, é ficar pela rama das coisas.
Contem também com o meu apoio e dos meus amigos da nossa associação de jovens que lutam também pela nossa biodiversidade.
António Manuel Raposo
Carlos Sampaio
Carolina Santiago
Carla Micaela Fernandes
Rodrigo Manuel Costa
Lola Damásio
Samuel Pacheco
Cristina Pereira
Luisa Nunes
João Pedro Toste
Anália Borges
Daniela Fonseca da Costa
Nuno Miguel Silva
Tiago André Cardoso
Patrícia da Conceição Braga
Mesmo sendo de S.Miguel estamos com a estrelinha de Santa Maria, e todos conhecemos bem o Pico Alto, porque já fizemos um trilho lá em 2008 acompanhados pelo professor José Melo.
Bom trabalho e que 2012 seja efetivamente o ANO DA ESTRELINHA DE SANTA AMARIA

Isabel Pereira disse...

Apoio a iniciativa da estrelinha de santa maria Ave do Ano e tb contem com os meus amigos João Francisco Arruda, Renato Pacheco, Sara Leandres, Manuela Costa, Leonor Cabral, Rafaela Resendes, Ricardo Fraga e Rodrigo Ávila.
Esperamos dar força para que o governo faça o plano de conservação adequado e que a estrelinha seja mais conhecida e esteja mais protegida no fim de 2012
Bjs e parabéns pela iniciativa e luta ambiental

sandra Braga disse...

Apreciei todos os apoios, p+ois são de pessoas importantes mas gostei muto do comentário da Educadora Margarida Magalhães porque reflete a responsabilidade que a sociedade e governantes devem ter para com a estrelinha em perticular, neste caso, mas também com a biodiversidade e o planeta em geral.
Anuncio aqui tembém aqui o meu apoio total do destaque que deve ser dado à estrelinha de santa maria, confirmada em perigo de extinção, esperando que o governo dos Açores, sinta a força de nós todos para levar à frente um projeto forte com bons técnicos no terreno, durante 2012, e não medidas soltas medidas soltas, que só servirão para publicidade.
Anotem o meu apoio e juntem também a Juvenália Fragoso, o Roberto Leonardo, a Bruna Costa e o Carlos Sousa Medeiros.

Paulo Silva disse...

Que bom ver que uma iniciativa por uma causa tão nobre como conservar uma espécie em perigo e a biodiversidade, está a ter um apoio tão forte. Isso mostra que ainda há pessos de boa vontade e que poderemos ter um mundo melhor, no respeito e atenção para com os todos os seres vivos. Gostei dos comentários publicados e ainda bem que a secretaria do ambiente assumiu que ia avançar com os estudos e medidas para proteger a estrelinha de Santa Maria. Apoio a eleição como AVE DO ANO, porque a atenção deve ser com urgência, pois como diz umdos comentários "A EXTINÇÃO É PARA SEMPRE".
Juntem à lista de apoio o meu nome: Paulo Silva
Parabéns a este excelente blogue, ao CADEP-CN e Amigos dos Açores da ilha pela importante iniciativa.

Nuno Cabral disse...

Contem com meu apoio. Bonitas mensagens, são apoios de peso.

Joana Costa disse...

O meu apoio é total.
Parabésns pels iniciativa e excelente trabalho na defesa do ambiente e dos animais.

Joana Costa disse...

Apreciei os comentários e os comentários acima. O texto com o apoio da Margarida está muito bom e mostra o que está em causa no nosso planeta e que todos devemso ter responsabilidades.
O naturmariense é um espaço de informação e educação muito importante e também para dar lugar participação pública, como aqui vemos.
Parabéns apoio a defesa e eleição da estrelinha.

Daniel de Sá disse...

Penso que seria muito interessante que Santa Maria fosse pioneira nos Açores numa inciativa que é comum em outras partes. Quer países quer regiões elegem, com frequência, uma ave como seu símbolo. E a estrelinha poderia, e merece, ser considerada a ave símbolo de Santa Maria.
Pensem nisto, meus amigos.
Não apaguem esta estrelinha.
Um abraço do vosso
Daniel de Sá

Daniel de Sá disse...

Meus caros Amigos
Sugiro que Santa Maria declare a estrelinha como a ave que a repreenta. Seria uma iniciativa pioneira nos Açores ao nível de ilha.
Obviamente que estou plenamente de acordo com a possibilidade de a fazer a ave do ano nos Açores.
Não apaguem esta estrelinha.
Um abraço do vosso
Daniel de Sá