Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


12 de fevereiro de 2012

AMIZADE E SOLIDARIEDADE ENTRE CRIANÇAS E ANIMAIS NO CENTRO DE ACOLHIMENTO MUNICIPAL DE ANIMAIS DE COMPANHIA DE VILA DO PORTO

“AMIGOS À NOSSA ESPERA” 
(Ver vídeo no final)
-
Desde o dia 13 de janeiro que está a decorrer o projeto que se poderá chamar de “Amigos à nossa espera”, no qual, todas as sextas-feiras, uma turma de alunos dos 3º e/ou dos 4ºanos vai visitar os “amigos animais”, que se econtram no Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia,  esperando-os para um delicioso passeio, troca de carinho e uma desejada adoção.
-
Este valoroso projeto para a formação pessoal das crianças e bem-estar dos animais, foi proposto pelo docente e coordenador do CADEP-CN, ao Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico, que o aprovou por unanimidade. Depois da plena aceitação  da CMVP, foi estabelecida uma parceria entre as partes, constando do Plano de Atividades daquele departamento de ensino, como uma das suas atividades centrais. 
-
No desenvolvimento do projeto, as crianças recebem informação e discutem a temática dos Direitos dos Animais, na sala de aula e, gradualmente, vão recheando o mealheiro da turma, para comprarem sacos de ração, que levarão como oferta solidária aos “amigos que os esperam”, aquando da visita ao CAMAC. 

---
No dia da visita aos  “amigos”que o são verdadeiramente -, logo à chegada, o funcionário do CAMAC, Roberto Cordeiro, faz uma apresentação daquele serviço, quais os seus objetivos, assim como as situações a evitar para que os animais vão lá parar. De seguida, acontece o momento mais ansiosamente aguardado pelas crianças e “os animais que as esperavam”: - o passeio e a troca de carinho entre “amigos”, que parece que sempre se conheceram e “morriam de saudades”, vivido num ambiente de verdadeira euforia e de festa por parte de todos. – SÓ VISTO! 
--
No final, os alunos entregam a oferta que levaram e recebem a mensagem persuasiva de que aqueles “amigos” estão à espera de serem adotados; de alguém que os acolha com responsabilidade, dando-lhes bons tratos e NUNCA OS ABANDONANDO, pois os animais sentem e sofrem como gente. Igualmente, lhes é dado a entender que o CAMAC, não pode ser uma casa definitiva para os animais, mas um espaço temporário de recurso, onde se faz a sua passagem para um novo lar.  
-
Na passada sexta-feira, coube o privilégio de visitar o CAMAC aos alunos da Escola de Almagreira, tendo as crianças vivenciado de forma intensa tudo o acima exposto, culminando com a visita a uma cadelinha que tinha acabado de ser esterilizada, para ser alvo de uma adoção já assegurada,  no cumprimento do assumido pela CMVP, junto do CADEP-CN e Amigos dos Açores, como medida prioritária para controlo populacional.  
-
 Antes do regresso, foi feito o convite para os alunos voltarem brevemente na companhia de seus pais, para levarem “gratuitamente” para casa um “amigo que fica à sua espera”.
-
Informa-se, ainda, que este nobre projeto pedagógico, de solidariedade e de envolvência/participação comunitária, finalizará, neste ano letivo, com uma “feira de adoção”, no Dia da Criança, a realizar no Jardim Municipal.  
-
Na continuidade do projeto no próximo ano letivo, será proposta a participação do SEPNA - autoridade responsável pela observância do bem-estar animal-, para, em conjunto com o CADEP-CN, realizar ações de informação/sensibilização em todas as escolas, sobre os Direitos dos Animais e a legislação vigente que exige o seu cumprimento. 
--
“A grandeza de uma nação e o grau de educação de um povo, podem ser avaliados pela forma como trata os seus animais”.
  * Mahatma Gandhi (adaptado) 
-
. José Andrade Melo
  Coordenador do CADEP-CN e A.Açores, Sta Maria
--------------
VER, ABAIXO, VÍDEO COM REPORTAGEM FOTOGRÁFICA.
-

11 comentários:

Ana Loura disse...

Gostei muito do que li e vi. De pequenino se aprende a respeitar a a amar. Abraço

"Ecologistas Ativos" disse...

Olá amigos de causas
Os nossos sinceros e merecidos parabéns por essa estupenda ideia aqui expressa no poost.

Parabéns ao CADEP-CN pela iniciative e um bem-haja aos docentes que a abraçaram, perfilando uma verdadeira respoonsabilidade educativa e formativa dos seus alunos.

Aí se nota que a defesa e promoção do bem-estar dos animais não é só palavreado mas ação, sendo isso que nós "Ecologistas Activos", apreciamos e enaltecemos.

É sem duvida um projeto pioneiro que deve ser tomado seguimento noutras ilhas.
PARABÉSNS!

Gonçalo Resendes disse...

É um projeto deveras muito interessante com grandes vantagens para as crianças e os animais.
Sem dúvida que a formação integral da criança passa pela construção de valores de respeito e amor pelos animais.
Felizes estes jovens que têm professores desses.

Prabéns!

Rui Fernandes disse...

Simplesmente louvável!!!

Vou divulgar porque merece ser seguido noutros lugares.

Rita Silva disse...

UM RICO E NOBRE PROJETO QUE DEVE SER APLAUDIDO E SEGUIDO, POR OUTRAS ESCOLAS E CÂMARAS DOS AÇORES E PORTUGAL.

PARABÉNS E FELIZES DOS MENINOS QUE TÊM EDUCADORES DESSES!

António Manuel Sousa disse...

Este é um projeto bonito e exemplar que engrandece a nossa ilha.

Parabésns a todos e não parem!

Isabel Pereira disse...

É um projeto deveras inovador e de altíssima qualidade pedagógica e cívica.

PARABÉNS A QUEM O IDEALIZOU E ÀS PARTES ENVOLVIDAS.

Vânia Mendonça disse...

QUE PROJETO MARAVILHOSO E QUE LINDA AÇÃO DE SOLIDARIEDADE E AMIZADE PARA COM OS ANIMAIS QUE FORAM VÍTIMAS DO VERGONHOSO ABANDONO POR PESSOAS IRERESPONSÁVEIS E INSENSÍVEIS.

TEMOS ESPERANÇA NESTES JOVENS, PARA QUE HOJE JÁ SEJA DIFERENTE E AMANHÃ MUITO MELHOR.

BJS PARA ELES E PARABÉNS AOS PROMOTORES DA IDEIA

Liliana Peixoto disse...

Pela sua grande riqueza pedagógica, formativa dos alunos e pela intervenção comunitária este projeto inovador merece,sem dúvida ser divulgado junto de outras escolas, revistas de educação e na comunicação social.
Parabéns ao departamento de educação e à camara municipal envolvida.

É UM EXEMPLO A SEGUIR!

Bruno Silva disse...

Que projeto lindo.

É assim que se faz a escola activa e participativa, educando jovens para os valores e ajudando as outras entidades da comunidade nas boas causas.

Joana Costa disse...

Um projeto de excelência, sem dúvida.
PARABÉSNS