Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


8 de fevereiro de 2012

SANTA MARIA DIVULGADA EM SITE RUSSO SOBRE MERGULHO

RIQUEZA DOS MARES E IMPÉRIOS SÃO DESTACADOS 
-
Foto Nuno de Sá (Sta Maria) 
O site russo Glubina (Profundidade), tem em destaque uma reportagem que vem recordar o I Master de fotografia subaquática de Portugal, que aconteceu em setembro do ano passado em Santa Maria. O artigo, assinado por Igor Zaytsev, que participou no encontro, fala das experiências no mar dos açores e lembra que a região deve apostar
na publicidade e neste tipo de eventos para dinamizar o turismo subaquático. 
-
 “Santa Maria é conhecida pelos seus locais de mergulho, onde se vêem raias, baleias, tubarões e golfinhos. Naquela ilha é o Clube Marítimo (referia-se ao CNSM) que reúne todos os amantes do mar, da pesca e do mergulho. Tendo recebido o apoio do Governo Regional, o clube decidiu realizar, em setembro de 2011, um concurso de fotografia subaquática e convidou equipas de vários países europeus. Compreende-se porquê. "  
-
Hoje não é possível viver sem publicidade e se os Açores querem desenvolver o turismo de mergulho, o melhor que podem fazer é anunciar as suas riquezas submarinas”, pode ler-se. Na reportagem inacabada (pois expressa que continua numa próxima publicação), Igor Zaytsev lembra que as mantas e as raias foram o tema do primeiro encontro. “São muito curiosas e reagem sempre aos mergulhadores”, frisa. 
-
No texto, o participante russo fala ainda das tradições marienses do espírito Santo.
-
Foto de José Melo (Milagres)
“No segundo dia do encontro, os organizadores introduziram- nos à tradição cultural local que remonta ao século XIX. Na freguesia de Santa Bárbara, em honra da festa do Espírito Santo, realizou-se um “sacrifício”: especialmente para esse dia foi abatido um touro jovem. Depois foi servido o caldo - de uma carne de vitela preparada com especiarias locais - com grandes pedaços de carne e pão para alimentar todos e não apenas os moradores”, descreve.  
-
Sobre a cultura das ilhas, Igor Zaytsev assinala os trajes tradicionais, “que vão passando de geração em geração”, o folclore, e a gastronomia.
-
“Não é uma reserva etnográfica. Aqui, vivem pessoas comuns, que honram e respeitam profundamente a sua história e sua tradição”, conclui.
-
Fonte consultada: DI, 8-02-2012

3 comentários:

Solange Oliveira disse...

Excelente promoção de Santa Maria e dos mares dos Açores.
Sem dúvida que o rurismo de mergulho é um grande potencial das ilhas.
PARABÉNS!

"Ecologistas Ativos" disse...

Excelente e merecida promoção dos valores ambientais marítimmos e culturais de Santa Maria, que são riquíssimos e, nalguns casos mesmo únicos, como já tivemos oportunidade de ver.

Anónimo disse...

Grande promoção lá fora dos valores naturais dos Açores, nomeadamente do potencial turístico dos nossos mares.
É preciso é saber proteger esses preciosos recursos.