Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


19 de fevereiro de 2012

SMAZ DIVULGA A ESTRELINHA DE STA MARIA- "AVE DO ANO 2012"

"O birdwatching é um nicho muito promissor, embora, ainda, mal explorado no turismo nos Açores. Raridades como a Estrelinha de Santa Maria são muito apreciadas pelos birdwatchers internacionais."
* Bioportal da UAç (Janeiro, 2012)
-
Com muito agrado verificarmos que o prestigiado espaço online "SANTAMARIAZORES", divulgador e defensor incondicional e isento das "causas marienses", está a desenvolver uma ação empenhada na divulgação da Estrelinha de Santa Maria, tomando também como causa sua a defesa e promoção desta sub-espécie endémica da ilha, como "AVE DO ANO 2012".
-
Foto: J.Melo (B.Faneca)
A partir da notícia do destaque que o Bioportal da Universidade dos Açores dá à Regulus R.sanctaemariae, o SMAZ apresenta uma lista de links de outros apoios à "Ave do Ano".  No final do post, faculta a Ficha de apresentação da Estrelinha SMA, para que os marienses e público em geral conheçam melhor o "Ex-libris ornitológico" da ilha de Santa Maria", o que é muito importante, porque "só se valoriza e protege, aquilo que verdadeiramente se conhece."

*Ler AQUI, o trabalho completo saído no SMAZ.

17 comentários:

Rita Silva disse...

Muito boa compilação de links com os apoios e informações sobre esta espécie rara dos Açores.

Fiquei a conhecer melhor a estrelinha da ilha de Santa Maria, assim como as razões pertinentes e urgenes da sua eleição como Ave do Ano, com a qual concordo totalmente.

Podem contar com o meu nome nos apoiantes, assim como do meu marido e filho,que adoram aves e pensam ir a Santa Maria no Verão ver essa vossa preciosidade ornitológica.

Rita Moreira da Silva
João Manuel Aguiar Silva
Gonçalo Aguiar da Silva

António Manuel Sousa disse...

Os verdadeiros merienses e as suas forças e vozes devem unir-se na defesa das suas riquezas e valores.

BOM EXEMPLO DO SANTAMARIA AZORES!

Isabel Pereira disse...

Bonita divulgação dessa relíquia da biodversidade dos Açores, que é a Estrelinha de Santa Maria.

É uma imagem de marca da ilha que deve ser tomada na divulgação da terra de usada como simbolo em produtos locais, como fazem noutros lados.

Contem como o nosso apoio na sua defesa e divulgação.

É bom ver que várias entidades, comunicação social e outros blogues como o santamariazores, que não conhecia, estão ligados nessa boa causa.

"Ecologistas Ativos" disse...

É muito bom saber e constatar que blogues com ação no mesmo espaço, não trabalham em capelinhas e dão mãos em causas nobres de interesse público como a defesa urgente e informação pública da Estrelinha de Santa Maria, que infelizmente é considerada Ave do Ano, por razões não muito boas.

Felizmente que o nosso grupo também tem tido apoio nas suas ações desses grandes blogues.

Na nossa adesão ao projeto "Ave do Ano" vamos divulgar a ficha da Estrelinha de Santa Maria, junto dos nossos elementos.

sandra Braga disse...

VIVA ÀS ESTRELINHA DE SANTA MARIA E AOS SEUS APOIANTES.

ADIRO A ESSE APOIO E MERECE SER AVE DO ANO, PORQUE É UMA ESPÉCIE ÚNICA E PRECISA DE UMA PROTEÇÃO URGENTE, CONFIRMANDO A PUBLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES O SEU ESTADO DE CRITICAMENTE EM PERIGO.

PARA BÉSNS AO ARNALDO PELOS EU BOM TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DAS QUESTÕES IMPORTNTES DA NOSSA ILHA.

Paulo Silva disse...

Desde criança que tenho ouvido falar da estrelinha, mas não conhecia muito pouco desta ave linda, que é muito nossa pelas diferanças que tem com as outras descritas no portal da Universidade.

É de aplaudir o trabalho fundamental do Naturmariense no serviço de destacar este ano e exigir ao governo a proteção desta ave, assim como o Santamariazores, na união de esforços de melhor dar a conhecer às pessoas esse importante património e dar notícias sobre ela como também tenho lido no nosso Baluarte.

Nuno Cabral disse...

O meu obrigado e orgulho como mariense por ter na nossa ilha o CADEP-CN que, desde que que eu era criança vem defendendo com categoria e coragem o ambiente e património de Santa Maria, que são sem dúvidas as suas grandes riquezas, como está acontecer agora com a nossa estrelinha.

Muita coisa também não sabia da estrelinha, que agora fiquei sabendo com estas publicações, dando todo o meu apoio a esse bom trabalho.

Santa Maria deve aproveitar as suas diferenças e riquezas naturais e a "exclusividade desta ave" como diz na ficha da universidade, deve ser aproveitada para a promoção da ilha e mais um seu simbolo.

Vânia Mendonça disse...

Santa Maria precisa saber valorizar aquilo que tem de diferente e ainda bem que vejo alguns marienses se juntarem por uma nobre causa pública.

Também me ssocio a esta ideia de destacar a Etrelinha de Santa Maria, que infelizmente só, ainda a via por fotografia.

"Ecologistas Ativos" disse...

Boa divulgação dessa espécie rara que precisa mesmo de ser recuperada e de forma séria.

Apresento o meu apoio à iniciativa de dar estaque so ano à Estrelinha de Santa Maria, pois tanto eu como a maioria das pessoas nem sabe que corre perigo de extinção o que é uma grande perda para a biodiversidade dos Açores, e de uma marca importante do património da vizinha Santa Maria.
Bem hajam aos obreiros desta causa!
que tenham sempre muita saúde e força para continuarem.

Bruno Silva disse...

Com estas consultas fique a conhecer melhor a estrelinha da ilha de Santa Maria e a ficar por dentro do que estava em causa.

Apoio totalmente a iniciativa de ser Ave do Ano, pois é muito merecido e preciso para dar atenção ao perigo que ela corre e também porque é uma espécie rara dos Açores existente só numa ilha,o que a faz correr mais riscos.

jbcferreira disse...

Quando começam a fazer trabalho de campo? Porque é essencial para um melhor conhecimento dos seus háb itos, as zonas onde ela melhor se reproduz,a proteção das zonas de nidificação, a sensibilização da população que mais entra en contato com esta ave, ou seja os vaqueiros...VAMOS!

Joana Costa disse...

Sem dúvida uma boa divulgação de um património emblemático muito nosso, que é preciso proteger e saber aproveitar como uma imagem de marca da ilha como bem defende o ambientalista José Melo.

É muito bom ver forças da ilha unidas numa causa importante para a terra, como vemos aqui fazer o Santamariazores.

Victor Correia disse...

Ouço falar desde criança na estreliha de Santa Maria, e meu avô já falava dela sendo uma ave á antiga e histórica na nossa terra. Por isso deve ser mesmo bem protegida, para que continue a existir cá dando vida e atração como riqueza ambiental da terra.
Gostei de ler a ficha da Universidade que que dá informações sobre a espécie, assim fique a conhecer melhor.

Gonçalo Resendes disse...

MUITO BOM"

Viva a estrelinha de Santa Maria e bem-hajam os seus defensores.
Contem também comigo nessa boa onda!

Bruno Silva disse...

Total apoio a esta nobre causa de proteger a biodiversidade.

Joana Costa disse...

Concordo com a defesa desta avezinha linda!

Isabel Pereira disse...

Apoio a iniciativa da estrelinha ser AVE DO ANO!