Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


15 de março de 2012

15 DE MARÇO -“DIA DO CONSUMIDOR”: MENSAGEM IMPORTANTE!

“CONSUMA PRODUTOS LOCAIS E ADOTE ATITUDES SUSTENTÁVEIS NAS SUAS COMPRAS”
-
-
Porque os recursos naturais e o “crescimento” não são ilimitados à escala global, e deveremos todos contribuir para a economia local, previligiando a defesa ambiental, a mensagem que o NATURMARIENSE deixa para reflexão e ação, no Dia do Consumidor é a seguinte:

“CONSUMA PRODUTOS LOCAIS E ADOTE ATITUDES SUSTENTÁVEIS NAS SUAS COMPRAS”, cingindo-se ao últil e renegando ao fútil e ao desnecessário. 

Nesta Campanha de valorização, promoção e persuasão ao consumo dos produtos locais, que abraçamos ao lado dos Amigos dos Açores, o CADEP-CN e Escola de Almagreira participaram num desfile levando ao público esta temática, através de uma mostra real de produtos naturais de Santa Maria, “do mar até à serra”, podendo o vídeo da atividade ser visto  AQUI . 
---
Afirmam os economistas que se cada português consumir predominantemente produtos nacionais (o ideia seria 100%), em vez de importados, a economia cresce acima de todas as estimativas e ainda cria postos de trabalho em Portugal, acrescentando nós que os dividendos ambientais e patrimoniais associados também são de monta.-

Para além da evidente adjuvância económica global para a nossa ilha, região e país, o contributo na preservação ambiental e até cultural também é evidente, na medida em que se evitam gastos com transportes, logo menos poluição; se as aquisições de produtos hortícolas forem nos mercados, logo se evitam as embalagens, decorrendo daí poupança de recursos e menos produção de resíduos; se a preferência se acentuar em crescendo pelos produtos agrícolas locais, logo promove maior cultivo, e daí a revitalização/recuperação da paisagem rural, acrescido do contributo importante da dinamização, retorno e fixação de pessoas nas freguesias rurais. Acrescento ainda que o contributo da opção pelos produtos locais e regionais, promovem a defesa do nosso património cultural, através da gastronomia típica. 

A opção pelos produtos locais, no âmbito da exigência de conhecimento e qualidade que deve ter um consumidor crítico e informado, permite, na relação de proximidade entre produtores e consumidores, uma informação mais estreita e segura sobre os processos e métodos de produção dos géneros, garantindo informação fidedigna do que colocamos nas nossas bocas. Até poderemos visitar in loco as explorações!-

-COM ESTA MUDANÇA ATITUDINAL, ESTÁ A AJUDAR a REGIÃO E O PAÍS A SUPERAR A CRISE; ESTÁ A CONTRIBUIR PARA UM MELHOR AMBIENTE, PARA A DEFESA DA AGRICULTURA TRADICIONAL DOS AÇORES E DEFESA DO PATRIMÓNIO GASTRONÓMICO.  

ASSOCIADA À REDUÇÃO DO CONSUMISMO, QUE URGE FAZER-SE, A OPÇÃO PELOS PRODUTOS LOCAIS É UMA MUDANÇA FUNDAMENTAL, PARA UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL.-

REFLITAM SOBRE ESTA IDEIA NESTA DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR, LEVEM-NA ISTO A SÉRIO E FAÇAM DESTA PRÁTICA UMA ROTINA, NO ATO DE COMPRAR.  

REMETA ESTA MENSAGEM AOS SEUS FAMILIARES, AMIGOS OU COLEGAS, A TODAS AS PESSOAS QUE CONSEGUIR, E FICAMOS TODOS A GANHAR!
-
 * José Andrade Melo
   CADEP-CN e A.Açores, Sta Maria 

11 comentários:

"Ecologistas Ativos" disse...

Excelente mensagem para refletir e levar a sério neste Dia do Consumidor e pela vida fora.

Subscrevêmo-la. PARABÉNS!

Joana Costa disse...

Muito bom! excelente mensagem!
Bjs

Victor Correia disse...

BOM TEXTO E BOA MENSAGEM!

VAMOS ESFORÇAR-NOS PARA SEGUI-LA CÁ EM CASA, PORQUE É MESMO MUITO IMPORTANTE.

Tânia Maria Ferreira disse...

Excelente, pertinente e necessária mensagem.

Muito bom!

André M.Cabral disse...

Concordo em pleno com a mensagem, que deve ser tomada muito a sério.

PARABÉNS MAIS UMA VEZ AO NATURMARIENSE!

Dinis Braga Sousa disse...

Uma lição e recomendação a seguir.

Vamos dar valor ao que é nosso, pois as vantagens estão bem descrtas no post.

Rita Batista disse...

É uma mensagem ecológica muito importante para nós consumidores. Vou divulgá-la e tentar segui-la o mais possível!

Ana Sofia disse...

É UMA MENSAGEM MUITO NECESSÁRIA, A BEM DAS FAMÍLIAS, DA ECONIOMIA E DO AMBIENTE DOS AÇORES.

PARABÉNS!

Catarina Braga disse...

Muito bom.

Os amigos dos Açores e o professor Melo,sempre a transmitirem mensagem educativas impportantes, que devem ser tomadas muito em conta a bem do ambiente e das pessoas.

fair play disse...

É uma mensagem muito relevante não só para o ambiente mas também para a defesa da agricultura tradicional dos Açores, beneficiando ambos e também contribui para a economia local e regional.

Esperemos que seja praticada!

André Medeiros disse...

Muito bom. PARABÉNS!