Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


16 de março de 2012

CADEP-CN RESGATA MILHAFRE ENCONTRADO PRESO EM ARAME FARPADO

CENSOS DA AVE JÁ NOS DIAS 24 E 25 DE MARÇO
--
O milhafre depois de libertado
Ontem à tarde, jovens do CADEP-CN e seu coordenador no âmbito de um trabalho de observação e identificação de aves que estão  a desenvolver, recolheram um milhafre (Buteo buteo rothschildi) encontrado preso numa cerca de arame farpado. 
-
A ave que se encontrava ferida numa asa foi posteriormente entregue no Parque Natural de Ilha, a fim de receber tratamento veterinário, em vista à sua possível recuperação. 
--
INFORMAÇÃO SUMÁRIA SOBRE O MILHAFRE
- 
Identificação:
Também é conhecido por Queimado (Terceira), Manta (Madeira),Águia-d’asa-redonda (Continente).
-
Facilmente identificado à distância, seja pelo o seu voo - ora planado, ora peneirante, por vezes deslizante - seja em pequenos  grupos, a caçar ou pousados. Trata-se da única espécie de rapina diurna dos Açores, sendo a par do Cagarro a ave mais  emblemática do arquipélago, tendo sido adotada como elemento central do logotipo do CADEP-CN, em 1991. 
-
Morfologia:
O tom geral da plumagem é o castanho nas partes superiores; castanho-claro e com manchas/listas nas partes inferiores, sendo  a parte interior das asas esbranquiçada; a cauda é listada e quadrada; o bico, forte e enganchado, é amarelo e preto; as patas  são amarelas e com garras.
-
Ocorrência/observação:
É uma ave residente, que só não existe no Grupo Ocidental. Ocorre em zonas florestais e arribas, assim como algumas áreas de  pastagens com árvores nas imediações e, embora possa ocorrer a mais de 1000 metros de altitude, prefere ocupar as  zonas mais baixas e intermédias, apresentando um voo de grande beleza.
-
Tratando-se de uma ave grande, pode ser observada/localizada a grande distância em vários locais e habitats, um pouco por toda a ilha de Santa Maria. 
-
CENSOS COMEÇAM JÁ NA PROXIMA SEMANA
-
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 24 e 25 de março o 7.º Censo de Milhafres nos Açores, numa iniciativa que pretende avaliar o estado da população da maior ave de rapina do arquipélago. 
-
Para mais informações sobre os censos, consulte o projecto AQUI .

14 comentários:

JOSÉ ANDRADE MELO disse...

Com este já são sete milhafres que o CADEP-CN, encontra feridos desde 1991.Conseguiu-se recuperar 4 deles, e dois morreram.
Sobre este, ainda não tivemos notícias após a sus entrega ao PNI.

Tânia Maria Ferreira disse...

Mais um bom exemplo na defesa das aves e da biodiversidade dos Açores que o ambientalista José Melo e associaçoes que representa, levam a cabo na ilha de Santa Maria, há longos anos.

Desejos que o milhafre recupere.

Bjs

André M.Cabral disse...

Bonita ação de sensibilidade e responsabilidade ambiental que a representação dos Amigos dos Açores e CADEP-CN já habituaram nas suas ações.

Parabéns aos professor e amigo José Melo e aos seus jovens ambientalistas, que tem o previlégio de trabalhar com ele.

Dinis Braga Sousa disse...

O professor José Melo é sportinguista ferrenho, mas mesmo não gostando os Benfiquistas, ainda bem que salva as águias:))

Fora brincadeiras parabéns pela bonita ação.

Rita Batista disse...

O milhafre está lindo an foto, apesar de assustado.

Esperemos que não seja ferimentos graves.

Parabéns pelo resgate e trabalho que o CADEP tem feito na defesa das aves, sem falar nos cagarros e agora na estrelinha de santa maria.

Ricardo Moreira Sousa disse...

Mais uma ação louvável dos jovens do CADEP e seu professor.

Ana Sofia disse...

Patrabéns pela sensibilidade e responsabilidade ecológica do CADEP-CN pela defesa das aves e ativismo na defesa do ambiente insular.
Bjs

Catarina Braga disse...

Lindo e emocionante, ver como jovens de hoje continuam a a dar continuidade ao trabalho do CADEP-CN, que iniciamos há mais de 20 anos.
Recordo com saudade a minha participação na recolha e salvamento de um milhafre numa pastagem da Terra Velha, que tinha caido com um choque
elétrico. Ele estava muito fraco e tratamos dele lá na sala do Clube durante alguns dias, tendo sido uma festa, com grandes palmas no dia da sua devolução à natureza.
PARABÉNS E CONTINUEM!

fair play disse...

Uma ação muito bonita do CADEP-CN e representante dos Amigos dos Açores, na defesa das aves, que como sabemos começaram a campanha de salvameto de cagarros cá na ilha e levaram ao governo a proposta para a proteção e estudo da estrelinha de Santa Maria.

Parabéns por todos estes grandes exemplos e trabalho desenvolvido, entre muitos outros.

Joana Costa disse...

Bonita ação do CADEP-CN.

Parabéns pela sensibilidade e responsabilidade.

Victor Correia disse...

Parabéns pelo resgate.
Espero que tivesse sido frutífera.

O animal salvou-se?
Santa Maria também precisava de um centrom de recuperação de aves.

Sandra Pacheco disse...

Louvável!

Parabéns.

Rita Silva disse...

Trabalho lindo e de grande responsabilidade ambiental deste CADEP-CN de Santa Maria, que ouço falat já à anos, principalmente na campanha de salvamento de cagarros e no começo de passeios pedestres, como meu filho participou num deles, numa visita de estudo à ilha, que que foi acompanhada pelo professor José Melo.

António Manuel Sousa disse...

Mais um trabalho exemplar do Clube dos Amigos do Ptrimónio de Santa Maria, tal como na Campanha SOS-Cagarro e mais recentemente na defesa da Estrelinha da ilha, para ter um plano de proteçao antes que se extinga.
BEM HAJAM AMIGOS, E NÃO PAREM!