Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


31 de março de 2012

DESCOBERTA DO SENHOR POMBO REITERADA AGORA NA TERCEIRA

A ARANHA “PHIDIPPUS AUDAX”, QUE SÓ TINHA SIDO DESCOBERTA ATÉ ENTÃO NOS AÇORES PELO SENHOR POMBO, FOI ENCONTRADA A SEMANA PASSADA NA TERCEIRA
-
Foto: in Biportal UAç
A rara aranha exótica, foi detectada na zona do Paul da Praia da Vitória, na decorrência do trabalho de campo do Grupo de Biodiversidade da Universidade dos Açores, inserido no Fórum na Praia, realizado entre 8 e 11 de Março.  
-
A presença da espécie de aranha exótica ‘Phidippus audax’ (Hentz, 1845) fica também agora confirmada na ilha Terceira (Paul da Praia), depois de só ter havido, até então um único registo nos Açores, verificado numa zona do Aeroporto de Santa Maria, pelo naturalista Dalberto Pombo. 
-
A ‘Phidippus audax’ é uma espécie de aranha originária da América do Norte, pertence à família das aranhas saltadoras (araneae, salticidae), e é capaz de saltar 50 vezes o comprimento do seu corpo.
  --
Possuem uma visão estereoscópica com os seus oito olhos, quatro pequenos no alto da cabeça e quatro grandes voltados para a frente, o que, explica, é útil na perseguição das presas e também na comunicação intra-específica. 
-
Foto: in Bioportal UAç
Os especialistas explicam ainda que, enquanto os machos medem entre seis e 13mm, as fêmeas, ligeiramente maiores, podem medir entre oito e 15mm. São bastante peludas e o cefalotórax e abdómen são pretos, pontualmente manchados de branco. No meio do abdómen existe uma grande mancha triangular branca, precisam, e várias outras manchas mais pequenas que podem variar na cor, desde branco, a amarelo e laranja. Muitos indivíduos possuem quelíceras de cor verdes iridescentes. 
-
Na sua descrição científica advertem que a aranha phidippus audax é um importante predador de insectos, o que, naturalmente, provoca impacto nos ecossistemas, adiantando que, por ser exótica nos Açores pode constituir um problema para as populações de insetos nativos. 
-
Pode colher mais informações e ver mais fotos em: 
-
-
 -
Sr. Pombo com jovens do CADEP-CN
A pretexto desta notícia, aproveitamos para enaltecer o excelente trabalho que desenvolveu do naturalista Dalberto Pombo; recordar com saudade o amigo e agradecer as suas muitas participações nas atividades do CADEP-CN, disponibilizando conhecimentos e boa disposição. 
-
-
   * José Melo
   CADEP-CN e A.Açores, Sta Maria

1 comentário:

fair play disse...

É uma aranha muito curiosa, mas também pode ser nociva para os ecossistemas das ilhas, ckmo refere a notícia.

Biodiversidade é uma grande riqueza, mas com espécies naturais das ilhas.