Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


27 de março de 2012

“NÃO AOS APOIOS PÚBLICOS ÀS TOURADAS” – ASSINE A PETIÇÃO

950 ASSINATURAS EM QUATRO DIAS. ESTA É A VONTADE DOS AÇORIANOS!
-
  JUNTE-SE A ESTA NOBRE CAUSA!
---
 -Um grupo de cidadãos e cidadãs dos Açores, veiculando o seu sentir e a sensibilidade da larga maioria dos açorianos contra o sofrimento dos animais nas touradas, e a atribuição de dinheiros públicos (nossos impostos) a essas práticas retrógradas, lançou uma petição pelo Fim dos apoios públicos à tauromaquia nos Açores, defendendo a sua canalização para fins nobres, como recuperação de património, conservação ambiental, cultura, educação e, nomeadamente, apoios sociais que a conjuntura exige.
 -
Leia os princípios justificativos e assine a petição AQUI .
 -
 Não permita que o dinheiro dos seus impostos financie práticas sanguinárias, o sofrimento animal e a má imagem dos Açores, que se quer verdadeiramente ecológica e com uma boa imagem civilizacional do seu povo.
-
"A grandeza de uma nação e o grau de educação do seu povo, podem ser julgados pela forma como trata os seus animais".
* Mahatma Gandhi (adaptado)
-----
-                                                                    Video da campanha:
-----

10 comentários:

Renato "pró-vida" disse...

Apoio e revejo-me totalmente nesta causa.
Já assinei ontem, e hoje à tarde 5 amihos meus já o fizeram também.
Parabéns aos promotores e bem hajam todos os signatários na sua ação cívica de defesa dos animais e de puxarem os Açores para o bom nome.

Rita Silva disse...

Todos nós sentimos que os Açorianos são na maioria contra o sofrimento dos animais nas touradas, mas os políticos com medo de perder votos, lá vão dando corda aos lobys da Terceira, cometendo o duplo erro de não terem a coragem de acabar com esta vergonha regional e, ainda por cima, usando os impostos de todos nós para alimentar esta barbárie.

Está na hora dos Açorianos dizerem que não aceitam esse atrevimento e desrespeito, por isso estou com esta petição e dou amaior força para que esta luta continue.

O meu obrigado aos magníficos Açorianos que trouxerem ao de cima este sentird e todos nós!

António Manuel Sousa disse...

Muito bem!
Ainda bem que existem ações cívicas e pessoas de bem que olham e agem pelo bem-estar dos animais, moralização do dinheiro quen nos tiram e o bom nome dos Açores.

Já assinámos cá em casa todos.

Obrigado pela ação e informação.

Unknown disse...

Eu já assinei, desafio todos a fazê-lo também.

Arnaldo Moura

Rebento desta terra disse...

Boa tarde,

Penso que existem pontos mais delicados para se tratar!! Vejo mais uma moda do que outra coisa. Quem quer ver vê, quem não quer não vê! Agora, só falta dizerem que já não se pode comer carne, que vais preso se não deres água ás tuas alfaces e por aí fora. Não sou um grande adepto de touradas, mas simplesmente por ser um espectáculo pouco dinâmico e por não ter crescido neste meio. O Renato pró-vida fala do bom nome, mas acredite que isto dá bom nome aos Açores, somos um povo com tradições ancestrais e não neguem que está no sangue da maioria dos terceirenses. Isto é sem duvida um produto turístico, porque eu próprio estudei isto em marketing e itenerários. Estas touradas são reconhecidas mundialmente, e já são muitos anos de tradição! Penso que a nossa Praia Formosa é um ponto mais preocupante por exemplo, vejam lá o novo plano de pormenor da zona balnear da praia formosa. Isto é que é o Bom Nome dos Açores e açorianos?!! Betonizar os nossos melhores solos, tanto em termos agrícolas - a nossa meloa -, como roubar ao povo a vida da praia formosa. Já temos exemplos mto maus no nosso litoral continental, em que tudo se saturou e se esgotou. Onde está a qualidade de vida desta baía depois deste plano, a qualidade de vida que vendemos para fora?? Mais uma baía igual ás outras, cheia de casas e betão, e dois terrenos para o povo se calar com meia dúzia de árvores e churrasqueiras? Isto é que é o bom nome dos Açores?? Em S. Miguel, gastaram milhões em estradas, estragando as paisagens e terrenos, para o resto dos açorianos pagarem, isto é o Bom nome dos Açores?! Privarem-nos de poder viajar para os Açores, sem haver preços decentes para portugueses, impedindo o crescimento das ilhas mais pequenas, isto é o Bom nome dos Açores? Fazerem exploração de inertes mesmo por baixo de um dos maiores tesouros nacionais - os nossos "gigantes" fosseis. Os nossos moinhos de vento, que continuam na sua degradação?
Ao menos as touradas, levam em vez de tirar gente aos Açores!! Acho que os gastos que o governo tem não são assim tantos, para um tradição que só melhora de ano para ano. Enquanto o que é importante para os Açores - paisagem, agricultura, mobilidade das pessoas, investimento em plataformas modernas e sustentáveis que cativem os jovens em se afixarem aí, é mentira. A única coisa que nos resta é o mar, até quando?? Não sei...

Penso que isto é um mal mto menor do que aquilo que se tem feito à nossa natureza. Não são uma dúzia de touros que vão inspirar os mais novos para o maltrato dos animais. Não sejamos tão radicais. Já a paisagem, uma vez betonizada, betonizada para sempre!!

Penso que devia-se fazer uma petição contra o plano de pormenor da Praia Formosa. Uma petição para o fim da exploração de inertes na pedreira do facho, uma petição para revitalizarem as nossas vinhas - património da Unesco.

Enfim, mta coisa da natureza andamos a ensinar mal aos nossos mais novos.

Cumprimentos e um bem aja para os Açores

Isabel Pereira disse...

Boa tarde

Como seguidora assídua deste excelente espaço de promoção e defesa do património cultural e natural de incidência local, mas também com uma forte relevãncia e abrangência global, nomeadamente também na educação e defesa do bem-estar animal, que mais diz respeito à minha área de médica doutoranda em veterinária e etologia animal, não poderia estar mais em desacordo com a substância argumentativa, ou sequer "não argumentada" da defesa das touradas que é feita pelo comentador "Rebento desta terra".

Caro senhor, se soubesse que um touro, um cão ou qualquer outro animal dotado de sistema nervoso central, tal como você e eu, sente o mesmo grau de sofrimento que receberia uma pessoa se lhe fosse cravada uma faca ou um dos ferros, daqueles que são espetados nas touradas, certamente que não aceitaria bem essa prática medieval e bárbara, e a rejeitaria liminarmente se alguma vez passa-se para o outro lado e alguém lhe ferrasse algo de semelhante, nem que fosse só uma vez para experimentar.

Estamos a falar de seres sencientes, de constituição biológica , orgânica e psico-emocional semelhante ao ser humano, e estamos a falar de ciência e não opinadamente, pois estudamos e acompanhámos a fundo, no âmbito de estudos acadêmicos vários touros, no antes, durante e pós touradas, em termos de expressões, comportamentos, teor das vocalizações e análises dos ferimentos e estudo comparado com similaes em humanos.

Muito pânico, dor e desespero, é o que aponta a verdadeira literatura científica sobre o assunto e corroboraram os nossos trabalhos.

Continuo...

Isabel Pereira disse...

Continuação...

Tortura, jamais poderá ser "cultura", vinda de uma sociedade que se quer de elevado grau de civilidade, e praticante da moralidade e ética exigível à espécie humana para com os outros seres vivos.
A cultura vivencial que englobe cantares, danças, manifestações etnográficas, gastronomia, edificações patrimoniais marcantes e identitárias e os gáudios festivos, em que a envolvência é aceite por todos os aderentes, sentindo pertença, adesão voluntária à sua prática e prazer global de todos os intervenientes, deverão ser mantidas, protegidas e apoiadas financeiramente para a sua perpetuação. Mas, caro senhor, nas touradas, os únicos que lá não estão voluntariamente é cavalo e o touro, e só este último é alvo de humilhação, sofrimento, e sujeito a jorros de sangue, advindos dos torturantes ferros que lhe são espetados.
Como pode chamar a isto cultura, e dar bom nome aum povo, que felizmente, contra os eu pensar, está largamente contra aí na Região, o que o enaltece, através de lutas e petições como esta apresentada no Naturmariense.
Nesta pseudo-festa que defende, só aquele que foi mais forçado a lá ir, é que é torturado, só sendo "festa" para os sádicos que lá vão e para os ganadeiros e organizadores que enchem os bolsos, á custa da toutura dos animais, epelos vistos também às custa dos seus impostos, porque,de outra forma não havaria touradas por aí.
Como pode dar "bom nome" a uma região, a um povo e a pessoas individuais a aceitação de "festas" com centralidade numa tortura, e no sofrimento atroz de um ser vivo? É isso que quer transmitir aos seus filhos como valores? É isso que quer que a sua região mostre e se apresente ao mundo?

Caro senhor, as violações só são violações, quando uma das partes não aceita, porque lhe é imposto sofrimento e humilhação, o mesmo se passando com os animais nas arenas- "são violentados corporal e emocionalmente" (pois sabia que os animais sencientes também sentem emoções?)sem dó nem piedade!!!

Caro Senhor, o apedrejamento de mulheres no Irão também é uma tradiçao ancestral (vocês acha bem);mutilar os órgão genitais de jovens nalguns países africanos é uma tradição antiquíssima (você acha bem?), a violência doméstica em Portugal é ancestral (você acha bem?,lançar pessoas ao leões para gáudio da nobreza romana, nas arenas era uma destacada tradição (você concorda?).

Isabel Pereira disse...

Para concluir senhor "Rebento desta terra"...

O senhor defende que como vê quem quer, por isso, deve-se tapar os olhos ao sofrimento dos outros.

Caro amigo, se você decidisse fazer um espetáculos com seus amigos de auto-flagelamento ou hetero-tortura de aceitação de todos, aí sim teria moralidade e concordaria que veria quem quisesse e até poderia participar quem quisesse, e pode Crer, que mesmo assim, tudo faria faria para demover essa prática, mesmo que d aceitação voluntária dos participantes.

Mas no caso dos animais do toureio,vão para a arena obrigados e são violentados contra a sua vontade, e mugem agonizados quando so ferros saõ enterrados na sua carne, quais "gritos" de horror que são abafados pelo sádico aplauso do público.

O "vê quem quer", quando no que se "vê" é um ser forçado a ir para uma arena, num ambiente hostil e anti-natural e a ser violentamente torturado, e, nada se fazer, já é grave, e então defender abertamente esse vil sofrimento, é gravíssimo e imoral.

Terminando, caro amigo, as sociedades evoluem e as mentalidades também o devem fazer, como felizmente tem vindo a acontecer com a abolição de touradas mo México, regiões da Guatemala, Catalunha, Canárias, alguns municípios como Viana do Castelo, sem falar na abominação que os países mais evoluídos do norte da Europa, fazem destas práticas medievais, sendo daí que advém e se tem apostado no turismo de qualidade.

Touradas só trazem mau nome a uma região que se divulga de " verde", que é o mesmo do que defensora da vida e da conservação e respeito pela vida "os animais são vida", e enxovalham concerteza o bom nome da região e do seu bom povo, daí não ser aceitável o uso de dinheiros públicos para aguentar estas barbaridades, que só servem alguns.
Quanto às outras prioridades de ação e assuntos que coloca como importantes sobre a ilha de Santa Maria, são misturas desapropriadas com este assunto, e, acreditando em si que também sendo necessárias, porque não conheço bem a terra, não são argumentos para desmerecer, nem se substituirem a esta causa da defesa animal, nem nunca mais importante do que ela:-QUANTO MUITO DEFENDÊ-LAS A PAR!

Cumprimentos

sandra Braga disse...

Concordo totalmente com o conteúdo e teor desta necessária petição que mostra o meu sentir pessoal e garantidamente o da maioria dos açorianos, que se devem indignar pela entrega dos seus impostos ao serviço daqueles que de forma sádica se divertem com o sofrimento alheio, manchando de sangue, o que é retirado do nosso trabalho.
Já sssinei e divulguei por amigos e familiares que também não aceitam esse abuso e despudor.

Concordo também em pleno com a resposta excelente alicerçada em valores éticos e responsabilidade moral e racional que deve ter a espécie humana e argumetada na ciência e etologia animal.

Soberba a resposta, mostrando claramente que é uma vergonha e um mau nome para o povo dos açores a prática de touradas, sendo a alura de seguir os exemplos da Madeira, das Canárias, de Cabo Verde, que se afirmam como regiões de excelência turística sem tortura de animais.

Regulus sanctaemariae disse...

Concordo com a petição. Já assinei junto com meus familiares. Não aceitamos que nossos impostos sejam sujos com o sofrimento dos animais, deveriam ser usados para recuperar o património das nossas ilhas, que orgulham o nosso passado e marcam a nossa diferença,sendo a atração do viisitantes, sem nos envergonharmos.