Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


21 de março de 2012

O DIA DA ÁRVORE E AS ABOMINÁVEIS PODAS RADICAIS -"REFLEXÃO "

É PRECISO REFLETIR SOBRE AS PODAS E ENCETAR A MUDANÇA ATITUDINAL EM TERMOS DE  FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO TÉCNICO
-
No Dia Mundial da Àrvore, que hoje se comemora, as ações e escritos mais frequentes atinentes a esse dia, prendem-se com as plantações de novas árvores (o que é muito importante), mas raramente se fala da tão necessária atenção, cuidado e preservação das árvores existentes, que, ao longo do ano, muito mal tratadas são, através de “podas radicais” que autenticamente as decepam. 
-
Muitas são as mensagens escritas e fotos que os Amigos dos Açores e CADEP-CN de Santa Maria recebem  sobre esta lamentável prática, para além das várias queixas orais a solicitarem a nossa interseção, no sentido de a denunciarmos em vista à sua necessária mudança. 
-
Como resposta àqueles que “acusam” de haver pouco ativismo ambiental da nossa parte nessa matéria, relembramos que, já anteriormente escrevemos sobre o assunto no Baluarte; temos vindo a denunciar a falta de formação dos podadores e roçadores de taludes, em memorandos entregues à SRAM, e em novembro do ano passado escrevemos no NATURMARIENSE um post intitulado “Alerta sobre as podas- As árvores são muito mais do que troncos”, que pode ser lido  AQUI.
--
Devendo as preocupações ecológicas serem política e prática transversal aos diversos departamentos governamentais que interferem no ambiente da nossa região, reiteradamente esta questão junto do  Senhor Secretário Regional do Ambiente do Mar, na reunião de 14 de março último, tendo-se reforçado como urgente, as recomendações apresentadas abaixo: 

- Formação de roçadores de taludes de estradas e de trilhos pedestres classificados, de forma a salvaguardarem nos cortes as espécies de vegetação primitiva e endémica, (como temos constatado), e a evitarem-se usos indevidos de químicos; 

- Formação e acompanhamento técnico dos podadores de árvores que ladeiam as estradas e de jardins públicos, de forma a ser respeitada a estética e, fundamentalmente, a fisiologia vegetal das espécies sem fazer perigar a sua regeneração e vitalidade, condições fundamentais que as “podas radicais”  não têm em conta. 

 Perante as evidências e os avultados lamentos públicos, o Senhor Secretário concordou que a situação, não estava bem e que perpassava um pouco por todas as ilhas, podendo tal como defendemos, ser rentabilizados os técnicos florestais na orientação das podas. 

 Esperemos que o Dia Mundial da Floresta deste ano sirva para se fazer uma reflexão séria sobre esta questão das “podas radicais” e que a SRAM e a SRAF como entidades com responsabilidades na  defesa e conservação das árvores e da floresta, assumam firmemente ações transversais, junto das outras secretarias no sentido da sua resolução, despoletando as recomendações que sugerimos.
----------
* José Melo
   A.Açores e CADEP-CN Sta Maria

17 comentários:

Joana Costa disse...

Muito bem! Uma reflexão deveras muito pertinente e necessária de ser feita não só aí em Santa Maria, mas nos Açores todos.

É um verdadeiro disparate o que fazem às nossas árvores de berma de estrada, que de frondosas passam a troncos nús.

Victor Correia disse...

Ainda bem que existem associações atentas e ativas que dão voz ao descontentamento das pessoas pela "poda" do património que são as lindas árvores que embelezam as nossas estradas e jardins.

Eu fui um dos que escreveu para o endereço dos Amigos dos Açores que vi aqui no Naturmariense a denuncias estas situações e tenho ouvido várias pessoas com desgosto por causa disso. É preciso acabar com essa irresponsabilidade e falta de sensibilidade dos resonsáveis por estes atentados.

Sandra Pacheco disse...

A isto é que chamam Açores de natureza intacta!?

Estas podas a gosto do podador do dia e sem critério técnico, são dos exemplos onde a natureza das ilhas aparece mais "partida" aos olhos dos visitantes, que muito tem lamentado e dito mal, como muitas vezes já ouvi.

TRISTEZA!

Luisa Medeiros disse...

Porque não requesitam os técnicos florestais para acompanharem esses podadores que não sabem o que estão a fazer? Não são todos funcionários do Governo?
Fazem barbaridades e nem usam os recurso técnicos ao dispor para as evitarem.
Essa coisa de se trabalhar em capelinhas nunca deu certo e torna-se vergonhoso quando o patrão é o mesmo:(

fair play disse...

Gostamos muito de desporto, incluindo os radicais, mas isto não é um desporto mais UMA GRANDE MONSTRUOSIDADE SEM REGRAS!

André Medeiros disse...

Vergonhoso o que fazem aos nossos belos plátanos.

BASTA DE INSENSIBILIDADES E IGNORÂNCIAS! RECORRAM AOS TÉCNICOS!

É REVOLTANTE!

Rui Fernandes disse...

Intolerável o que vemos por aí a ser feito às nossas belas árvores que ladeiam as nossas estradas.
É assim com esta gente insensível, que não recorre a quem sabe da poda, que queremos apresentar bem as nossas ilhas aos visitantes?

É preciso urgentememte acabar com esta estupidez e colocar as podas na competência dos serviços floestais.

URRA!!!

Nélia Cunha disse...

Inaceitável! Isto chega até a ser revoltante, porque são asneiras não passíveis de correção.

Parecemos mesmo uma região do terceiro mundo, haver técnicos competenes na matéria de outras secretarias do governo e fazer barbaridades destas de forma ignorante com pessoas que nada sabem sobre o assunto.
Afinal não são serviços todos do mesmo Governo?

Solange Oliveira disse...

Triste, muito triste mesmo.
As imagens falam por si, quando à ignorância do que está a ser feito contra a natureza e beleza das árvores.

Porque razão os serviços de ambiente não põe mão na paragem destas barbaridades?

Joana Cabral disse...

Não tenho palavras para estes atentados ambientais.

Os serviços de ambiente não deveriam deixar passar em claro estas vergonhas, pois como diz bem o post a sua ação deve ser transversal, não podendo sacudir a água do capote.

Isto é inaceitável!

Joana Costa disse...

Cada vez que vejo destas coisas revolto-me.

Rita Silva disse...

TRISTEZA! ACABAR COM ANOS DE VIDA, E SÃO MUITOS ATÉ ESTAS ÁRVORES CHEGAREM A ESTE PORTE, REDUZINDO-AS A MEROS PAVIOS.

Como defendem OS Amigos dos Açores e CADEP de Santa Maria, o governo deveria legislar para que as podas tivessem acompanhamento técnico obrigatório, pois estas árvores também são património e peças ambientais muito importantes para a biodiversidade e imagem ecológica dos Açores.

Esperemos que o governo não faça orelhas moucas a estes importantes apelos.

António Manuel Sousa disse...

É de bradar aos céus, não há palavras!

Também não percebo porque não recorrem aos técnicos florestais, ara evitar estas calamidades, lamentadas por toda a gente e que tanto reclamam os que nos visitam.

Renato "pró-vida" disse...

Fico doente quando vejo estas barbaridades e só não digo aqui os nomes que chamo a quem faz destes disparates, porque o meu comentário não seria publicado.

INFELIZMENTE ESTES PLÁTANOS JÁ NÃO PODEM SER SALVOS, MAS TRAVEM ESTA GENTE, DÊEM FORMAÇÃO ADEQUADA, OBRIGUEM-NOS A CONSULTAR TÉCNICOS COMPETENTES!

sandra Braga disse...

Vergonhoso e incomprensível!

Deverão ser os técnicos credemciados a fazer as podas, quando mecessárias e não quaisquer uns de qualquer maneira.

Afinal a conservação da natureza ainda tem muito para melhorar! :((

Nazaré disse...

O QUE VEMOS MERECE UMA VIVA INDIGNAÇÃO PÚBLICA!

Renato "pró-vida" disse...

Que porcaria! Essa gente não tem vergonha na cara?