Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


18 de março de 2012

PERCURSO DE INTERPRETAÇAO AMBIENTAL DA COSTA NORTE (PR1-SMA)

TRÊS ESTRELINHAS FORAM OBSERVADAS
---
No dia 10 de março, o PNI promoveu um percurso de interpretação ambiental na Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Norte de Santa Maria.-
-
No percurso guiado pelo vigilante da natureza Nelson Moura e apoiado pela Sofia Freitas do PNI, contou com a participação de 14 pessoas, incluindo 5 elementos do CADEP-CN de Santa Maria.
-
A Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Norte de Santa Maria, inscreve uma extensão de 24,58 km2, alberga o domínio marinho de cariz rochoso das costas protegidas pela Área de Paisagem Protegida do Barreiro da Faneca adicionando a estas, o domínio marinho adjacente à zona Balnear dos Anjos, e da Praia dos Lobos. Inclui, ainda, as singulares baías do Raposo e da Cré, que na sua totalidade comportam elevada riqueza de biodiversidade florística e faunística, assim como importante geodiversidade, que importa garantir a sua preservação e sustentabilidade.
-
-
.            (Depois da leitura do post, veja o vídeo do percurso, no final)

-
Embora não faça parte deste percurso, a Área Protegida de Getão de Recursos da Costa Norte abrange, ainda, a magnífica Baía do Tagarete e uma elevação rochosa localizada perto da costa, denominada por Ilhéu das Lagoínhas, de 52 metros de altura, que possui vertentes abruptas, contendo várias cavidades muito importantes para a nidificação de aves marinhas como é o caso do Garajau-rosado (Sterna dougallii), Cagarro (Calonectris diomedea borealis) e o Frulho (Puffinus baroli baroli).
--
O percurso começou pela descida à Baía do Raposo, local de grande valor paisagístico pelas suas escarpas com disjunções prismáticas, queda-d'água e foz da ribeira, tendo-se também observado as ruinas de duas antigas azenhas, algumas plantas endémicas, como a Festuca petraea, a Pericalis malvifolius, o Aichrisum vilosum e a macaronésica Tolpis succulenta, entre outras. As suas arribas servem, ainda, de local de nidificação a várias espécies de avifauna marinha como o Cagarro (Calonectris diomedea borealis), o Garajau-Comum (Sterna hirundo) e o Garajau-Rosado (Sterna dougallii). 
--
Depois da suada subida , atravessou-se uma estupenda alameda ladeada quase no seu todo por paus-brancos, urzes, faias e tamujos, tendo ocorrido aqui um dos pontos altos deste passeio com a observação de três estrelinhas (Regulus r. sanctaemariae), dois machos e uma fêmea, que esvoaçavam e emitiam sons, sobre uma urze, numa disputa para o acasalamento, que se inicia no final de março ou abril. 
-
Atravessadas duas belas ribeiras, com um um ou outro escorregão pelo meio, chegamos ao esplendoroso Deserto Vermelho dos Açores. O Barreiro da Faneca consiste numa área de terreno árido que pertence à unidade geológica "Formação das Feteiras" (um dos momentos do vulcanismo mais recente de Santa Maria). Este local resulta do vulcanismo mais explosivo, constituída por piroclastos que foram alterados, através da ação do clima quente e húmido, em argilas vermelhas.
-
Não obstante a sua vasta área desértica, esta Paisagem Protegida releva-se, ainda, por ser um importante reduto para a presença da Estrelinha de Santa Maria na sua mata mista circundante, contendo vários endemismos arbóreos ou arbustivos como a urze ("Erica azorica"), o pau-branco ("Picconia azorica"), a malfurada (“Hypericum foliosum” o louro-da-terra (“Laurus azoricus” e a primtiva faia-da-terra (Morella faya”). 
-
Após um merecido descanso e ligeira refeição sentados no Barreiro da Faneca, iniciou-se a descida para a Baía da Cré. Aqui, além da excelente panorâmica observaram-se algumas formações sedimentares, como calcários e conglomerados fossilíferos, alguns destes com exemplares fósseis bem preservados. 
-
A delícia da paisagem e a apreciação da riqueza singular dos fósseis marinhos de Santa Maria deu humor e aguçou a perícia, para a travessia de um troço de lamaçal, antes do avistamento da histórica Baía dos Anjos. 
-
Já de pés mais secos, ainda fomos bafejados pela vista do majestoso vôo de um falcão peneireiro, e após a descida de algumas verdejantes pastagens, o grupo chegou aos Anjos, cansado, mas satisfeito pelo seu tempo bem empregue, no conhecimento e fruição de algumas das maiores riquezas e belezas do património natural de Santa Maria. 
-
Para além da fruição ambiental, deve ser também ser nota de registo a ação cívico ambiental, de alguns participantes, entre os quais o Hugo Carvalho e os jovens do CADEP-CN, na recolha de lixo ao longo do percurso, deixando aqui a nossa mensagem de que  "MELHOR DO QUE LIMPAR É NÃO SUJAR".
-
-* José Andrade Melo
   CADEP-CN Sta Maria -
-


23 comentários:

"Ecologistas Ativos" disse...

Muito bom!

Excelente vídeo de apresentação do percurso pedestre desenvolvido na área protegida da Costa Norte de Santa Maria.
Como o CADEP-CN e Amigos dos Açores já nos habituaram, aqui no Naturmariense, não só dão a notícia mas fornecem informações científicas e didáticas de caris ambientais e patrimonial das áreas ambientais qie apresentam. A isto chema-se educação/informação ambiental ligada à promoção ecológica aí de Santa Maria. É um exemplo que temos vindo a seguir, e tal como prometido, no Verão, agardecemos aos Amigos dos Açores que também nos leve a este excelente percurso.
PARABÉSNS!

Tânia Maria Ferreira disse...

Excelente artigo com a descrição do percurso pedestre. Linda esta Costa Norte de Santa Maria.Adorei as fotos e o vídeo!
Parabésns!

André M.Cabral disse...

Muito boa a descrição do percurso nas suas vertentes ambientais e paisagísticas. É um roteiro bem sequenciado com fotos maravilhosas e um vídeo complementar que nos faz sentir dentro da caminhada:)

Dinis Braga Sousa disse...

Grande promoção das riquezas ambientais de Santa Maria, que para muitos ainda está desconhecida.

Bom trabalho e patrabéns aos Amigos dos Açores e CADEP-CN pelo serviço à ilha. É pena é o professor Melo ser sportinguista:))

Rita Batista disse...

Adorei este magnígico post do Naturmariense, como já nos tem habituado, pois este é o espaço onde o ambiente é mais defendido e divulgado.

Fiquei com muita inveja de não estar nesse passeio principalmente pela oportunidade de ver a nossa estrelinha :((

Ricardo Moreira Sousa disse...

Magnífica apresentação descritiva, e fotográfica ds belas paisagens e valores ambientais da zona norte de Santa Maria, pela mão de quem já nos habituou a mostrar o que Santa Maria tem de melhor, e a defender essas riquezas com coragem e sabedoria do que fala e escreve.

Que bom ver que o CADEP-CN continua a envolver jovens gerações no dar valor ao nosso património, sendo muito bonito ver a atitude de educação que mostraram na recolha de lixo.

PARABÉNS!

Ana Sofia disse...

Estupendo vídeo e ótima descrição ambiental, muito abrangente.

Como Bióloga gostei particularmente da descrição minuciosa da flora endémica aí do arquipélago, que é um património genético único que, ainda bem está a ser valorizado aqui no post como atração dos caminhantes. Marcadamente importante também foi o entusiasmo registado à volta da observação da estrelinha da ilha de Santa Maria, que se encontra sob grave ameaça, como registado no livro vermelho do Instituto de conservação da natureza, onde trabalhei como destagiária, há três anos.
Tenho estudado mais a funfo a ave através da literatura, depois da sua divulgação como ave do ano nos Açores, podendo disponibilizar aos Amigos dos Açores os meus resumos.
Bom trabalho e continuarei aser seguidora atenta deste excelente blogue dos Açores, regiao que estou ligada por costela do meu avô.

Catarina Braga disse...

Adorei professor!
Fez-me lembrar os nossos passeios para conhecer plantas, animais e rochas que fazíamos lá em cima, quando estava no CADEP-CN. Sigo com muito gosto este blog fundamerntal para a divulgação e defesa corajosa na defesa do nosso patrinómio e ambiente.
É uma voz fundamental que continuarei a dar força e daou minha colaboração no que for preciso.

Bjs e obrigado por me ajudar a ser uma ecologista

fair play disse...

Video com fotos maravilhosas, com excelente apresentação descritiva do percurso, que é deveras muito engraçado e um bom roteiro para ocupação turística de qualidade.

Esperemos ér que saibam conservar e respeitas os valores ambientais presentes, bnão perturbando aves como a estrelinha, que como diz o post vai entrar em época de nidificaçao em breve e dos fósseis só levem fotografias como defende à anos os amigos dos Açores através do seu representante na ilha.

Joana Costa disse...

Lindas paisagens e que bom saber que a estrelinha foi avistada e tomada como centro de interesse que merece ter por parte dos caminhantes.

Victor Correia disse...

Lindo vídeo. Adorei tudo, e apreciei a emoção à volta das estrelinhas. Muito gostaria de também as ter visto:)

Sandra Pacheco disse...

Quem me dera também ter visto as estrelinhas!
QUE INVEJA :)

Luisa Medeiros disse...

Santa Maria tem coisas maravilhosas e únicas para oferecer.
O que é preciso é fazer boas promoções como esta aqui apresentada.
Reenviei para uns amigos e alguns já estão com vontade de conhecer estes lindos lugares e também ver a estrelinha da ilha.

Anónimo disse...

A área protegida da Costa Norte, gerida pelo PNI-SMA, apresenta elementos paisagisticos ambientais e patrimoniais muito interessantes e singulares, que merecem ser visitados, fruidos, obedecendo a regras de eco-conduta bem defenidas, por forma a que se leve só fotografias e saudades, como aconteceu com os pedestrianistas que aparecem nas fotos.
Não deixe de visitar esta bela parcela ambiental de Santa Maria.

André Medeiros disse...

Que lugares maravilhosos!

Terra linga! Aguçou-me o apetite:))

E já agora como vai o projeto da defesa da Ave do Ano?

Rui Fernandes disse...

Paisagens soberbas que muitos Açorianos e talvez mesmo habitantes da ilha não conhecem.

Isto é lindo em qualquer parte do mundo.

Mais uma vez um excelente trabalho de apresentação e promoção das riquezas ambientais da ilha de Santa Maria pelos Amigos dos Alores locais.

José Andrade Melo disse...

COMENTÁRIO DO ESCRITOR E INVESTIGADOR ETNOGRÁFICO ARSÉNIO PUIM


José Melo
Vi e revi, não sem o despertar duma saudade, a excelente reportagem relativa ao trilho da costa norte de Santa Maria, que foi objecto do vosso recente percurso.
Embora eu seja natural da costa sul ou sueste, conheço bem todos os locais por onde passa o referido trilho. Raposo, Barreiro da Faneca, Cré, Anjos, Praia de Lobos são, para mim, dos mais bonitos e interessantes lugares da Ilha, que alguém que por eles passou não mais esquecerá.
Parabéns pelo trabalho que desenvolveis na Ilha.
Na minha próxima ida a Santa Maria, tenciono averiguar alguns dos lugares onde antigamente se extraia o almagre. Se porventura, nas suas excursões, tiver conhecimento de algum deles, gostaria que me informasse.
Um abraço
Arsénio Puim

Nélia Cunha disse...

Muito gostei de ver etas maravilhas de Santa Maria,que a final não é só sol e praia como a divulgam.

Coisas e lugares maravilhosos destes que mostra o vídeo poden ser mesmo visitados fora do verão, como fazem aqui em S.Miguel, assim como a observação e aves.
Vamos tentar ir aí em junho e agradecia ao representante dos Amigos dso Açores que nos acompanhasse, pois gostaríamos tambémd de ver a estrelinha da ilha e outros lugaes, que certamente terá para nos mostrar.
Obrigado e parabéns

Solange Oliveira disse...

Vídeo maravilhoso com apresentação de lugares apaixonantes.

Bom serviço de promoção de Santa Maria.

Joana Cabral disse...

Belezas de arregalar o olho e encher a alma, e eu que sou apaixonada por pássaros o meu sonho é conhecer a estrelinha de Santa Maria, o que seria um momento histórico para mim.

Adorei o vídeo, que poderia ser sem dúvida un spot promocional da ilha.

Rita Silva disse...

Magnífico. Que previlégio tiveram estes caminhantes,qeu associado à observação da estrelinha, o passeio foi ouro sobre azul:)

António Manuel Sousa disse...

Maravilhoso! Adorei.

Belo vídeo e descrição do percurso.

PARABÉNS!

Renato "pró-vida" disse...

SIMPLESMENTE DELICIOSO!
Por este trabalho, entre outros que já aqui vi, está mais que provado, tal como escreve o professor Melo, que Santa Maria, "não é só praia e sol".