Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


22 de abril de 2012

22 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA TERRA - O TEMPO ESCASSEIA!

HISTORIAL, O QUE ESTÁ EM CAUSA E  DESAFIOS FUTUROS 

"À diferença de outras crises anteriores, a crise atual possui uma singularidade: nela está em jogo o futuro da vida e a continuidade da nossa civilização. Nossas práticas estão indo contra o curso evolucionário da Terra e a sua persistência põe em causa a própria sobrevivência humana”. Leonardo Boff, teólogo e filósofo.


O Dia Mundial da Terra foi criado em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, que ocorreu em 1969. 

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana. 

A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente. 

Desde essa data, no dia 22 de Abril milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

O QUE ESTÁ EM CAUSA 

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos, nos direitos dos animais, na justiça económica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações. 


A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. 

Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente e a diferença entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causas de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis. 

DESAFIOS FUTUROS 

A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais em nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem supridas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais e não a ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir nossos impactos no meio ambiente. O surgimento de uma sociedade civil global está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano. Nossos desafios ambientais, económicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados e juntos podemos construir soluções inclusivas. 

Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, bem como com nossas comunidades locais. Somos, ao mesmo tempo, cidadãos de nações diferentes e de um mundo no qual as dimensões local e global estão ligadas. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida animal é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida e com humildade em relação ao lugar que o ser humano ocupa na natureza.  

O MANHÃ DEPENDE DAS MUDANÇAS QUE URGEM FAZER-SE JÁ HOJE, PORQUE, NALGUMAS SITUAÇÕES, ONTEM JÁ ERA TARDE! 
----
* José Andrade Melo
   CADEP-CN e A.Açores, Sta Maria

6 comentários:

fair play disse...

UM TEXTO SOBERBO, MUITO BOM MESMO QUE DEVE LIDO POR TODOS E TOMADO EM CONTA MUITO A SÉRIO.

Nazaré disse...

Aqui está um escrito fora de série que sacode consciências e exige responsabilidades.
Que Deus nunca falte a quem demostra clarividência e inteligência para escrever assim, esperando que tirem proveito e tenham a atenção ao alerta que faz.

Regulus sanctaemariae disse...

Texto com muita categoria e muito importante para ser refletido neste dia da Terra.
Precisava de chegar a todas as pessoas e levado à prática pelos políticos.

Renato "pró-vida" disse...

Quem escreve assim, e sabendo do que fala como já nos provou, é muito preocupante a situação futura da Terra, se não houver as mudanças sérias defendidas neste texto.
Todos temos que fazer a nossa parte, e dar apoio a quem luta pelo meio ambiente como qui é feito neste escelemte blogue.

Felix Miguel disse...

Adorei este texto. Belo na escrita, mas triste no seu conteúdo, deixando-nos grandes alertas, antes que seja tarde de mais.
Obrigado ao seu autor.

Sandra Pacheco disse...

Um texto de se lhe tirar o chapéu pela pertinência e alertas urgntes que faz, os quais são muito sérios, porque esté em cauisa a sobrevivência humana.