Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


15 de abril de 2012

MANIFESTAÇÃO PELOS ANIMAIS, MOBILIZOU MILHARES DE PESSOAS

CHEGOU A ALTURA DE SE DAR UM SALTO CIVILIZACIONAL EM PORTUGAL FAZENDO VALER OS DIREITOS DOS ANIMAIS 
-
“Marcha em defesa dos direitos dos animais pede uma nova lei e o fim da crueldade e do sofrimento”, confirmando mais uma vez esta manifestação, que se trata de um desiderato de alargado consenso público.  

Mais de 3 mil pessoas manifestaram-se, sábado passado, entre o Campo Pequeno e o Palácio de S. Bento, em Lisboa, em defesa dos direitos dos animais. A marcha, organizada pela Associação “ANIMAL”, para além do adesão de várias outras associações de defesa dos direitos dos animais, contou, ainda com o apoio e presença de várias figuras públicas, tais como: Manuel Luís Goucha, Nuno Calado, Carloto Cotta, Adelaide de Sousa, Filipe Duarte, Sandra Cóias, Rodrigo Guedes de Carvalho, São José Lapa, Rita Blanco, Romana, Maestro António Vitorino de Almeida, Afonso Pimentel, Nuno Markl, Dulce Maria Cardoso, Ana Zanatti, João Lagarto, Heitor Lourenço, Diogo Infante, entre outras. 

Entre as várias  associações nacionais e internacionais ligadas à proteção dos animais e à promoção da alimentação vegetariana estiveram presentes a União Zoófila e o Movimento Universitário pelos Direitos dos Animais, e algumas de Espanha e Itália. 

Os Açores também estiveram presentes, entre os quais quatro jovens contatados pelo CADEP-CN, que se encontram a estudar em Lisboa. 
-
Os manifestantes gritaram palavras de ordem como: “Eu não pago nem pagaria nenhum dinheiro para a tauromaquia” e empunhavam faixas a pedir "Mais esterilização, menos eutanásia", "Parem de fazer testes com animais” "Touradas em Portugal é vergonha animal", " ou "boicote o circo com animais",  entre outras. 

Rita Silva, presidente da  “ANIMAL”, defendeu que as leis de proteção dos animais em Portugal constituem uma manta de retalhos por serem tão dispersas: "Precisamos de uma lei justa e eficaz, que ajude os animais. Lidamos todos os dias com casos de crueldade e abandono de animais. Este clima de impunidade tem de acabar de uma vez por todas", defendeu. 

É a altura dos políticos, deixarem de fazer orelhas moucas e sentirem o pulsar público que exige que se dê um salto civilizacional no nosso país, na criação de uma lei que defenda os animais, como seres sencientes que são, e se estanque a utilização de apoios a atividades que promovam o sofrimento dos mesmos, como a tauromaquia. 

Ver mais fotos da marcha AQUI .
-
* José Andrade Melo
   CADEP-CN e A.Açores, Sta Maria 

3 comentários:

JOSÉ ANDRADE MELO disse...

ESTA É UMA LUTA CIVILIZACIONAL EM CRESCENDO, QUE POR CADA PESSOA QUE SE JUNTA A ELA, DEVE ORGULLHAR A ESPÉCIE HUMANA E O NOSSO PAÍS, E ENVERGONHAR OS POLÍTICOS, QUE AINDA NÃO TORNARAM CONSEQUENTES OS PRINCÍPIOS ÉTICOS QUE SÃO DEFENDIDOS.

fair play disse...

Apoio totalmente. Este é sem dúvida mais um grande passo, na defesa efetiva do bem-estar animal, sendo um exemplo cívico que muito contribui para a boa imagem de Portugal no mundo civilizado, pela nobre causa que é defendida.

Regulus sanctaemariae disse...

Concordo totalmente com esta importante causa. Só não fui porque moro longe. Parabénas a todos os participantes e oxalá que os políticos tenham a inteligência e a responsabilidade de compreender o que os portugueses, desejam um país evoluído e respeitador da vida.