O "CAMINHANTE-CRONISTA" NUNO FERREIRA, DEPOIS DE CALCORREAR PORTUGAL CONTINENTAL DE LÉS-A-LÉS, JÁ ESTÁ NOS AÇORES, PARA OS CONHECER "PASSO-A-PASSO"

Nuno Ferreira, jornalista que esteve ligado ao Expresso e ao Público, nos últimos dois anos, percorreu o Continente de lés-a-lés, e tal como vai fazer agora nos Açores, o seu grande objetivo «Não é caminhar por caminhar é ir ao encontro da cultura popular e dos contrastes entre os vários lugares dentro da própria ilha», sublinhou à Lusa o jornalista, que ao se pautar pela metodologia do "anda, pára, escuta, olha, saboreia, regista e relata", o chamaremos de "caminhante-cronista", também assentando o de "jornalista peregrino".
Depois da concretização do projeto no Continente, Nuno Ferreira referiu que «há muito planeava percorrer as nove ilhas açorianas», um arquipélago onde apenas, ainda, não tinha estado nas ilhas de S. Jorge, Graciosa e Flores, mas que agora, certamente as vai ver, escutar, saborear e tocar com maior plenitude sensorial, dando-as a conhecer ao país e ao mundo, redigidas pelos seus diferentes sentidos.
-
A ideia, segundo o "caminhante-cronista", é «"ir caminhando devagar, parar nas freguesias, conversar com pessoas, ir ao encontro da cultura popular» e pernoitando nos vários locais, sempre que isso seja possível. Em S.Miguel já percorreu «toda a parte ocidental e costa norte» da ilha, prosseguindo lá o seu périplo pedestre até ao dia 25 de abril.
No dia 26 chegará a Santa Maria, onde, para além do seu percurso pela ilha, tem programado apresentar o seu livro "Portugal a Pé", obra que retrata em texto e centenas de imagens a travessia que fez durante dois anos no continente.
-

Recorde-se que o CADEP-CN, foi o pioneiro nos percursos pedestres na ilha, começando a fazê-los com seus elementos e e a organizá-los, desde 1988, sendo da sua autoria a conceção dos três primeiros PR´s homologados, do traçado preliminar e fruição do 1º Trilho dos Fósseis de Santa Maria, em 1999-2000 (agora PR-5), isto no âmbito do projeto "Itinerários Ambientais", tendo também colaborado de perto na definição do recente PR1-Trilho da Costa Norte, da responsabilidade do Parque Natural de Ilha, que na sua numeração veio substituir o famigerado percurso da "Farrapelha-Fajãzinha".

Para conhecer as crónicas e vivencias diárias nos Açores, do "caminhante-cronista" Nuno Ferreira, pode aceder ao diário de viagem que vai «alimentando», nas páginas:
* José Andrade Melo
CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Culturale Natural de Sta Maria)
2 comentários:
UM AVENTUREIRO QUE MERECE MUITA APRECIAÇÃO PELO EMPENHO, CORAGEM E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO, DA RIQUEZA DA NOSSA GENTE E CULTURA POPULAR EM GERAL.
Vale a pena conhecer este grande 2jornalista peregrino" como bem lhe chama o professor José Melo.
Eia! Vamos ter gente famosa na terra!:)
Enviar um comentário