Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


11 de abril de 2012

SANTA MARIA PROMOVIDA COM ERROS À MISTURA, NO “GUIA DE VIAGENS”

ILHA DE SANTA MARIA NOS AÇORES
PRAIAS DOURADAS E O VERDE DOS CAMPOS
-
“Famosa pelas suas praias douradas e o verde dos campos com o casario de chaminés pintadas de branco e o mar azul com as suas águas cristalinas. Um verdadeiro paraíso, repleto de paisagens românticas no meio do Oceano Atlântico.”
-
Foi com o título e introdução acima, e com uma foto da baía de S.Lourenço que o “Guia de viagens” online, arrancou a apresentação da ilha de Santa Maria, no passado dia 8 de abril, num texto de Jordão Nóbrega, relevando, ainda o autor que “Foi a primeira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta pelos navegadores portugueses.”
-
-Até aqui tudo bem!
-
-Sequenciando a descrição da ilha, João Nóbrega, ainda destaca, sucintamente, outros lugares marcantes, enaltecendo os seus valores naturais, paisagísticos, históricos e culturais, nos seguintes termos:
-
O Pico Alto, a parte mais alta da ilha, oferece um panorama de grande contemplação. Do Miradouro da Macela, avista-se a magnífica Praia da Formosa conhecida pelos praticantes do surf, e onde nos fins de agosto se realiza o Festival Maré de Agosto. Por lá existe também um Parque de Campismo.
-
-No Miradouro de São Lourenço, somos surpreendidos com uma encosta onde o branco das casas se mistura com o verde dos vinhedos que produzem o famoso vinho de São Lourenço e junto ao mar a praia com as Piscinas Naturais.
-
-Na localidade pesqueira de Anjos, encontra-se a capela da Mãe de Deus – provavelmente a mais antiga dos Açores.
-
-Em Santo Espírito vale a pena ver a fachada barroca da Igreja de Nossa Senhora da Purificação.
-
-Em Vila do Porto, capital da ilha pode-se passear e visitar a Igreja Matriz, o Museu, o Forte de São Braz, a Marina e saborear os biscoitos de Santa Maria, o bolo na panela, a caldeirada de peixe fresco e os mariscos, onde não pode faltar o vinho de São Lourenço, os licores e aguardente.
-
 Finalmente, poderá visitar as Reservas Florestais de Recreio onde encontra espaços de lazer com circuitos pedonais, miradouros e parques de merendas.
-
-Do apresentado acima, infelizmente, não tudo bem!
-
-Não obstante ser sempre bom fazer a promoção da ilha, a bem do rigor deverá ser dito que alguma informação aparece desatualizada e/ou (antecipada?) , para tristeza nossa, havendo mesmo, algumas falhas objetivas e até grosseiras.  Ora vejamos “ a produção do famoso vinho de S.Lourenço” e mesmo  existência “os verdes dos vinhedos”, já foram; a existência de um museu em Vila do Porto, ainda será; saborear o bolo na panela e os mariscos em Vila do Porto, quem bom seria; a capela da Mãe de Deus, não se encontra nos Anjos, que “forçadamente” é chamada de “localidade pesqueira” e Vila do Porto ser “capital da ilha”, nunca teve essa nomenclatura administrativa, e nem sequer existem capitais nos Açores.
-
-Parafraseando uma canção do Roberto Carlos “Falem bem ou mal, mas falem de mim”, no caso concreto de Santa Maria, preferimos que falem só bem, e felizmente isso aconteceu, mas será muito melhor, que se o diga com rigor, sob pena dos turistas serem “guiados” nas  suas “viagens” à ilha para coisas que já não são assim, como é o caso de S.Lourenço e do seu vinho (infelizmente); para uma oferta gastromómica tradicional que não existe (também infelizmente); para espaços com nomes trocados e mesmo para um museu que não existe no local indicado.
-
-*José Andrade Melo, CADEP-CN, Sta Maria
-
* Fonte consultada: http://guia-viagens.com/ilha-santa-maria-acores/

3 comentários:

Felix Miguel disse...

É bom concerteza promover e divulgar as terras, mas os escritores com a responsabilidade de publicarem, em tão importante portal de Guia de Viagens, deveria ser mais competente na busca de informação, fazer confirnações locais e não copiar daqui e dali sem mais nem menos.

Regulus sanctaemariae disse...

Os trabalhos sobre Santa Maria feitos pelos gabinetes de lá de fora deram sempre asneira eerros de palmatória, tanto nos projetos como nos artigos e outras coisas.

Poque não vêm cá à ilha ver in loco e conversar com quem conhece verdadeiramente a ilha antes de fazerem estas patetices?

Unknown disse...

Boa tarde,

Obrigado pelos seus reparos.

É sempre bom receber comentários, mesmo que sejam críticas, significa que somos relevantes.

As informações no portal "guia + viagens" foram alteradas.

p.s. Poderá estar com algum código malicioso no seu website. O meu antivírus reportou-o. Se tiver possibilidade verifique essa situação.