Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


29 de maio de 2012

DOCUMENTÁRIO: "EM BUSCA DO PAÍNHO-DE-MONTEIRO"

A história de uma ave que só existe nos Açores e cujo nome homenageia o biólogo que a descobriu:
 Luís Monteiro 

Em busca do Paínho-de-Monteiro é o título do documentário que estreia hoje no Cine-teatro João Mota, em Sesimbra, pelas 21.30, no âmbito do Finisterra - Arrábida Film & Art Festival, no qual está a concurso. O filme, de Pedro Carvalho, segue o percurso dos observadores de aves nos Açores, que procuram avistá-la, e conta também a história do biólogo Luís Monteiro, cujo trabalho nos anos de 1990 permitiu identificá-la como uma espécie endémica dos Açores e única no mundo. 

O jovem investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade de Açores, não chegou, no entanto, a ver reconhecida a espécie à qual o seu nome ficou ligado. Luís Monteiro morreu a 11 de Dezembro de 1999, quando o avião da SATA, em que seguia, de Ponta Delgada para a Horta, embateu no Pico da Esperança, na ilha de S.Jorge, vitimando os 35ocupantes. Mas o trabalho para a caracterização da nova espécie já tinha sido lançado por ele. 


O estudo foi depois concluído por uma equipa do DOP, sob a orientação de Mark Bolton, também da Royal Society for the Protection of Birds, e o artigo científico com a descrição da nova espécie foi publicado em Outubro de 2008. A espécie, tão querida hoje dos observadores de aves nos Açores, ganhou o nome do seu primeiro descobridor e foi batizada como Oceanodroma monteiroi. Ou paínho-de-monteiro.  

De passagem pela Graciosa, Pedro Carvalho viu ali um documentário fascinante e decidiu filmá-lo. A estreia é hoje à noite em Sesimbra. 

* In DN “Ciência”, por Filomena Naves (29/05/12)
--------------------------

Conheça melhor o paínho-de-monteiro entrando AQUI .

Sem comentários: