Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


2 de junho de 2012

CADEP-CN PARTICIPA NA CAMPANHA “ AÇORES ENTRE MARES”

INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL E “LIXO ZERO” NA PRAINHA
 (Videos da atividade, no final)
-
A Campanha “Açores Entre Mares”, promovida pelo Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (Direção Regional dos Assuntos do Mar), decorre anualmente entre 20 de Maio (Dia Europeu do Mar) e 8 de Junho (Dia Mundial dos Oceanos), contando com a colaboração necessária de diversas organizações, para que se desenvolva com sucesso.  

O principal objetivo é que durante estes 20 dias, se dinamizem diversas atividades a nível regional, que têm como base a promoção do conhecimento e utilização sustentável do Mar dos Açores, desiderato que, em parceria, deverá ser abraçado pelas ONGAS e  entidades privadas e públicas da Região.

A temática central da campanha, em 2012, é “Lixo Zero no Mar” dado a deteção de concentrações de resíduos, que continuam a ocorrer na Costa dos Açores.  

O CADEP-CN, no desenvolvimento do seu projeto Ambiente Local: “Conhecer para Proteger Agir para Melhorar”, ligou-o ao Programa “Entre Mares” e dentro da parceria colaborativa como o Parque Natural de Ilha, organizou, no passado dia 26 de maio, um Circuito Interpretativo à Prainha, terminando com uma limpeza geral da sua costa, que pertence ao Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha.
 -
Preliminarmente e como preparação/sensibilização da atividade houve uma sessão eco-informativa sobre o grande problema ambiental do lixo nos oceanos e sua grave consequência na mortandade de espécies marinhas, assim como a clarificação de que o litoral não é só a “língua de areia” ou a zona onde o mar beija a terra, mas toda a encosta adjacente, devendo ser valorizados e protegidos os recursos naturais e paisagísticos de todo esse espaço, obrigando-se a um ordenamento do território muito especial. 

Do circuito pedonal eco-pedagógico, fez parte a observação da biodiversidade das zonas húmidas do Tremoçal, a identificação e registo fotográfico de plantas aromáticas e medicinais (macela, poejo, nêveda, murta...), o conhecimento de espécies vegetais primitivas e/ou endémicas características da costa (spergulária azorica, festuca petraea, limonium vulgare, Euphorbia azorica...), a observação de aves marinhas (garajaus, gaivotas, pilritos-das-praias...),  a visitação e explicação histórica do antigo Fortinho da Prainha e a observação de piroclastos, filões basálticos, sedimentos e fósseis marinhos, assim como a explicação das suas géneses.  

Da ação de limpeza, perpetrada por sete equipas de dois jovens, resultou o enchimento de 14 grandes sacos de lixo muito variado, assim como a recolha de troncos, canas, algumas cordas e redes de nylon. 

Na impossibilidade do lixo recolhido, ser transportado por terra, vai ser diligenciada uma terceira parceria, a combinar com o PNI, a fim da remoção ser efetuada por via marítima.

 
Concluída esta ação cívica de “Lixo zero” no litoral da Prainha, os jovens do CADEP-CN, passaram então para uma atividade mais lúdico-turística no fino areal e refrescamento nas águas límpidas e tépidas daquela paradisíaca enseada marinha de Santa Maria. 
A atividade foi uma forma cívica e pedagógica de contribuir para a alteração de comportamentos incorretos de deposição de resíduos, de promover a melhoria,  valorização, atratividade e proteção das encostas da ilha e, de forma mais lata, para a conservação e desenvolvimento sustentável dos nossos recursos marinhos. 
   José Andrade Melo
    CADEP-CN*
    *(Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria)
---------------------------------------------

*VER VIDEOS DA ATIVIDADE AQUI, AQUI, AQUI E AQUI .

Sem comentários: