Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


12 de julho de 2012

AGRICULTURA BIOLÓGICA PODE COMEÇAR NO JARDIM DE INFÂNCIA

UM EXEMPLO VINDO DO FAIAL 

Na decorrência da formação sobre agricultura  biológica (AB), que está a decorrer no Faial, o formador Eng. António Strecht Ribeiro visitou o Colégio de Infância de Santo António (CISA), uma instituição com valências de creche e jardim-de-infância, primeiro ciclo e casa de acolhimento.

Um encontro que decorreu na estufa montada no sábado passado, pelas mãos de alguns pais e membros da instituição que, durante cinco horas e meia, levantaram uma nova estrutura de suporte à educação dos seus filhos.

Recebido pela Diretora da Instituição, Rosa Dart, e pela representante dos pais e formanda no curso de AB, Romana Medeiros, ficou estabelecido que os formandos do curso irão desenvolver um desenho da plantação segundo os princípios da agricultura biológica. O plano será debatido e corrigido pelo formador, sendo depois executado com a orientação dos professores e educadores.

Será feita uma aposta na biodiversidade em hortícolas e aromáticas, ficando cada grupo de alunos responsável por uma área da estufa, implicando-os na gestão do espaço. A envolvente à estufa também será plantada na perspetiva de se atrair os seres auxiliares favoráveis ao equilíbrio do sistema agrícola.

Destacou-se a importância da palhagem, cobertura do solo com os cortes das sebes e fetos, como forma de controlar as ervas indesejáveis e de fornecer carbono ao solo.

Uma excelente perspetiva de formação para os jovens desta instituição, que irão fazer sementeira e plantação. E crescer aceitando uma lógica de biodiversidade na produção agrícola. Um elogio merecido para os professores da instituição pela abertura e recetividade à ideia de ensinar agricultura biológica ao seus alunos. Usando os recursos disponíveis, articulando conhecimentos e com a coragem de experimentar novas abordagens. 

Por: Pedro Medeiros
In: “Rede Açores Pro Bio”

Sem comentários: