Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


6 de agosto de 2012

INÉDITO EM SANTA MARIA -"COMPETIÇÃO DESPORTIVA ALIADA À FRUIÇÃO E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO DOS "CURRAIS DE VINHAS"

1º PROVA DE SUBIDA DOS "DEGRAUS DA MAIA"

-
Na decorrência do acompanhamento que fizemos em Santa Maria, no passado mês de junho a alguns turistas da Terceita e Faial que visitaram a nossa ilha, para além de outros aprazíveis lugares, levámo-los "obrigatoriamente" a perecorrer o PR 4 - SMA (Trilho pesdestre entre Sto Espírito e Maia), para conhecerem, entre outros atrativos do itinerário, o valioso e singular património edificado dos "currais de vinha" da Maia, lugar da ilha onde se encontram melhor conservados.

Para além da apreciação geral da magnitude e imponência da obra, que atapeta aquela bela fajã, o Rui Borba, atleta da ilha Terceira, particularizou o potencial da grande escadaria dos vinhedos, para a realização de provas de subida de degraus em competição, à semelhança do que, recentemente, se iniciou naquela ilha, nomeadamente no Algar do Carvão.

Vendo logo na ideia, a possibilidade de associar a prática sadia do desporto à valorização e promoção do insigne património dos "currais de vinha", o CADEP-CN propôs a iniciativa aos "Amigos da Maia", que a acolheu com entusiasmo.

Deste modo, a dinâmica associação, como o apoio do CADEP-CN, do Senhor Rui Borba da Terceira e de outas colaborações que entetanto se definirão, pomoverá a prova inédita da "SUBIDA DOS DEGRAUS DA MAIA", em competição, que será inserida nas Festas da Maia 2012.

Se na Terceira, se faz a competição no máximo de 282 degraus, a escadaria dos Vinhedos da Maia, que foi selecionada disponibiliza um total 442, dos quais só 350 serão utilizados para a competição desta 1ª prova da modalidade, em de Santa Maria. (Ver cartaz)

A 1ª Prova de subida dos "Degraus da Maia", está a ser divulgada na Terceira, através do Senhor Rui Borba e colaboração da histórica Associação "Os Montanheiros", contando-se com alguns participantes daquela ilha. 

Aqui em Santa Maria, para além das inscrições espontâneas da população, apelamos aos clubes desportivos locais que se associem à iniciativa, persuadindo alguns dos seus atletas a participarem.

A prova consistirá numa subida de 350 degraus de pedra basáltica, com saída individual dos participantes em intervalos de 1 minuto, podendo o percurso ser efetuado em andamanto rápido, corrida lenta ou mais lesta, consoante as condições dos atletas, apurando-se as classificações através dos tempos efetuados por cada um.
Poderão participar atletas de ambos os sexos, a partir dos 16 anos, havendo prémios até ao 3º lugar, assim como diplomas de participação para todos.

Conta-se com a colaboração de todos e, fundamentalmente, com uma boa participação, para que a Prova da "Subida dos Degraus da Maia", neste primeiro ano, ganhe entusiasmo e adeptos para subir cada vez mais alto, nos anos subsequentes.

   PARTICIPA, ALIANDO O DESPORTO À FRUIÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO EMBLEMÁTICO DOS "CURRAIS DE VINHA" DA MAIA.

* José Melo
  CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria)

Sem comentários: