Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


5 de outubro de 2012

CANDIDATOS DO PS APRESENTAM “ESTRATÉGIAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NOS AÇORES”

PROTEÇÃO AMBIENTAL, ATRATIVIDADE TURÍSTICA, AGRICULTURA BIOLÓGICA, FLORESTAÇÃO, ENERGIAS RENOVÁVEIS... 

O ambientalista e conceituado entomólogo, Paulo Borges, candidato do PS à Assembleia Legislativa dos Açores apresentou ontem, em Angra do Heroísmo, o documento "Estratégias para a conservação da natureza nos Açores: Horizonte 2020". 

De acordo com o candidato do PS/Terceira, pretende-se implementar na Região uma estratégia de valorização do património ambiental. 

"Vamos recriar a paisagem dos Açores, tornando-a mais atractiva para o turismo ecológico e caminhar para uma agricultura mais sustentável e adequada à nossa realidade ambiental", afirmou. 

Paulo Borges disse, ainda, que os Açores possuem ecossistemas únicos e de elevada biodiversidade com impacto positivo nos processos ecológicos e nos serviços dos ecossistemas". 

No entanto, alertou para o facto de as ilhas açorianas serem "particularmente sensíveis a perturbações várias e que os seus ecossistemas e espécies devem ser geridos de forma a evitar a destruição irreversível dos habitats e a extinção de espécies". 

Por outro lado, Paulo Borges defendeu a necessidade de se apostar em políticas de florestação, uma vez que área florestada dos Açores cobre menos de 20 por cento do território de algumas ilhas e é quase inexistente na Graciosa e Corvo. 

Tendo em vista a defesa do futuro da natureza nos Açores, os candidatos do PS/Terceira apresentaram dez medidas estratégicas para o sector. 

“Estas dez medidas funcionando em conjunto irão permitir a alteração da paisagem dos Açores, com um maior equilíbrio entre a paisagem agrícola e a paisagem natural. Implica o desenvolvimento do ecoturismo, extensificação da agricultura, promoção da agricultura biológica, investimento na reciclagem e nas energias renováveis, aumento da responsabilidade ambiental“, adiantou Paulo Borges.
 
* José Melo
  Fonte consultada: "A União" 

Sem comentários: