Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


2 de outubro de 2012

"DIA DO ANIMAL EM SANTA MARIA" - ATIVIDADES COMEMORATIVAS!


4 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL
 DO ANIMAL
-
Quatro de Outubro é o Dia de São Francisco de Assis (nascido em 1181) e não por acaso comemora-se o Dia dos Animais (instituído em 1929 no Congresso de Proteção Animal na Austria) uma vez que ele foi considerado o santo protetor dos animais. Ele sempre se referia aos bichos como irmãos, e também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua... 

Um dos aspectos incontornáveis na modernização ética das sociedades humanas será a postura a adoptar perante os animais não-humanos, até aqui tratados juridicamente (e na prática) como “coisas”, sendo as suas capacidades mentais e de sofrimento ignoradas ou secundarizadas na mentalidade coletiva. 

De facto, dois processos ideologicamente profundos vieram obrigar a uma reforma na atitude dos humanos em relação aos outros animais. Por um lado, a consciência do nosso parentesco evolutivo com as outras espécies e das homologias que as aproximam à nossa. Esta consciencialização é imposta, incessante e crescentemente, pelo conhecimento científico que vamos obtendo. Por outro lado, desta consciência das características dos animais não-humanos, em particular a senciência, que implica um conjunto de capacidades de sofrimento somático e psicológico, têm resultado amplos debates filosóficos e jurídicos, com derrame não negligenciável para a sociedade em geral.

O que seria do homem sem os animais? Se todos os animais acabassem os homens morreriam de solidão espiritual, porque “Tudo quanto acontece aos animais pode também afetar os homens. “Tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra.” 

Por isso a UNESCO (órgão das Nações Unidas) aprovou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais (1978) onde reconhece no seu artigo 2º: “O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito; tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.” 

Na sequência dos três últimos anos, o Dia do Animal, em Santa Maria, vai ser comemorado na Escola de Almagreira, fazendo parte do seu plano de atividades, sob coordenação do CADEP-CN, com parceria da Câmara Municipal de Vila do Porto. 

Na parte de manhã, os alunos vão receber ações de sensibilização sobre os direitos dos animais, apoiada em PPT´s, vídeos e cartazes, dinamizada pelo docente e formador de educação ambiental José Melo. De tarde as crianças vão trazer para a escola os seus animais de estimação para apresentarem aos colegas e realizar-se-à uma “Mini-Feira de Adoção” com dez animais do CAMAC de Vila do Porto, que serão passeados e disponibilizados para adoção. 

As mensagens/informações centrais deste ano estão resumidas no panfleto apresentado abaixo, que será distribuído pelos alunos, comunidade educativa e divulgadas na comunicação social. 

“Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade"
Leonardo da Vinci (1452)

 * José Andrade Melo
   CADEP-CN e Amigos dos Açores, Sta Maria

Sem comentários: