Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


3 de novembro de 2012

CADEP-CN - 18 ANOS A SALVAR CAGARROS EM SANTA MARIA


LONGEVIDADE E CONTINUIDADE

 NA DEFESA DOS CAGARROS EM SANTA MARIA

CADEP-CN PERFAZ  18 ANOS A SALVAR CAGARROS

O CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural), foi o pioneiro no salvamento de cagarros em Santa Maria, a convite do Dr. Luís Monteiro, em 1994, tendo já salvo direta e indiretamente mais de 1 milhar de aves. Sócio coletivo dos Amigos dos Açores e parceiro oficial do PNI-SMA, em 2012, continua arealizar brigadas noturnas regulares, envolvendo principalmente jovens.

A Campanha SOS Cagarro, foi lançada oficialmente em 1995, pelo Dr. Luís Monteiro e tem como objetivo o salvamento de juvenis desta ave marinha e a sensibilização da população açoriana para a necessidade da sua preservação. Releve-se que cerca de 75% dos casais desta espécie protegida nidificam nos Açores e apenas produzem um ovo por ano, sendo essa uma das vulnerabilidades da espécie, a par da predação animal e (ainda) humana e das quedas por encadeamentos, que despoletaram a campanha de salvamentos de 1 de outbro até meados de novembro.

O CADEP-CN, a convite do Dr. Luís Monteiro e com o apoio dos Amigos dos Açores, começou a salvar cagarros em Santa Maria de forma organizada desde 1994, tendo sido a  entidade que conduziu e promoveu essa campanha na ilha de forma pioneira e sozinha, até ao ano de 2002, altura em que os Serviço de Ambiente local, começou a chamar  a si tarefas de incentivo e de coordenação dessa atividade. A partir daí, o CADEP-CN, continuou a sua atividade em colaboração estreita com os Serviços de Ambiente, e continua a fazê-lo em 2012, na qualidade de parceiro oficial do Parque Natural de Ilha, dentro da tipologia “Basalto”.

Nesses dezoite anos de campamha, de forma direta e indireta, através das suas ações de sensibilização/informação junto de escolas e comunidade, o CADEP-CN, sempre associado aos Amigos dos Açores, já salvaram mais de um milhar de cagarros, vitimados por quedas ou colisões em consequência de encadeamentos.

As jovens aves, ao saírem dos ninhos pela primeira vez, são atraídas pela luz dos candeeiros de iluminação pública ficando desorientadas e caídas nas estradas e nas suas proximidades correndo um elevado risco de atropelamento, predação ou morte por fome, caso não sejam recolhidas e lançadas posteriormente junto do mar.

No entanto, a recolha das aves deve ser feita com alguns cuidados, sugerindo-se que siga as instruções expressas no cartaz apresentado no fim deste escrito.

ATIVIDADES NA CAMPANHA SOS-CAGARRO 2012

No decorrer da Campanha 2012, para além da realização de brigadas noturnas regulares autónomas e algumas em conjunto com o PNI-SMA, o CADEP-CN patenteia uma exposição na Escola de Almagreira sobre a morfologia, ecologia e comportamentos do cagarro; desenvolveu ações de informação/sensibilização ambiental junto de crianças e jovens da escola; distribuiu panfletos sobre os Direitos dos Animais e o dever de proteção de espécies em perigo, (relevando o cagarro), a todos os alunos do pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico de Santa Maria e publicitou a Campanha na comunicação social (Baluarte, Asas do Atlântico e RDP-Açores), nos blogues Naturmariense e Santamariazores e no Facebook.

Se encontrar algum cagarro, por favor contate-nos através do Tm 967291078 ou endereço cadep.cn@gmail.com, que o iremos recolher a qualquer lugar da ilha.

Pode, ainda fazer a entrega de cagarros na Escola de Almagreira, Centro de Estética Vitória (9:30h-19:00h), ao SEPNA da GNR e no PNI-SMA.

Se conseguiu salvar autonomamente um cagarro recolhido, ou soube de alguém que o fez, faça esse registo na grelha pública dos Amigos dos Açores em:



“SALVA UM CAGARRO E FAÇA UM AMIGO”

*José Andrade Melo

 CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria
------------

Sem comentários: