Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


21 de novembro de 2012

O “NÚCLEO DE PEDESTRIANISMO E AMBIENTE” DO GONÇALO E O CADEP-CN DÃO INÍCIO AO PROJETO: "PEDESTRIANISMO E AMBIENTE DE MÃAS DADAS"

O Trilho da Costa Norte foi o arranque e houve "Pedestrianismo e ambiente para toda agente"
-
(Delicie-se com o vídeo, no final!)
--

Numa parceria com o CADEP-CN, o Grupo Desportivo Gonçalo Velho, assumindo uma nova linha de dinâmica e abrangência desportiva, criou o “Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente”(NPA), que visa a prática desportiva aliada à promoção da saúde e qualidade de vida, através do caminhar, associados à fruição do património natural e cultural e do são convívio.

 
Em virtude do estreito entrosamento entre o Pedestrianismo e o Ambiente, , e tendo em conta os objetivos subjacentes ao Projeto, os slogans adotados para mesmo são os seguintes: "Conhecer para Amar; Valorizar para Proteger" e "Agir para Melhorar".
-

No dia 18 de novembro (domingo) o NPA do Gonçalo Velho iniciou a sua atividade com o PR1-SMA , que atravessa a Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Norte de Santa Maria.

-

No percurso guiado pelo coordenador do NPA, José Melo, e apoiado logisticamente, pelo Márcio Costa do GDGV, contou com a participação de 20 simpáticos(as) pedestrianistas, incluindo 5 elementos do CADEP-CN, que se deliciaram com observação e interpretação das magníficas riquezas naturais e paisagísticas da área protegida percorrida.-

-

Tal como o PR1-SMA, todos os percursos pedestres serão guiados pelo coordenador do NPA, havendo explicações simples e interpretativas sobre as riquezas e belezas faunísticas, florísticas, geomorfológicas e do património edificado constante dos itinerários, o que será uma oportunidade de ligar o lazer e a promoção da saúde ao melhor conhecimento das riquezas naturais e patrimoniais de Santa Maria, quer do litoral, quer da serra, que se inserem nos perímetros do nosso Parque Natural de Ilha e fora deles.

 
Para além das vertentes da fruição do património, convívio e promoção da saúde, através da prática pedestrianista, o desiderato da educação e ativismo ambiental, será sempre muito vincado, sendo os participantes chamados a levantarem e registarem situações atentatórias do ambiente, em termos de ordenamento de território, património em ruinas, construções dissonantes, depósitos de lixo, entre outras, e a fazerem a sua denúncia à entidades competentes e nas redes sociais. Igualmente os pedestrianistas serão convidados à proatividade na melhoria do ambiente,  fazendo recolha de RSU´s, que encontrem nos itinerários.
-
Este percurso de Educação/Interpretação ambiental e os seguintes, estão  inseridos na Campanha Bandeira Azul da Europa para as zonas balneares de Sta Maria.
-
Recorde-se que o CADEP-CN também é um parceiro oficial do PNI-SMA e as atividades do NPA do Gonçalo Velho tambem servirão para o fuir, valorizar e promover.

 

Vão ser organizados 1 a 2 percursos mensais, percorrendo-se os 5 PRs instituidos e alguns de descoberta.

-

Estão ainda previstas algumas palestras a proferir pelo CADEP-CN e outros convidados, sobre “Pedestrianismo”, “Percursos Pedestres e Turismo”, “Vegetação Natural dos Açores”e “Birdwacting” abertas à população e empresários turísticos, contribuindo também para a promoção de Santa Maria e desenvolvimento económico ligados ao desporto e turismo de natureza.

 -

Informamos que o Pedestrianismo é uma modalidade desportiva, não competitiva, ligada à Federação Portuguesa de Montanhismo e Campismo, tendo associada à sua prática, de forma muito intrincada, a promoção da saúde, o lazer, o são convívio e o turismo, assim como a fruição, valorização e a conservação da natureza e do património, daí a parceria entre o G.D.Gonçalo Velho e o CADEP-CN, assentarem como uma luva, na congregação de objetivos desportivos e ambientais.

-

Os nossos parabéns a este excelente grupo, que esteve no arranque do NPA, pela sua simpatia, bom convívio e elevado interesse demonstrados, o que estimula bastante este arranque do NPA do Grupo Desportivo do Gonçalo Velho.

 -

*José Melo

Coordenador do NPA do GD Gonçalo Velho e do CADEP-CN

---

-

Sem comentários: