Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


2 de dezembro de 2012

CAMPANHA SOS-CAGARRO SALVA DUAS MIL AVES, MAS MUITO MENOS DO QUE NOS ANOS ANTERIORES

 
DAS 47 AVES SALVAS EM SANTA MARIA OS JOVENS DO CADEP-CN e AMIGOS DOS AÇORES SALVARAM 15 
-
Neste ano, a Campanha SOS-Cagarro, teve um decréscimo acentuado de salvamento de aves em relação aos anos anteriores, em todas as ilhas do Açores, não tendo Santa Maria sido excessão. 
-
Nas 8 saídas de campo em brigadas noturnas os jovens alunos do CADEP-CN e representanção dos Amigos dos Açores em Sta Maria, resgataram 15 cagarros, nos lugares da Praia Formosa, Malbusca, Maia, S.Lourenço, Santa Bárbara e na zona do Porto da Vila. 
-
Na grelha pública dos Amigos dos Açores, disponibilizada há alguns anos, foram registados 32 salvamentos, que adicionados aos registos do nosso parceiro PNI-SMA, perfez 47 resgates em Sta Maria. 
-
Ver registos na nossa grelha em:  
-
-
 Na nossa ilha, a redução de recolhas em relação aos anos anteriores, terá tido origem num insucesso reprodutivo anómalo; quiçá alguma predaçao natural,  associados às boas condições climáticas favoráveis aos voos dos cagarros juvenis, e ao reforço do corte da iluminação pública nas zonas balneares, reduzindo encadeamentos e quedas, terão estado na origem da redução de recolha de aves em Santa Maria, sem se negar - infelizmente - ainda a bárbara e ilegal captura que alguns inergúmenos vão fazendo, pondo em causa a preservação desta espécie e um trabalho cívico de excelência por parte de muitos marienses anónimos e grupos organizados como o CADEP-CN, Amigos dos Açores, Escuteiros, Amigos da Maia e algumas escolas vão fazendo, com o apoio de fundo das autoridades e da coordenação do PNI-SMA.
 -
Ler e ouvir notícias sobre esta vergonhosa "predação humana" que, embora já mais reduzida, ainda grassa na ilha, em:
-
 -
--
 

Sem comentários: