Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


5 de dezembro de 2012

MAIS UM CASO DE CRUELDADE E COBARDIA EM STA MARIA!

CADELINHA E 4 FILHOTES ABANDONADOS NA LIXEIRA
(Vídeo, no final)
Uma triste história “criminosa” e de falta de caráter, aconteceu no sábado passado em  Sta Maria. 

A cadelinha da foto e seus 4 filhotes foram cobardemente abandonados à porta da lixeira, por alguém irresponsável, que envergonha a espécie humana, Sta Maria e as suas gentes. 

Pelas 15 horas o Senhor António Freitas, veio à minha casa informar-me da lastimável situação, expressando preocupação, porque os animais corriam perigo de vida, ao estarem na estrada.

Muito indignado, e porque não poderia trazer os animais para casa, porque já adotei três do CAMAC, telefonei o Roberto Cordeiro (funcionário do CAMAC), para os irmos recolher e levá-los para o CAMAC (Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia).

Entretanto, desloquei-me com o Senhor Freitas ao local, tendo sido recolhidas as 4 crias, mas a mãe, já lá não se encontrava, fugindo  certamente assustada com a passagem de carros.


Procuramo-la durante bastante tempo, percorrendo as redondezas, mas não a encontramos.

Fomos então buscar o Roberto Cordeiro, e aconchegamos as crias no interior do CAMAC, saindo preocupados, pois estavam, ainda em fase de aleitamento, e teriam de ser alimentadas à mão.

No fim da tarde voltei ao local, calcorreei o espaço, mas nada de encontarar a cadelinha, que só não fala, mas sofre como se fosse uma mãe humana.

Preocupado também com a situação, o Roberto Cordeiro, no dia seguinte de manhã, entrou no espaço do Aterro sanitário, e com grande alegria, visualizou a cadelinha a deambular de um lado para o outro, tendo-a recolhido com ajuda de alimentos, para facultar a aproximação.

Depois de receber um telefonema com a boa notícia, lá fomos juntar mãe e filhos, tendo sido muito emocionante o reencontro.

Aqui lamentamos e denunciamos esta situação vergonhosa, criminosa e cruel, que infelizmente, ainda vai acontecendo na ilha, enquanto não houver punição a valer.

É preciso ser muito cruel e ter grande falta de ética humana abandonar uma “amiga” e suas crias, que ninguém obrigou a ter.

Para ter um animal é preciso ter caráter e responsabilidade nos cuidados até ao fim da sua vida natural, e é preciso ter-se ciso e juizo para se tomar essa atitude. Caso não deseje que a sua cadela engravide, trate de fazer uma esterilização, mas não cometa crueldades abomináveis e vergonhosas, fazendo sofre animais inocentes.

Se não tiverem possibilidades económicas, contatem o CADEP-CN, que tudo faremos para ajudar na esterilização. Nunca deixe a sus cadelinha engravidar se não quiser ficar com os filhotes ou não tiver capacidade para arrnjar donos para eles. Matar e abandonar são atos crués e degradantes, que atentam contra a Declaração dos Direitos dos Animais, e infligem alei vigente. 

Gente desta merece que seus filhos aprendam a lição e que lhe façam o merecido retorno.

É contra essa gente, que abandona animais, que se deverão dirigir ódios e hostilizações, e não contra os animais que são as vítimas dessas incúrias humanas, como tem acontecido para com os cães  abandonados, que depois se agrupam em matilha e cometem malefícios a terceiros, o que nos merece grande preocupação.

Estes animais se não fossem recolhidos certamente morreriam à míngua, mas se crescessem, lá fariam matilha, juntavam-se a outros e atacariam rebanhos ou aves de capoeira, o que é causador de atroz sofrimento a esses animais e de grandes perdas económicas para seus donos.

Ajudem-nos a combater essas dolorosas situações que sofrem os animais abandonados, como este infeliz exemplo, e a evitar as maléficas consequências daí advenientes, denunciando situações de abandono ou maus-tratos ao SEPNA da GNR, através do tm 961196054. O seu anonimato assegurado, se assim o desejar. 

Essa gente sem escrpúpulos tem que ser punida com firmeza e dureza. Somos adeptos da pedagogia, e essa sensibilização e informação fazêmo-la regularmente na Escola, nas redes sociais, na comunicação social e no CADEP-CN, mas com certa gente, “É preciso doer para aprender”.

Informamos que o abandono de animais é um ilícito punido com coima até 3472 euros.

Todos temos de colaborar no combate a esta crueldade para com os animais e má imagem do povo mariense e de Sta Maria

Uma alargada campanha de esterilização e fazer cumprir, firmememente, o registo e identificação obrigatórios dos animais pelas autoridades e juntas de freguesia tem que ir em frente, sendo a única maneira eficaz , civilidada e respeitadora dos direitos dos animais, de se conseguir um efetivo controlo populacional dos animais na ilha, evitando-se o seu aumento, assim como zoonoses e problemas de saúde pública. Por outro lado, permitirá identificar – irrefutavelmente -- os detentores de animais, em caso de abandonos como este, e assim puni-los e resonsabilizá-los pela crueldade cometida para com os animais, assim como pelos danos a terceiros, que eventualmente ocorram em consequência daqueles abomináveis atos. 

Um bem haja ao Senhor Antonino Freitas pela sua fina sensibilidade, granddeza humana e responsabilidade cívica, assim como ao Roberto Cordeiro, pela sua elevada competência no CAMAC e enorme coração e dedicação aos animais, com muitas horas pós-laborais prestadas a estas nobres causas do respeito pela vida de quem sofre como nós.

São gente que engrandecem e orgulham Santa Maria, pelas suas nobres atitudes proporcionalmente inversas, às  que envergonham a espécie humana e a nossa ilha, com práticas cruéis como a que aqui foi relatada. 

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel ou indiferente ao sofrimento dos animais não pode ser uma boa pessoa." (Arthur Schopenhauer)
* José Melo
   CADEP-CN e Amigos dos Açores, Sta Maria
---------------

Sem comentários: