Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


23 de dezembro de 2012

"PASSEIO PEDESTRE DE FINAL DO ANO"-Participa e leva um amigo também!

CONVITE DO NPA DO G.VELHO E DO CADEP-CN AOS MARIENSES E VISITANTES DE STA MARIA
-
O simpático grupo que participou na 1ª atividade
 Numa parceria com o CADEP-CN, o Grupo Desportivo Gonçalo Velho, dentro de uma nova linha de dinâmica e abrangência desportiva, criou o “Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente”, que visa a prática desportiva aliada à promoção da saúde e qualidade de vida através do caminhar, associados à fruição do património natural e cultural, e do são convívio e amizade. 
-
 Depois da 1ª actividade em Novembro, com o trilho do Costa Norte, na qual participaram 21 pesdestrianistas e amantes da natureza,  aqui vai o convite para a 2ª actividade, extensivo a toda a população. (ver cartaz abaixo)
-
-
Esta  segunda atividade pedestrianista e interpretativa do património cultural e natural, incidirá sobre a fruição do PR5-SMA, denominado de “Trilho da Costa Sul”, que faz parte do Parque Natural da Ilha de Santa Maria. Vamos começar do Forte de S.Brás, atravessar a Ribeira de S.Francisco, onde se falará um pouco de Birdwacting; parar no Monumento Natural Regional da Pedreita do Campo, para conhecer as famosas “Lavas em Rolo”, prossegindo-se para as grutas do Figueiral, onde se visualizarão fósseis marinhos com milhões de anos e se fará uma resenha histórica sobre a indústria da cal em Santa Maria. Depois de um ligeiro lanche no local, o percurso continuará junto ao litoral, com vista sobre o Figueiral e posteriormente sobre a Prainha e Praia Formosa, desembocando-se no caminho do Facho. Daqui, e porque a descida da encosta até à Prainha, não oferece condições de segurança, vamos entrar no trilho antigo do Tremoçal, finalizando-se a ctividade no Miradouro da Macela, onde se desfruta de uma panorámica soberta e abrangente sobre a Praia Formosa. 
-
Tal como o anterior e os subsequentes, o percurso pedestre será guiado, pelo coordenador do NPA-GDGV, havendo explicações simples e interpretativas sobre as riquezas e belezas faunísticas, florísticas e do património edificado constante do itinerário, no fito de, paulatinamente, entranhar-se a máxima do CADEP-CN, agora extendida ao NPA do Gonçalo Velho: “Conhecer, para Amar e Proteger”. 
-
 Este projeto do NPA do GDGV é um desafio aos marienses para, nos domingos de manhã, “deixarem o sofá” e as preocupações da semana de lado, e darem movimento ao seu corpo através de um desporto não competitivo e democrático (Pedestrianismo), e conviverem presencialmente, através e caminhadas descontraidas, abrangendo todas as idades e nas quais os ritmos das pessoas serão respeitados. 
-
Releve-se que, para além do saudável caminhar a pé, a fruição da natureza, a educação ambiental e a oportunidade de conhecer as belezas e riquezas patrimoniais de Sta Maria, ”mais por dentro”, é também um desiderato de fundo do NPA do G.Velho e do CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Culturale Natural de Sta Maria).
-*José Melo
  Coordenador do NPA-GDGV e do CADEP-CN

Sem comentários: