Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


25 de dezembro de 2012

VOLUNTARIADO JOVEM DE SANTA MARIA NO SEU MELHOR!


“OFERTA DE RAÇÕES E “DOG TREKKING DE NATAL”

No dia 21 de dezembro, 10 alunos inscritos no CADEP-CN e mais 5 jovens voluntários, ofereceram  4 sacos de ração, aos animais alojados no CAMAC de Vila do Porto e fizeram um “Dog Trekking de Natal” com eles, durante duas horas, percorrendo diversos espaços naturais e urbanos de Vila do Porto. 

Esta ação de “solidariedade animal” decorre da parceria entre o CAMAC e o CADEP-CN, e visou proporcionar momentos de felicidade aos animais, que vivem confinados atrás das grades, em consequência dos cruéis abandonos de que foram vítimas, perpetrados por cidadãos irresponsáveis. 

O Dog Trekking com estes animais em situação especial permite-lhes fazerem exercício, mudarem de ares, aliviarem o stress e depressão do abandono e do espaço reduzido em que se encontram, para além do importante contato entre pares e da receção dos terapêuticos afagos e carícias das crianças e jovens. 

Pretendemos também com estas ações, alertar contra os abandonos e maus-tratos aos animais, assim como promover as suas adoções. 

Reiteramos que o abandono é um ilícito punido com coima até 3742 euros, sendo um ato cruel, degradante e profundamente irresponsável, que deve envergonhar a espécie humana, pelo sofrimento que causa aos animais e consequência que daí poderão vir para a saúde pública e segurança de pessoas e de outros animais, para além da má imagem que dá a Santa Maria e ao seu povo. 

“A grandeza de uma terra e o grau de civilidade do seu povo podem ser medidos pela forma como trata os seus animais”.
  (Mahatma Gandhi, adaptado) 

Estes atos abomináveis devem ser alvo da tolerância zero por parte da sociedade civil e autoridades, sendo um ato de cidadania fazer-se a denúncia de situações que se conheçam ao SEPNA da GNR, para agir em conformidade com a lei. 

O Dog Trekking especial do Natal conseguiu, de alguma forma, compensar os animais do sofrimento do abandono, proporcionando momentos deliciosos para os cães e para os jovens com ganhos de parte a parte. 

Um agradecimento especial aos jovens Rui Figueiredo, ao Carlos, ao Helder e à Carla Freitas e amiguinhos de levou consigo, por terem aceitado o desafio de voluntariado jovem, que lançamos. 

Nesta Quadra  Natalícia, “Abra o seu lar a um destes amigos”.

- ADOTAR É UM ATO DE CIDADANIA E DE AMOR!

José Melo, CADEP-CN* e Amigos dos Açores Sta Maria
*Clube dos Amigos e defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria

Sem comentários: