Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


13 de janeiro de 2013

DOAÇAO DE RAÇÕES E DOG TREKKING COM ANIMAIS DO CAMAC DE VILA DO PORTO

(Vídeo com fotos, no final)
- 
No âmbito da parceria colaborativa entre o CADEP-CN, representação local dos Amigos dos Açores e o CAMAC de Vila do Porto (Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia), estas organizações de defesa ambiental e do bem-estar animal, promoveram uma Campanha de Natal de doação de rações, dirigida à população em geral e de ações de Dog Trekking, aberta ao voluntariado jovem. 
-
No período entre 18 de dezembro e 6 de janeiro, foram doados 10 sacos de ração (125kg), que “oficialmente” foram entregues ontem (11 de janeiro) ao CAMAC, por um grupo de 15 crianças e inscritas no CADEP-CN, em nome dos(as) benfeitores(as). 
-
Solidariamente, aderiram à campanha a Diana Águia, Marina Laforge, Cláudia Ferreira e Deolinda, Belinha e Gonçalo Simões, Rui Figueiredo e Carla Freitas, Centro de Estética Vitória, CADEP-CN, turma dos 2º e 4º anos da Escola de Almagreira e dois anónimos. 
-
Os sacos de ração foram recebidos pelo veterinário do CAMAC Rui Silva e pelo funcionário Roberto Cordeiro, tendo as crianças dos 2º e 4º anos, inscritas no CADEP-CN, sido acompanhadas pela docente Ana Simões e José Melo, também coordenador do CADEP-CN e representante dos Amigos dos Açores, em Sta Maria. 
-
Para além do ato “oficial” da entrega das rações da Campanha de Natal os jovens do CADEP-CN, tiveram uma ação cívico-pedagógica sobre cuidados e deveres a ter para com os animais, em termos de bem-estar, saúde, segurança e obrigaçoes legais de registos, a cargo do Veterinário Municipal Rui Silva, que também nos acompanhou num pequeno dog trekking. 
-
O Dog Trekking, com estes animais em situação especial, permite-lhes fazerem exercício, mudarem de ares, aliviarem o stress e depressão do abandono e do espaço reduzido, para além do importante contato entre pares e da receção dos terapêuticos afagos e carícias das crianças e jovens. 

Foram momentos deliciosos para os animais e para os jovens com ganhos de parte a parte. 
-
Com estas ações de parceria, para além da pretensão do aumento da sensibilização/informação das pessoas para os direitos dos animais e suas obrigações ética e legais para com eles, objetivamos combater os abandonos e maus-tratos aos animais; alertar para as obrigações legais da colocação de chip e licencenciamentos nas Juntas de freguesia, assim como promover as adoções dos animais alojados no CAMAC (Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia de Vila do Porto). 
-
* José Melo
   CADEP-CN e Amigos dos Açores, Sta Maria
---
 

Sem comentários: