Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


1 de janeiro de 2013

OLARIA MARIENSE E AÇORIANA

Influência e peças tradicionais utilitárias

-
 Teve origem nos tempos medievais com características trazidas pelos árabes e pelos mouros, durante a invasão da Península Ibérica.

Forno de loiça e telha:- património a recuperar
 No final do século XV, os açorianos começaram a usar peças de olaria feitas nas ilhas, com influência hispano-mourisca. Exemplo disso era o conhecido talhão da ilha de Santa Maria, moldado com barro vermelho existente na ilha, que servia de reservatório de águas nas cozinhas, tendo, posteriormente chegado a São Miguel e a outras ilhas.  

Dada a mistura de civilizações na Península Ibérica, outras influências se juntam nas nossas louças, como a grega e a romana. Estas revelam-se no traço e na cor de graciosas originalidades, as quais se encontram nas louças  de Santa Maria, que se estenderam a Vila Franca do Campo, com algumas novas nuances e, mais tarde, na louça branca vidrada da Lagoa. 

Das peças de olaria tradicional de Santa Maria, de caris utilitário, enumeram-se o talhão, a púcara, o alguidar, o boiceiro, a salga, a sertã, a bilha, a molheira, o prato, a sopeira, a tigela, o prato de pãos leves, a cabouca, o bebedouro de aves de capoeira, o asado, a coelheira, o penico, o pote, a enfusa, o cortiço, a bilhana, entre outras. 

*José Andrade Melo
 CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria)

Sem comentários: