Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


28 de fevereiro de 2013

Vídeo: P.PEDESTRE "V.PORTO-P-MALMERENDO-R.SECA-AEROPORTO

NOVO PERCURSO PEDESTRE TESTADO COM 60 SIMPÁTICOS PEDESTRIANISTAS
(Veja o vídeo, no final)

Numa organização conjunta do NPA-G.Velho do CADEP-CN e Amigos dos Açores, sta Maria, hoje (24 fev.) foi testado o novo traçado do Percurso pedestre “V.Porto-P.Malmerendo-ZPE Ilhéu da Vila e Costa Adjacente-R.Seca-P.Poção-Aeroporto”, contando com 60 simpáticos pedestrianistas de diversas faixas etárias.

Não obstante o vento que se fazia sentir, o bom humor a gentileza, o são convívio e o vivo interesse pelas explicações dos guias, foram constantes.

O nosso obrigado a todos eles pela adesão, curiosidade e boa disposição, e de forma especial ao historiador Carlos Cruz, pelas sábias explicações sobre a formação de Vila do Porto,  património histórico e fortalezas da ilha, assim como ao sempre simpático e disponível Márcio Costa, do Gonçalo Velho, pela sua competência na logística do evento. 

As centralidades dadas a este novo itinerário foram as seguintes: 

- Apreciação panorâmica da Zona Histórica de Vila do Porto; visualização superior do porto e marina; aspetos geomorfológicos (pedreira do Anal, filões basálticos...); plantas aromáticas; litoral da Ponta do Malmerendo e seu farolim; observação e interpretação da ZPE (Zona de Proteção Especial) do Ilhéu da Vila e Costa Adjacente; observação de aves marinhas, migratórias e residentes; vegetação costeira, Ribeira Seca, arribas da Ponta do Poção e topo sudoeste do Aeroporto, onde se podem observar as pistas de aviação e alguns marcos históricos da presença americana em Sta Maria.

Caracterização do novo percurso:

* Distância/duração aproximadas: 6 Km/ 2h 30m
* Grau de dificuldade: fácil
* Relevo: predominantemente plano, com ligeiros declives
* Áreas especiais: ZPE do Ilhéu da Vila e Costa Adjacente (Rede Natura 2000)

Este novo itinerário, pela sua riqueza de património cultural e natural e avaliação bastante positiva resultante deste teste, é mais um aser proposto pelo CADEP-CN/Amigos dos Açores Sta Maria, para consideração como trilho classificado, a fim de ser rentabilizado como fruição/animação turística. 

Este percurso pedestre foi inserido na Campanha Bandeira Azul da Europa, para as zonas balneares de Sta Maria, contando como uma das atividades de educação ambiental, obrigatórias para a atribuição daquele galardão. 

*José Melo
  Coordenador do NPA do G.Velho
  CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria
------
 

Sem comentários: