Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


13 de setembro de 2013

A ORIGEM DA “BESTEIRADA” DA “SEXTA FEIRA-13” E A CRENÇA DO AZAR ASSOCIADO

Uma das explicações da origem da superstição segundo a qual a "sexta-feira 13" é dia de azar assenta na seguinte tradição/crença de origem nórdica: sendo a Deusa Frigga (à direita na foto) e a Deusa Freia (à esquerda, sentada), as Divindades, consagrando a esta última os antigos Germanos a sexta-feira, aconteceu que quando a população foi convertida ao Cristianismo, a primeira Deusa, para evitar idolatrias, foi considerada como uma bruxa e expulsa para o alto de uma montanha. Como vingança, passou a reunir-Se todas as sextas-feiras com onze bruxas e o diabo, formando assim o número treze, para neste concílio semanal tecerem os maus destinos para a semana seguinte.
 Como à  Deusa Freia eram consagrados gatos pretos, tal dito pode estar na origem na imagem folclórica europeia da associação deste felino à típica bruxa, e à renegação popular do animal por parte de algumas pessoas mais supersticiosas e mal esclarecidas.
 


Sem comentários: