Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


27 de outubro de 2013

NIDIFICAÇÃO DO CAGARRO - VÍDEOS MUITO BONS!

TRÊS VÍDEOS EXTRAÓRDINÁRIOS
-
Filmados com uma micro-câmara introduzida num ninho de cagarros pelo amigo e biólogo inglês Justin Hurt, grande apaixonado pelos Calonectris diomedea borealis, que nos dá a conhecer, de forma viva e real, os procedimentos da nidificação desta bela e curiosa ave, que é um verdadeiro ícon dos Açores e uma referência afetiva dos marienses, pela alcunha que lhes está associada "Cagarros".

 Entre as aves marinhas que se reproduzem em colónias, o cagarro distingue-se pelo elevado grau de sincronização de certas atividades nos locais de nidificação.  Cada fêmea adulta põe um único ovo, que é incubado alternadamente por ela e pelo macho.

As datas médias de postura são entre final de maio e o início de Junho, a eclosão em finais de julho e a saída da cria do ninho, entre finais de outubro e primeira quinzena de novembro, altura em que decorre a Campanha SOS-Cagarro.

Após a chegada das aves aos locais de nidificação, a sua atividade reparte-se por um período diurno de alimentação no mar ou em terra a incubar o ovo e um período noturno, em que sobrevoam os locais de nidificação, desenvolvendo uma intensa atividade aérea e de vocalização.
-        -
               -    
-              
-              -

Sem comentários: