Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


22 de outubro de 2013

PLANTAS MEDICINAIS: ERVA-CIDREIRA (MELISSA OFFICINALIS)

PROPRIEDADES MEDICINAIS
-
Foto: José Melo (Almagreira)
Já á no século X os árabes a elogiavam a erva-cidreira como “remédio para a melancolia”.
A 27 de Janeiro de 1892, o Diário de Anúncios referia que a cidreira tomada em chá era boa para “aliviar incómodos nervosos”.

O Eng. Silvano Pereira, em 1953, escrevia que a erva-cidreira era usada na medicina popular para alívio de dores intestinais. 

 Nos Açores, popularmente a erva-cidreiar é mencionada com poder medicinal para combater as dores de barriga, para o coração, para “acalmar os nervos” e  rebater a febre.  

De acordo com o Dr. Oliveira Feijão, a erva cidreira apresenta “propriedades estomáquicas e antiespasmódicas (vertigens, más digestões, flatulência, cólicas, espasmos, palpitações, etc.) 

 Yolanda Corsépius, no seu livro “Algumas Plantas Medicinais dos Açores”, refere que alguns galhos da planta fresca colocados nos armários afastam as traças. 

 A planta ainda é apontada  por alguns autores como uma das melhores plantas melíferas. 

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO 

Nome popular mais comum: Erva-cidreira

Outras designações:  Cidreira, melissa e limonete 

 Nome científico: Melissa officinalis 

Família: Lamiaceae 


Foto: José Melo (Almagreira)
É uma planta vivaz, muito ramificada e aromática, conhecida pelo seu forte e agradável aroma a limão. As suas folhas são ovais, serradas e de nervuras salientes.  

A erva-cidreira originária das regiões sul da Europa, Ásia e norte de África é uma planta cultivada nos Açores, encontrando-se também em Sta Maria. 

* Texto de Teófilo de Braga (com adaptações de José Melo) 

Sem comentários: