Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


25 de outubro de 2013

PLANTAS MEDICINAIS EXISTENTES EM STA MARIA - O ARAÇAZEIRO (PSIDIUM LITTORALE)

PROPRIEDADES MEDICINAIS 

O araçazeiro, além de conhecida árvore de fruto, também é tida como planta medicinal, sendo o fruto referido popularmente para tratamento da diarréia, sendo para tal recomendada a variedade da planta que dá o araçá de cor mais arroxada ou vermelho. 

 Nalgumas localidades dos Açores, as folhas do araçazeiro também eram usadas, em infusão, no tratamento da diarreia de alguns animais. 

Silvano Pereira, num texto publicado em 1953, no Boletim da Comissão Reguladora dos Cereais do Arquipélago dos Açores, depois de referir que a planta era cultivada pelos seus frutos, menciona o uso da infusão das suas folhas, sobretudo da variedade roxa, como antidiarreico.  Mais recentemente, em 1997, Yolanda Corsépius, no seu livro “Algumas Plantas Medicinais dos Açores”, apenas refere o uso do araçá amarelo, recomendando a utilização de 30 g de folhas secas por cada litro de água em infusão, para efeitos adstringentes. 

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO 

Nome popular: araçazeiro 

Outras designações: araçaleiro, goiaveira 
 
Nome científico: Psidium littorale 

 Família: Myrtaceae 
 
O araçazeiro é uma planta nativa da América do Sul que terá sido trazida para a europa pelos navegantes.

 O araçazeiro é uma planta muito comum nos quintais das moradias nas zonas rurais e nas quintas. 

 O araçazeiro normalmente é plantado pelo homem, mas escapa-se com alguma facilidade dos locais onde é cultivado, encontrando-se naturalizado em barreiras, taludes e estrada,  ravinas e nalgumas matas. 

 É uma pequena árvore ou arbusto, sempre verde, com um tronco acastanhado. As suas folhas são glabras e opostas e os seus frutos, que podem ser vermelhos, arroxeados ou amarelos, são muito saborosos. 

Fonte: Teófilo de Braga (Adaptações textuais de José Melo)

Sem comentários: