Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


11 de novembro de 2013

DIA DO ANIMAL EM STA MARIA, VOLTOU A SER UMA FESTA!

MAIS UMA VEZ A COMEMORAÇÃO FOI NA ESCOLA DE ALMAGREIRA 
-
Quatro de Outubro é o Dia de São Francisco de Assis (nascido em 1181) e não por acaso comemora-se o Dia dos Animais (instituído em 1929 no Congresso de Proteção Animal na Áustria) uma vez que ele foi considerado o santo protetor dos animais. Ele sempre se referia aos bichos como irmãos, e também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua... 

Um dos aspectos incontornáveis na modernização ética das sociedades humanas será a postura a adoptar perante os animais não-humanos, até aqui tratados juridicamente (e na prática) como “coisas”, sendo as suas capacidades mentais e de sofrimento ignoradas ou secundarizadas na mentalidade coletiva. 

De facto, dois processos ideologicamente profundos vieram obrigar a uma reforma na atitude dos humanos em relação aos outros animais. Por um lado, a consciência do nosso parentesco evolutivo com as outras espécies e das homologias que as aproximam à nossa. Esta consciencialização é imposta, incessante e crescentemente, pelo conhecimento científico que vamos obtendo. Por outro lado, desta consciência das características dos animais não-humanos, em particular a senciência, que implica um conjunto de capacidades de sofrimento somático e psicológico, têm resultado amplos debates filosóficos e jurídicos, com derrame não negligenciável para a sociedade em geral. 

Por isso a UNESCO (órgão das Nações Unidas) aprovou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais (1978) onde reconhece no seu artigo 2º: “O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito; tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.” 
--

Na sequência dos três últimos anos, o Dia do Animal, em Santa Maria, foi comemorado na Escola de Almagreira, fazendo parte do seu plano de atividades, tendo sido comemorado no dia 8 de outubro por impossibilidade de o fazer no dia 4, em virtude de alguns  docentes estarem em formação. 

 Sob a coordenação dos docentes, com o apoio de fundo   do CADEP-CN e parceria da Câmara Municipal de Vila do Porto, através do CAMAC, aconteceu mais uma festa de relação entre crianças e animais, associada a uma nobre formação cívica dos alunos, quanto ao respeito pela vida dos seres vivos, e responsabilidade nos cuidados pelo seu bem-estar.

No dia anterior, os alunos receberam, na sala de aula, ações de sensibilização sobre os direitos dos animais, apoiada em PPT´s, vídeos e cartazes, tendo também pintado desenhos sobre a temática.  com alguns animais do CAMAC de Vila do Porto, que foram passeados, muito acarinhados e disponibilizados para adoção.  

O Dog Trekking, com os animais vindos do CAMAC, proporcionou enorme alegria aos jovens e aos animais, que puderam através deste “passeio sanitário”, sair das grades que “o abandono”, a insensibilidade e irresponsabilidade humana os condenaram, proporcionando-lhes bem estar físico e psicológico, receber carinho humando e conviver com seus pares.

As mensagens/informações relativas à Campanha “Tolerância Zero ao Abandono de Animais em Sta Maria”, foram realçadas, tendo os alunos levado um panfleto informativo para casa.   

Foi uma verdadeira festa de interação entre crianças e animais, tendo havido momentos deliciosos com ganhos de parte a parte. 

Com estas ações de parceria, para além da pretensão do aumento da sensibilização/informação dos jovens e comunidade educativa para os direitos dos animais e suas obrigações ética e legais para com eles, objetivamos combater os abandonos e maus-tratos; alertar para as obrigações legais da colocação de chip, vacinação anti-rábica e e licencenciamentos nas Juntas de freguesia, assim como promover as adoções dos cãezinhos alojados no CAMAC. 

Os nossos agradecimentos ao Roberto Cordeiro do CAMAC e à jovem voluntária Mafalda Pais, pela simpatia, fina sensibilidade demonstrada no trato dos animais e ajuda na coordenação das atividades. 

Reconhecido agradecimento também à Rádio Clube Asas do Atlântico, através da Jornalista Ana Paula Braga, pela cobertura do evento, que foi noticiado também com  a “viva voz” das crianças. 

“A grandeza de uma terra e o grau de educação do seu povo podem ser avaliados pela forma como se relaciona e cuida dos seus animais.” (Mahatma Gandhi) 

Pugnemos pelo bem-estar animais e defesa dos seus direitos, não só pela ética e dever moral que incumbe aos humanos na proteção da vida, mas também, em defesa própria, porque “Tudo quanto acontece aos animais pode também afetar os homens. “Tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra.” 

“Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade." Leonardo da Vinci (1452) 

 * José Andrade Melo
   Docente e Coordenador do CADEP-CN, Sta Maria 

Sem comentários: