Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


17 de dezembro de 2013

PARTIDO SOCIALISTA AO LADO DO AVANÇO DA DEFESA DOS ANIMAIS NOS AÇORES

"Um salto civilizacional que se quer em crescendo e extensão a todos os animais"
-
Deputada Marta Couto
-No âmbito do debate, decorrente da proposta de resolução do Bloco de Esquerda, apresentada no passado dia 10 de dezembro na ALRA, o Partido Socialista manifestou plena concordância com todos proposições do documento, falando em nome da bancada do PS, a deputada Marta Couto.
A “defesa dos direitos dos animais tem sido uma luta constante, com avanços significativos nos Açores”,  afirmou Marta Couto, tendo sido esta resolução mais um passo em frente.

Numa postura de consenso para o interesse regional, a parlamentar anunciou o voto favorável do Partido Socialista ao projeto de resolução do Bloco de Esquerda “Promoção do bem-estar animal e controlo das populações de animais errantes”. Para Marta Couto, o “PS demonstra mais uma vez a sua profunda preocupação para com os animais e com os seus direitos”, afirmando que esta é “também uma luta nossa e que subscrevemos com toda a nossa dedicação”.
-
Marta Couto relembrou trabalho cívico das associações de proteção defesa dos animais e a “atitude profundamente humana de centenas de açorianos” que “recentemente (no dia 24 de novembro) deram as mãos num cordão humano nesta luta” que “é de todos e não deve conhecer cores partidárias”.

A parlamentar socialista salientou também “os avanços civilizacionais” alcançados pela “proposta do PS aprovada na passada semana, na Assembleia da República” do “regime sancionatório aplicável aos maus-tratos contra animais e o alargamento dos direitos das associações zoófilas”.

Para a deputada socialista, nos Açores “temos dado passos positivos nesta matéria”, reiterando a “preocupação do Grupo Parlamentar do Partido Socialista”, ao “aprovar o presente projeto de resolução de defesa dos direitos dos animais”, de forma a promover uma “mudança de mentalidades”, na nossa região sobre esta nobre causa.

Congratulamo-nos com esta postura de ética e responsabilidade do PS, partido dentro do qual também houve, nos últimos tempos, algumas mentalidades a mudar, tendo muito importante este posicionamento em prol do respeito pela vida e da boa imagem civilizacional da RAA e do “Povo Açoriano”.

Esta foi uma vitória para os animais domésticos, mas outras lutas deverão continuar a ser travadas e mentalidades a ser mudadas, para se continuar aprogredir com saltos civilizacionais, abolindo, progressivamente, outras práticas que causam sofrimento aos animais e dão uma má imagem externa do arquipélago, que se quiser afirmar-se verdadeiramente como “Região Ecológica”, deverá conservar a Natureza e respeitar  os animais de forma lata  sem especismos.

“A grandeza de uma terra e o grau civilizacional do seu povo podem ser avaliados pela forma como cuida  se relaciona com os seus animais”. (M.Gandhi)

Um reconhecimento especial ao BE pela propositura do Projeto, com um excelente discurso de apresentação da Deputada Zuraida Soares, e vivo agradecimento a todos os partidos e deputados que votaram a favor do mesmo, a bem dos animais, das pessoas e dos Açores.

Recorde-se que o projeto do BE, foi aprovado com o voto favorável de toda a bancada parlamentar do Partido Socialista e das representações parlamentares do BE e do PCP. Votaram contra os 17 deputados do PSD e a representação parlamentar do PPM. O CDS/PP absteve-se.

* Conheça o Parecer do CADEP-CN de Sta Maria ao projeto aprovado na ALRA em:  http://base.alra.pt:82/iniciativas/p_social/ps1358.pdf

José Melo - CADEP-CN

*Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria

Fontes Consultadas: ALRA e Azores digital

 

Sem comentários: