Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


11 de janeiro de 2014

ALOJAMENTOS VERDES DOS AÇORES – GALARDÃO “MIOSÓTIS AZORES”

O Galardão Ambiental “Miosótis Azores”  abrange cerca de 50 unidades, em todas as ilhas, mais 18 unidades turísticas do que no ano anterior.
 -
O governo dos Açores distinguiu este ano 50 unidades turísticas com o galardão “Alojamentos Verdes – Miosótis Azores”, criado para incentivar a implementação de boas práticas ambientais, passando a abranger, pela primeira vez, todas as ilhas do arquipélago, incluindo Santa Maria com a "Casa de Almagreira" e a "Casa do Norte".

Para o biénio 2014-2015 candidataram-se mais 18 empresários a este galardão que é destinado a estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos turísticos, apartamentos turísticos, conjuntos turísticos e empreendimentos de turismo de habitação ou de turismo em espaço rural regionais, diz uma informação do governo dos Açores.

Os galardões foram entregues pelos secretários regionais do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, e dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros numa cerimónia realizada no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, em São Miguel.

"Casa do Norte"- um dos alojamentos turísticos galardoados
Vítor Fraga salientou na ocasião que os prémios "que são um justo reconhecimento pelo esforço desenvolvido no que a boas práticas ambientais diz respeito, não devem ser encarados como um fim, mas sim como o meio para nos tornarmos cada vez mais exigentes, qualificados e competitivos no mundo” e anunciou que, no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio, irá desenvolver um novo sistema de incentivos, “com o objetivo de promover uma permanente adequação da oferta hoteleira à matriz do Destino Açores”.

“Ao promover a requalificação das unidades hoteleiras açorianas, este novo sistema de incentivos potenciará o desenvolvimento da oferta, tentando ir ao encontro dos vectores que definem a matriz do destino, acrescentando valor e adaptando-a à evolução das tendências da procura, contribuindo assim para a sua permanente sustentabilidade”, disse o titular da pasta do Turismo, citado na nota.

Por sua vez, o Secretário Regional dos Recursos Naturais disse que irá manter “o investimento necessário ao desenvolvimento de uma Economia Verde”, sem “descurar a formação e a aposta estratégica na educação e sensibilização ambiental”.

Luís Neto Viveiros anunciou ainda que os conteúdos multimédia disponibilizados pelo projecto “Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores” (SIARAM) forma actualizados e enriquecidos e que a Secretaria Regional dos Recursos Naturais "passa a disponibilizar um novo portal de monitorização ambiental, designado por “AzMoniAmb”, disponível em http://sig.srrn.azores.gov.pt/azmoniamb.



In: Presstur online-10-01-2014 (14h08)

 http://www.presstur.com/site/news.asp?news=45672

Sem comentários: