Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


8 de fevereiro de 2014

RECUPERAÇÃO DE LOIÇA DA OLARIA MARIENSE E A FIGURA DO “FURA-PENICOS”

RECORDANDO O MESTRE JOSÉ TAVARES RESENDES E ALERTA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO DA OLARIA MARIENSE
 -
Mestre José Resendes (Fotolinda)
In: Memórias e Lembranças de Sta Maria
Não num passado muito longínquo, pois bem o lembro, ainda na minha infância, quando alguma peça utilitária da olaria mariense era quebrada,  a mesma era recuperada, se tal fosse possível. 
-
Depois dos acidentes muito lamentados pelas famílias, para se evitar a compra de outra peça nova, pois o dinheiro era muito escasso, a esperança estava no recuperador de loiça, que logo era chamado para o “socorro”. 

Um desses recuperadores de loiça mais conhecidos, e ainda presente na memória coletiva recente de muitos marienses, era o Senhor José Tavares Resendes, conhecido pela alcunha de “Fura-penicos, que ainda o conheci bem, na minha infância e adolescência. Falecido em 1986, era uma figura muito popular, jovial e divertida que circulava em Vila do Porto, S.Pedro e Almagreira à cata de “loiça partida”, fazendo-se anunciar com um apito, como se as suas gargalhadas bem dispostas e voz forte, que se ouviam ao longe, não bastassem.
 -

"Gatos" colocados pelo Mestre José Resendes
Quando solicitado par algum serviço, parava a sua bicicleta transformada em oficina-ambulante;  avaliava a peça partida; juntava os cacos partidos como se de um puzzle se tratasse, e ligava-as com os milagrosos “gatos”, evitando assim que a família fosse à olaria, nos próximos tempos, para substituir a peça. 
-
Quando o canado, o alguidar, o talhão, a salga, ou outro qualquer utensílio fora só rachado, o serviço era mais facilitado, mas quando se partia em cacos, a tarefa era bem mais complicada, exigindo grande mestria para salvá-la. 
Talhão de Sta Maria recuperado
-
No processo de ligação dos cacos, mestre José Resendes, abria um furo nas extremidades de cada um deles, com recurso ao seu “pião furador”, que era movido por um curioso sistema mecânico de cordel, que lhe imprimia um movimento rotativo de retorno, ora para a direita, ora para a esquerda. Abertos os furos, enfiava neles com pressão e mestria as pontas pontiagudas de uma peça de metal, em forma de “U”, (conhecida por “gato”), fazendo assim o ajuste dos cacos um ao outro. 
-
Ironicamente, o Mestre José Tavares Resendes o que menos recuperava eram penicos, pois, a colocação dos “gatos” não impedia cabalmente a saída de líquido pelas rachadelas do barro, daí serem praticamente todos substituídos por peças novas quando se quebravam. No entanto, quiseram os marienses que ficasse perpetuado com a alcunha de “Fura-penicos”, na memória coletiva ligado à olaria mariense, nome que não repudiava, em virtude do seu bom humor. 
-
"Canado" recuperado pelo Mestre José Resendes
Aqui fica a minha homenagem e gratidão a esta histórica figura popular de Sta Maria, que algumas vezes me deixou dar voltas ao seu “pião” (quão apetecido que era aquele brinquedo), e me ofereceu uma réplica rudimentar feita pelas suas mãos, que contribuiu para as delícias da minha infância.  
-
O “pião-furador” do Mestre Resendes, que para ele era uma preciosidade, pela associação que tem à olaria mariense, deveria ser presença no nosso museu de ilha. 

Que saibam preservar/recuperar as entidades da nossa terra, os marcos históricos da Olaria (oficina tradicional de oleiro, fornos de loiça/telha, ferramentas/utensílios), e se avance para a concretização da “Rota do Barro de Sta Maria”, que o CADEP-CN, há muito tem defendido. 
-
"Povo que despreza os marcos da sua história e não honra e respeita a sua memória coletiva, está condenado a perder a sua alma e identidade, não sendo mais do que uma cópia, no futuro”.  (J.Melo) 
.
* José Andrade Melo
  CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-cultural e Natural de Sta Maria)

Sem comentários: