Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


18 de abril de 2014

A SOLUÇÃO ESTÁ NA ESTERILIZAÇÃO

A IRRESPONSABILIDADE CONTINUA EM SANTA MARIA EM RELAÇÃO AOS ANIMAIS
-
NOS ÚLTIMOS DIAS, VÁRIAS CRIAS DE ANIMAIS TEM SIDO DESPEJADAS NO CAMAC, O QUE É INACEITÁVEL.
-
A esterilização/castração é a forma mais eficaz, ética e civilizada de contribuir para minimizar o sofrimento dos animais de companhia, aquando de gravidezes indesejadas, sendo depois as crias criminalmente mortas, maltratadas ou despejadas irresponsavelmente nos canis, como tem acontecido no CAMAC de Vila do Porto.

Recordo que ninguém é obrigado a ter um animal, e caso opte por ter uma cadelinha ou gatinha, e se não tiver disposto(a) a arcar com a responsabilidade das suas crias, terá que ser responsável e fazer a esterilização das mesmas, junto dos veterinários.

 A maior parte do sofrimento dos animais de companhia é, de longe, resultado da sua superpopulação, daí a obrigação cívica e dever de cidadania dos marienses proceder à esterilização/castração dos seus animais.

O CADEP-CN tem defendido junto da Câmara Municipal e da Autoridade Veterinária Regional, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, a promoção de uma campanha de esterilização/castração em Sta Maria, a preços proporcionais aos rendimentos das famílias. Vamos continuar a insistir nessa matéria já no próximo mês, em reunião com o Senhor Secretário Neto Viveiros, contando levar alguns elementos da Bolsa de Voluntariado de Vila do Porto.

 Combater a triste e cruel realidade dos abandonos e das e entregas injustificadas e, bastas vezes, irresponsáveis de animais no CAMAC está nas mãos das entidades, mas fundamentalmente dos marienses, começando por evitar  que os nossos animais de companhia se reproduzam em demasia,  e sensibilizando/educando a comunidade para a importância fulcral da esterilização.

 As vantagens da esterilização não está só no combate ao trágico sofrimento associado à superpopulação de cães e gatos, como tendo efeito multiplicador também na saúde dos animais, ao prevenir cancros e  aumentar a sua esperança, com o acrescento de eliminar os comportamentos incomodativos associados ao cio nas fêmeas e à marcação de território nos machos.

Terminamos com o vincado aviso aos marienses de que o CAMAC não é um serviço público de descarte nem de entrega de animais, por razões infundadas como, vergonhosamente”, tem vindo a acontecer, mas tão só, um centro de recolha/acolhimento de animais em casos humanos extremos, tais como: falecimento de pessoas que viviam sós, perdas comprovadas de emprego e de compulsividade resultantes da aplicação da lei.

Sem comentários: