Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


20 de maio de 2014

CONVITE: NOVO PP “STO ESPÍRITO-ROCHA ALTA-PIEDADE”

“Um misto se serra e de mar, que vos vai deslumbrar! 
 -
“Venha descobrir Santa Maria por dentro, por trilhos onde nunca esteve e fruir as suas riquezas e belezas patrimoniais e ambientais.” 

Numa organização conjunta do NPA do Gonçalo Velho, o CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria, vai ter lugar no dia 18 de maio (domingo), a 8ª atividade da II Temporada do Projeto: ”Pedestrianismo e Ambiente de Mãos Dadas”, em Santa Maria, na qual se vai percorrer e interpretar o novo P.Pedestre na freguesia de Sto Espírito.  

Sendo a Junta de Freguesia nossa parceira desta atividade, o seu presidente Aldeberto Chaves também vai ser guia nessa aventura por caminhos antigos, que foram limpos para o efeito e que para a maioria dos pesdestrianistas serão  totalmente desconhecidos. 

Esta atividade será inserida no Programa Ecofreguesias, do qual Sto Espírito faz parte, sendo os participantes convidados a participarem numa atividade de educação ambiental, durante o percurso. 

As centralidades (pontos de interesse) do patromónio cultural e natural, constante deste novo Percurso Pedestre, são riquíssimas e muito variadas, destacando-se a Igreja da Sra Purificação, casas rurais, ribeiras, Ermida da Boa Morte, Rocha Alta, flora, fauna, paisagens de serra e de mar, vigia da baleia do Pico dos Manaias, geomorfologia: Ribeira do Maloás, Barreiro da Piedade. 

A nível paisagístico, ainda se acrescenta a a excelente panorâmica sobre o lugar do Sul (a descida será opcional) e a vista da Jazida da Pedra-que-pica, a partir do cimo da encosta que lhe fica sobranceira. 

 Informações do novo P.Pedestre:
 
Conceção: J. Freguesia de Sto Espírito em perceria com o CADEP-CN
Distância: 12,5 km, aproximadamente
Duração: 4h, aproximadamente
Relevo: Predominantemente plano, com ondulações suaves e alguns declives acentuados.
Áreas especiais: Geossítios da Ribeira do Maloás e do Barreiro da Piedade 

Esta atividade pedestrianista de fruição patrimonial e promoção da saúde está inserida na Campanha Bandeira Azul da Europa, para as zonas balneares de Sta Maria, à ligação parceira do CADEP-CN com o Parque Natural de Ilha, na categoria “Basalto” e, ainda, ao Projeto de Saúde Escolar e Comunitária. 

* José Melo
  Coordenador do Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente do Gonçalo Velho
  CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria

Sem comentários: